
O Espírito Santo alcançou o melhor resultado de sua história no Coffee of the Year 2025, a mais importante premiação de cafés do Brasil, realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. O estado foi destaque absoluto nas duas categorias da competição, arábica e conilon, consolidando-se como referência nacional tanto em volume quanto em qualidade das duas espécies.
Na categoria arábica, oito dos dez melhores cafés do país são capixabas, incluindo o vice-campeão, cuja fazenda foi recentemente visitada pela equipe de reportagem. Já na categoria conilon, três dos cinco primeiros colocados são do Espírito Santo, entre eles o campeão nacional na variedade, de Santa Teresa. No total, somando as duas categorias, 11 das 15 primeiras premiações foram conquistadas por produtores capixabas, um feito histórico para a cafeicultura estadual.
Entre os destaques arábica estão Roberta Queiroz (4º lugar – Sítio Café da Ester, Iúna), Afonso Lacerda (5º lugar – Onofre Cafés Especiais, Dores do Rio Preto), Deneval Miranda Vieira Júnior (6º lugar – Sítio Cordilheiras, Iúna), Francisco Faleiro (7º lugar – Fazenda Pico da Bandeira, Ibitirama), Bianca Gomes Fernandes (8º lugar – Refúgio do Ninho, Domingos Martins) e Ademir Lacerda (9º lugar – Sítio Forquilha do Rio, Dores do Rio Preto).
Na categoria conilon, a campeã foi Carolinna Bridi Gomes, da Fazenda São Bento, da cidade de Santa Teresa — eleita a melhor do país na variedade. O estado ainda garantiu o 3º e o 4º lugares, com Luiz Carlos da Silva Gomes (Fazenda São Bento, Santa Teresa) e Juliana Monteiro Furie Quadra (Fazenda Água Limpa, Alegre).
O resultado expressivo foi comemorado por lideranças do setor. O secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, ressaltou que o desempenho reflete a evolução contínua da qualidade dos cafés produzidos no estado e o trabalho conjunto entre instituições públicas e privadas.
Mais uma conquista histórica da evolução da qualidade dos cafés do Espírito Santo. O Espírito Santo é o único estado do Brasil que produz em quantidade e com qualidade as duas espécies comercializadas no Brasil e no mundo: o conilon, nas regiões mais quentes, e o arábica, nas montanhas. Tivemos cinco dos dez melhores arábicas do país e três entre os cinco melhores conilons, inclusive o campeão. Esse é um trabalho de parceria com o governo do estado, o Sebrae, as cooperativas e todo o sistema de apoio à agricultura. Isso nos motiva a continuar levando renda e desenvolvimento para as famílias de cafeicultores capixabas.
Enio Bergoli, secretário de agricultura do Espírito Santo.
A gestora de cafés do Sebrae/ES, Jhenifer Soares, destacou a força do trabalho técnico e de assistência que vem sendo feito no estado. “De 15 premiações, 11 são do Espírito Santo. Isso só comprova o trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso estado. Ocupamos oito posições entre os dez melhores cafés arábicas e, mais uma vez, o primeiro lugar no conilon. Estamos muito felizes com esse resultado”, diz.
A campeã da categoria conilon também falou sobre o reconhecimento. Carolinna Bridi lembrou o esforço de gerações na Fazenda São Bento: “É muito gratificante poder ter um trabalho reconhecido, um trabalho de várias gerações. Começou com meu avô, depois com meu pai e agora com os netos. Acho muito importante esse reconhecimento.”
O Coffee of the Year é promovido pela Semana Internacional do Café e tem como objetivo reconhecer os melhores cafés do Brasil, valorizando produtores que se dedicam à excelência e à valorização do terroir nacional.
Confira o resultado do Coffee of the Year 2025
Categoria Arábica
1º lugar – Guilherme Abreu Vieira – Sítio Família Protazio – Caparaó – Espera Feliz – MG
2º lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – IG Arábica do Caparaó – Iúna – ES
3º lugar – Juliana Aparecida Alvares de Campos – Sítio Nossa Senhora Aparecida – Região Vulcânica – Caconde – SP
4º lugar – Roberta Queiroz – Sítio Café da Ester – Caparaó – Iúna – ES
5º lugar – Afonso Lacerda – Onofre Cafés Especiais – Caparaó – Dores do Rio Preto – ES
6º lugar – Deneval Miranda Vieira Júnior – Sítio Cordilheiras – Caparaó – Iúna – ES
7º lugar – Francisco Faleiro – Fazenda Pico da Bandeira – Caparaó – Ibitirama – ES
8º lugar – Bianca Gomes Fernandes – Refúgio do Ninho – Montanhas do Espírito Santo – Domingos Martins – ES
9º lugar – Ademir Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Caparaó – Dores do Rio Preto – ES
10º lugar – Cedro Fornari – Sítio Refúgio do Cedro – Caparaó – Iúna – ES
Categoria Conilon (Canéfora)
1º lugar – Carolinna Bridi Gomes – Fazenda São Bento – Montanhas do Espírito Santo – Santa Teresa – ES (melhor Conilon do Brasil)
2º lugar – Angelica Alexandrino Nicola – Sítio São Sebastião – Café Sauá – Matas de Rondônia – Seringueiras – RO
3º lugar – Luiz Carlos da Silva Gomes – Fazenda São Bento – Montanhas do Espírito Santo – Santa Teresa – ES
4º lugar – Juliana Monteiro Furie Quadra – Fazenda Água Limpa – Conilon do Espírito Santo – Alegre – ES
5º lugar – Flávia Aparecida Lopes Silva – Sítio Recanto da Mata – Serras do Leste Mineiro – Santa Rita do Ituêto – MG