Casos de intolerância religiosa podem ser denunciados

redecapixdirhumanosA Rede Capixaba de Direitos Humanos realiza o registro de denúncias de casos de intolerância religiosa por meio do site www.rcdh.ufes.br. O caso ocorre quando uma pessoa ou um grupo sofre discriminação ou qualquer tipo de violação de seus direitos devido as suas crenças ou práticas religiosas ou por não tê-las. 

Em operação desde abril, o site da Rede foi criado pela Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH-ES). A intolerância pode ser exercida por pessoas sem religião contra membros de qualquer religião, exercida por membros de qualquer religião contra membros de qualquer outra religião, e também contra pessoas sem religião.

No ato da denúncia não é necessário a identificação do nome ou endereço. O tipo de encaminhamento dado depende da demanda, que pode ser enviada ao Ministério Público, à SEADH-ES, entre outros órgãos. As denúncias também podem ser feitas por meio do disque 100.

Intervalo Nobre na hora do almoço

Que tal aproveitar o horário do almoço para participar de um espaço democrático e interativo de discussão sobre relogiotemas da atualidade sob a ótica espírita? Essa é a proposta do Projeto Intervalo Nobre, que é realizado toda quarta-feira entre 12h30 e 13h, no Centro Espírita Henrique José de Mello, em Vitória.

O projeto começou a ser realizado no último dia 16. Ao final do encontro a equipe realiza atividades de relaxamento e harmonização. A instituição fica na Rua 7 de setembro, 67, Centro. Informações: 3223-4209.

E por falar na temática espírita, na próxima sexta-feira (25) será realizada a aula inaugural do Curso Psicologia Espírita Joana de Ângelis na Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas. O encontro começará às 14 horas e será ministrado todas as sextas-feiras pelo psicanalista e escritor Aloísio Silva. As vagas são limitadas e o curso é gratuito. Informações: 3261-7039.

Batistas são os campeões do Torneio de Futsal

A Igreja Batista em Coqueiral, Aracruz, foi a vencedora do Torneio de Futsal Master organizado pelo informativo Infogospel desde o mês passado. Pelo placar de 7×3, o time venceu os adversários de Barra do Riacho. A Igreja Presbiteriana em Coqueiral ficou com a terceira colocação, com o placar de 5×4 contra a Igreja Batista Betel em Praia dos Padres. Um grande público compareceu à final realizada no Zincão, orla de Aracruz, no último dia 21.

duplaDupla Boas Novas se apresentará em Alecrim

Nos dias 25, 26 e 27 de julho a Primeira Igreja Batista em Alecrim, Vila Velha, vai comemorar seu sexto ano de fundação e a reforma do templo com a participação especial da dupla Boas Novas, composta dos amigos Pr. Edmundo Campos Braga e o evangelista Paulo Luppi (foto).

No repertório, muita música de adoração a Deus com os instrumentos acordeon e violão. A programação começará sempre a partir das 19h30. O pastor José Renato, líder da PIB Alecrim, convida a todos para a celebração.

Já reparou? Dez Mandamentos no Centro de Vitória

Com a correria do dia a dia, um monumento que registra os Dez Mandamentos pode passar despercebido por quem 10 mandamentostransita pelo Centro de Vitória. Mas ele está lá, há décadas, na Praça Presidente Getúlio Vargas – são dois painéis em mármore branco, com placas de bronze.

Os Dez Mandamentos são um conjunto de leis que, segundo a Bíblia, foram escritas por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés. O relato está em Êxodo 34:1 e em Deuteronômio 5:6-21.

Fez algum registro que expresse a fé do povo capixaba? Mande para nós! Estamos esperando!

Pra pensar

“A violência só derrotará a violência quando alguém me mostrar que a escuridão ilumina a escuridão” Mahatma Gandhi

* Fotos: divulgação, cedida pela fonte

2 Respostas para “Casos de intolerância religiosa podem ser denunciados

  1. Qualquer iniciativa de combate a intolerância religiosa é bem vinda não só pela finalidade de punir eventuais desvios de comportamento mas pelo caráter educativo também. As pessoas precisam entender que viver sob regime democrático não é o mesmo que dar uma licença para fazer tudo, qualquer coisa, a qualquer tempo e qualquer pessoa ou grupo. O direito de um termina quando começa o direito do outro.

  2. Qualquer iniciativa de combate a intolerância religiosa é bem vinda não só pela finalidade de punir eventuais desvios de comportamento mas pelo caráter educativo também. As pessoas precisam entender que viver sob regime democrático não é o mesmo que dar uma licença para fazer tudo, qualquer coisa, a qualquer pessoa ou grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *