Gente de Atitude: Desbravadores promovem ações sociais em prol da comunidade

desbra1Eles vibram com atividades ao ar livre e não temem caminhadas, escaladas e explorações em matas e cavernas, cozinham ao ar livre e praticam artes manuais, participam de projetos no combate ao álcool, fumo e drogas, além de colaborarem com projetos sociais.

É o Clube de Desbravadores – formado por meninas e meninos com idade entre 10 e 15 anos, de diferentes religiões. A iniciativa é da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde 1950, que instituiu o dia 20 de setembro como o Dia Mundial do Desbravador.

De acordo com um levantamento feito pela Divisão Sul Americana Adventista, em 2013, hoje existem mais de 1,5 milhão de desbravadores no mundo e, só no Brasil, são mais de 157 mil. Entre os ideais do clube, está a lei do Desbravador, que é um compromisso da criança em, por exemplo, cuidar do corpo, ser cordial e obediente, manter a consciência limpa e cumprir fielmente suas obrigações.

“ Acho essencial que meu filho participe do clube. Ele poderia estar fazendo outras coisas na rua, principalmente na hora das reuniões e eventos. Mas, fico tranquilo, pois eles estão num ambiente saudável, aprendendo coisas sobre a natureza e ajudando outras pessoas com ações sociais”, revela o empresário Ângelo Moreira da Silva Júnior, pai do desbravador Guilherme Mancini de Araújo, de 10 anos.

Ações sociaisdesbra2

Existem vários projetos sociais realizados pelo clube. Em Aracruz, por exemplo, o clube de desbravadores realiza projeto social com a tribo indígena da região, além de apoiar a comunidade em vários projetos em prol da criança e idoso. A doação de sangue também é uma das ações de mobilização do clube.

Este mês, vários desbravadores já se mobilizam para arrecadar alimentos para o Mutirão de Natal, que ajuda famílias carentes com donativos.

Em 2013, o clube participou efetivamente na ajuda às vítimas das chuvas que cairiam sobre o Espírito Santo. Desbravadores e aventureiros apoiaram na mobilização das pessoas, além de recolhimento, recebimento e transporte de doações.

Batistas realizam a Semana de Clamor pelo Brasilesse

Os Batistas Brasileiros estão realizando uma mobilização chamada Semana de Clamor pelo Brasil. De acordo com o Pr. Fabrício Freitas, da gerência Executiva de Evangelismo/Junta de Missoes Nacionais, a iniciativa é para promover a consciência cívica e social dos cidadãos. “Todos nós queremos um Brasil transformado pelo poder do Evangelho, livre das injustiças, dos problemas sociais e usufruindo da verdadeira liberdade que só há em Cristo. Como povo de Deus, precisamos agir em favor do nosso povo. Visando mobilizar o povo batista a orar pela nação, reunindo pastores e líderes nesta causa”.

A semana será de 28 de setembro a 5 de outubro de 2014 e tem como alvo a participação de 6 mil igrejas e congregações, formando um total de 100 mil intercessores em todo o país. Todas as igrejas estão convidadas para aderirem à campanha.

Programação:

28/09 – Lançamento com 12 horas de Jejum e Oração
Cada igreja organizará um Relógio de Oração durante 12 horas, começando às 9h e terminando às 21h do dia 28 de setembro, domingo. Cada membro da igreja se comprometerá a orar pelo Brasil em um ou mais intervalos de 10 minutos, formando uma corrente de 12 horas ininterruptas de oração. Cada membro estabelecerá o seu próprio tempo e modo de jejum.

29/09 a 04/10 – Semana de Oração – Pequenos Grupos
De segunda-feira (30/09) a sábado (04/10), as igrejas devem se reunir para orar em seis oportunidades durante a semana, seja no templo ou nas casas. A igreja pode agendar reuniões específicas para essa finalidade ou aproveitar os programas que já acontecem regularmente durante a semana, como culto de oração, encontros de Pequenos Grupos Multiplicadores, reuniões de ministérios e departamentos. Essas reuniões de oração também podem ser realizadas pelas próprias famílias, no culto de oração doméstico, em pequenos grupos de até 15 pessoas.

02/10 – Líderes em Oração (5ª feira)
Incentivar os pastores e líderes das cidades a se reunirem no dia 2 de outubro, quinta-feira, para orar em favor da nossa pátria. Cada região do Brasil deve ter pastores e líderes reunidos, clamando pela transformação do Brasil e pela unidade do Povo de Deus.

03/10 – Vigília de Oração pelo Brasil (6ª Feira)
Na sexta-feira dia (03/10), fazer uma vigília de oração em favor da nossa nação. Será um tempo precioso para intercedermos pelos desafios missionários do Brasil. Também será um tempo precioso de oração em prol do futuro do Brasil.

05/10 – Culto de Encerramento – Clamor pelo Brasil (domingo)
No dia 5 de outubro, domingo, as igrejas usarão a temática do Clamor pelo Brasil em suas celebrações, encerrando, assim, a Campanha.

Minuto de Oração – Todos os dias: no site www.missoesnacionais.com.br há uma lista de motivos de oração pelo Brasil. Informações: https://www.campanhamultiplique.com/#!clamor-pela-nao/c1xgy

Pra pensar

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill

* Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *