Artigo | Conquistar, envolver, engajar. Do seu jeito

* Por Claudio Barres | Diretor comercial de Rede da Record TV

O mercado de vídeo se transformou nos últimos anos, e cada vez mais discutem-se formas mais eficientes de se comunicar por meio das milhares de telas à disposição do consumidor no dia a dia. Novos players, novas métricas, novas formas de comunicação, falada, dançada, memetizada, no celular, no streaming, in home, out of home, conectada, embarcada, engajada, influencerzada e por aí vai.

Nesse novo cenário, o poder do vídeo continua imenso. São 5 horas e 17 minutos vistos em média por dia, e o consumo de TV linear representou, em 2022, 79% do share de audiência domiciliar, sendo a grande tela a principal protagonista, já que 90% do tempo consumido em vídeo são via TV / CTVs, de acordo com estudo da Kantar Ibope Media.

Num país com as dimensões do Brasil e com os problemas estruturais que temos, esses números se tornam ainda mais relevantes.

E a Record TV tem um jeito próprio de ver o Brasil e faz uma televisão do seu jeito, muito mais próximo de cada pessoa, levando ao país a pluralidade da nossa programação, com conteúdos que têm o jeito de cada brasileiro. Um jornalismo que conecta, novelas que envolvem e comovem, entretenimento para todos os gostos, realities que geram conversas no dia a dia, futebol que faz o coração bater mais forte. Junta-se a isso a força dos nossos programas e eventos locais, que têm o jeito e o sotaque de cada um.

Basta viajar pelo Brasil para entendermos a importância desses números e dessa programação e a força dos programas locais, que continuam se destacando e participando cada vez mais da vida das pessoas.

A Record TV é a emissora que mais horas dedica à programação local, em média de sete a 10 horas por dia, com mais de 300 programas locais e uma centena de eventos regionais que reforçam a importância da comunicação com cada cidade, cada comunidade, com o sotaque de cada brasileiro, por meio de uma comunicação particular, única, vivendo diariamente a vida de cada um e falando do jeito que cada um precisa e gosta.

A comunicação regional vem ganhando cada vez mais importância, já que temos vários “Brasís” dentro do Brasil, e as marcas precisam conversar com mais eficiência, proximidade e relevância. Falando do norte ao sul, da capital ao interior, criando conexões em cada conversa e valorizando o jeito de ser de todos. E como as empresas e marcas podem se beneficiar disso?

O sonho de toda marca é ter proximidade e intimidade com seus consumidores. Nosso povo é apaixonado pela cultura e especificidades das cidades onde moram. Ninguém representa melhor essa cultura que os comunicadores locais. Logo, quando as marcas nacionais precisam, num passe de mágica, entrar na casa e nos corações do brasileiro, poucas coisas são mais eficazes do que colocar seus nomes, produtos e valores na boca dos comunicadores / embaixadores locais.

É a voz dos nossos 272 apresentadores / comunicadores que aproxima as marcas do dia a dia das pessoas por meio da nossa multiplataforma, numa jornada transmídia em todas as nossas telas e que conquista, envolve e engaja.

Tudo isso torna ainda mais relevante a parceria entre a Rede Vitória, nossa afiliada no Espírito Santo, com a Kantar Ibope na realização de mais uma pesquisa Marcas Ícones, mostrando as maiores estrelas do mercado em diversas categorias. Um evento único, mobilizador e que mostra a força da comunicação local na valorização das marcas e das pessoas que estão por trás delas.

Aqui todos os jeitos se encontram.