Artigo de Claudio Barres, diretor comercial de Rede da Record TV

Memorável: que merece ser conservado na lembrança; que tem muita notoriedade, afamado, notável, célebre.

Quantas situações memoráveis a gente tem na nossa vida? A emoção do primeiro amor, do primeiro beijo, o nascimento de um filho, momentos marcantes com nossa família e amigos, aquele gol do título do nosso time de coração, aquela viagem inesquecível… São muitos, não?

Momentos memoráveis são aqueles que permanecem na nossa memória e que sempre voltam nos dando uma sensação de prazer, de bem-estar, de conforto, de alegria.

E qual a importância para uma marca ser memorável? Algumas declarações já foram publicadas aqui neste hotsite especial sobre o tema:

  • “Marcas memoráveis ficam guardadas na mente e no coração” (Leo Duarte)
  • “Marca memorável é marca única e poderosa” (Marcio Valeriano)
  • “Para marcas memoráveis, transformação é fundamental” (Samantha Valladão)

Uma marca memorável se constrói com relacionamento, confiança, experiência ao longo de anos, transformação.

O processo de fragmentação pelo qual a comunicação tem passado e alguns movimentos voltados unicamente para a geração de leads podem passar a falsa sensação de sucesso momentâneo para uma determinada marca. Porém, a longo prazo, podem colocá-la numa vala comum onde não existe diferenciação, onde não existe proximidade, onde não existe confiança, onde o consumidor vai consumir uma vez por impulso e no minuto seguinte a trocará por outra. Não se constrói uma marca memorável assim.

Por outro lado, a comunicação multiplataforma oferece às marcas todo um e

Cláudio Barres, diretor comercial de Rede da Record TV.

cossistema para que essa jornada seja construída respeitando o momento em que cada uma se encontra até que ela se torne uma marca única, memorável, reconhecida, respeitada e admirada.

O Grupo Record também passou por esse processo de transformação. Hoje, nossa audiência se transformou, passando de telespectadores para consumidores atuantes, independentemente de onde estejam, com mais poder de decisão, com mais voz e com mais demandas.

Para a marca ganhar sua confiança e ser respeitada, esse processo passa por um caminho construído no dia a dia, ao longo do tempo, e não apenas em buscas relâmpagos e ofertas instantâneas num ambiente onde muitas vezes temos a sensação de ser “terra de ninguém”.  Quando uma marca não tem a fidelidade e a confiança do consumidor, ela pode estar anunciando seu produto e vendendo o do concorrente.

A televisão, como a grande estrela desse processo multiplataforma, desse movimento de convergência, continua sendo formadora de relevância, engajamento e construção de marca, já que a grande maioria dos conteúdos da internet é pautada pela televisão.

A atuação multiplataforma do Grupo Record permite ao anunciante uma oportunidade única de atuar junto ao consumidor de acordo com cada momento de sua jornada diária. Por meio das nossas multitelas, TV, R7, canais de conteúdo, Acelere, Play Plus, mídias sociais dos programas / apresentadores, horas dedicadas a programas locais, falamos com o sotaque do Brasil para todos os brasileiros atuando nacionalmente e também regionalmente, respeitando a cultura, a diversidade de cada cidade, de cada município, de cada brasileiro.

São mais de 200 milhões de vozes, 72,5 milhões conectados (60% do tráfego da internet), 8,5 milhões no Play Plus, mais de 5 milhões nas redes sociais regionais recebendo entretenimento, informação relevante e verdadeira, alegria, descontração e se aproximando da comunicação dos nossos clientes em qualquer canto do país.

A pesquisa Marcas Ícones, realizada há 11 anos pelo Rede Vitoria de Comunicação em parceira com a Kantar Insights, reforça a importância da construção dessa relação de confiança entre consumidores e marcas, revelando a escolha do consumidor entre 75 categorias divididas em Alimentos e Bebidas, Artigos para Casa, Artigos Pessoais, Educação, Finanças, Construção, Lazer, Moda, Saúde dentre outras.

Nós, do Grupo Record, por meio da nossa afiliada TV Vitória, nos sentimos honrados em poder participar e contribuir para que nossos clientes tenham cada vez mais relevância e que sejam admirados e respeitados pelos consumidores.

Artigo de Claudio Barres, diretor comercial de Rede da Record TV.