Artigo | Um lugar para viver, trabalhar e investir

* Por Pedro Chieppe | Vice-presidente de negócios da Apex e presidente do Ibef-ES

Do mar às montanhas, o Espírito Santo coleciona oportunidades de negócio. Além de se destacar como um dos estados mais competitivos do Brasil, com uma cultura de responsabilidade fiscal, eficiência dos serviços públicos e estabilidade institucional, ele ainda é conhecido pela qualidade de vida e bem-estar usufruídos pela população.

Esse desenvolvimento passa por rodovias, ferrovias, aeroportos e por um dos maiores e mais diversificados complexos portuários do país: uma estrutura logística que garante ao estado posição de destaque no comércio internacional, sendo referência como vocação logística ao ser acessível por terra, ar e mar.

Temos uma economia estável, excelente clima, grandes indústrias e uma posição geoeconômica estratégica, próxima dos grandes centros consumidores do Brasil. Com gestão equilibrada e incentivos fiscais, oferecemos aos investidores e empreendedores um ambiente de negócios estável e seguro, com diversas oportunidades para projetos nacionais e internacionais.

Ambiente de negócios

O desenvolvimento regional do mercado de capitais é, sem dúvidas, o grande diferencial para que o cenário capixaba siga sendo um bom ambiente de negócio para investidores e empreendedores. O estado tem, cada vez mais, se destacado, mas é necessário que sigamos na constante pela melhoria da competitividade.

É nisso que acreditamos. O Ibef, como uma ponte que interliga o desenvolvimento do estado à economia regional, trabalha na busca de soluções para os desafios que o ambiente de negócios apresenta. Por meio de debates, fóruns e eventos, buscamos criar discussões relevantes sobre questões como políticas públicas, regulamentação, investimentos e empreendedorismo, levando em consideração os diferentes setores da economia capixaba.

Gosto de dizer que o instituto é um agente transformador no ecossistema empresarial, porque nossos associados compartilham experiências e conhecimentos que contribuem para a disseminação de boas práticas financeiras e corporativas. Tudo isso porque visamos à construção de um melhor ambiente empresarial capixaba – e queremos participar ativamente disso.

Os avanços que temos conquistado são resultado de visões estratégicas pública e privada que, somadas, se sobrepõem aos interesses setoriais. Acredito que ainda há um cenário repleto de novas possibilidades para construirmos o futuro, afinal, temos um estado rico em perspectivas para valorizar e redescobrir. Este é só o começo de um ambiente de constante evolução que estamos desenvolvendo.