Cafuso: de capixaba para capixaba

Marca da empresa Realcafé, do Grupo Tristão, o Cafuso está com um portfólio diferenciado. Agora, além do café tradicional, também há a linha extraforte, um café solúvel extraforte, e dois novos filtros para café, um de papel e outro sustentável de polipropileno, que pode ser usado até cinco vezes.

O Grupo Tristão está fazendo três investimentos importantes no ano de 2022. O primeiro é na parte elétrica da indústria, com a mudança da captação de energia para fios de alta tensão. O segundo investimento vai chamar a atenção não apenas dos funcionários, mas também de quem passar pela Rodovia Mário Covas, às margens da sede da empresa, em Marcílio de Noronha, Viana/ES. De maneira ousada e robusta, o grupo está instalando três silos de café verde para a Realcafé, uma das alternativas mais viáveis para o armazenamento de grãos.

Sérgio Tristão, presidente do Grupo Tristão, recebendo o troféu de Marcas Ícones com Bruno Giestas, diretor comercial do grupo.

E para reforçar o compromisso com o meio ambiente, o Grupo Tristão fez uma aquisição e tanto. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia para o tratamento de água chamado Osmose Reversa. Com esse equipamento, a Tristão consegue não apenas melhorar a água que capta do Rio Formate, mas fazer uma reciclagem dela dentro do seu sistema. É um investimento que gera menos efluentes e melhora ainda mais a qualidade da água dispensada no rio.

Saiba mais sobre uma das empresas mais lembradas no segmento Café, da pesquisa Marcas Ícones, nesta entrevista com o diretor comercial do Grupo Tristão, Bruno Giestas.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Realcafé é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

A Realcafé é um patrimônio dos capixabas. Uma marca que chega na mesa da nossa gente há 50 anos, por isso, manter a nossa tradição de qualidade é fundamental. Acreditamos e valorizamos nossos colaboradores desde a produção do café, passando pela venda até o pós-venda.  Somos a primeira empresa a receber o selo de “100% capixaba”, do Câmara de Alimentos e Bebidas do Espírito Santo, e, além disso, apoiamos os artistas e atletas da nossa terra.

Apoiamos crianças e adolescentes, atuamos na ressocialização de presos em regime semiaberto, incentivamos o trabalho voluntário que envolve a comunidade. Nosso lema diário é transformar agora a vida da comunidade que se envolve com nossa empresa.

“Acreditamos que transformamos o agora quando mudamos a vida da comunidade no nosso entorno e oferecemos qualidade nos nossos produtos. Valorizamos os pilares ambientais, sociais e governança para fazer da Tristão uma empresa conectada com o futuro e que mantém a tradição de levar o melhor café para os capixabas.”

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Ser lembrado pelos capixabas é, para nós, motivo de muito orgulho e enche de motivação nossos funcionários, desde a produção até a venda. A história do Cafuso se entrelaça com a história do nosso estado e da nossa gente. Temos orgulho de ser da terra, e ter esse reconhecimento vindo diretamente do nosso povo é a certeza de que estamos no caminho certo. O Cafuso é, sem dúvidas, um patrimônio do Espírito Santo.

 

Por que a empresa foi uma das mais lembradas em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Temos um lema na Real Café que é: “De capixaba para capixaba”. Somos mais do que café, somos uma história e um compromisso com nosso povo, que começa em 1935 e segue até hoje. Produzimos e entregamos o Cafuso para a mesa das famílias do Espírito Santo com os mesmos cuidados e certificações que empregamos em toda nossa linha de exportação.

Além disso, vale ressaltar a quantidade de projetos sociais importantes em que estamos incluídos em todo o Espírito Santo. Projetos na área de esporte, cultura, inovação, tecnologia e educação. Tudo isso faz da Realcafé uma marca reconhecida e lembrada pelos capixabas.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

O método de avaliação ESG chegou para ficar. Não há mais nenhum resultado empresarial que seja medido somente pelo resultado financeiro. Uma empresa tem obrigações ambientais, sociais e de governança que precisam ser demonstradas para que os resultados apareçam.

Na Realcafé começamos esse processo com nossos funcionários. Nossos mais de 400 colaboradores têm acesso a programas de desenvolvimento profissional e pessoal, além de melhoria de qualidade de vida.

Sérgio Tristão, presidente do Grupo Tristão, recebendo o troféu de Marcas Ícones.

A interação com a comunidade também é constantemente estimulada. Apoiamos projetos sociais, esportivos e culturais. Temos muito para contribuir e dividir com nossa comunidade, entre doações e ações de inclusão social e lazer. Nós miramos sempre nas instituições que cuidam de crianças e adolescentes em situações vulneráveis.

No pilar ambiental, prezamos que o consumo de utilidades, recursos naturais, fontes energéticas ou qualquer insumo de produção precisa ser conhecido e otimizado sempre. Afinal, eles são variáveis relevantes e impactantes no processo e no resultado. Afetam também os valores e a imagem da empresa no que tange os pilares socioambientais. Esse objetivo retrata a intenção da Realcafé em ter processos eficientes que potencializam os impactos socioambientais positivos e mitiga os negativos.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Nossa história preza por esses requisitos, ou seja, trabalhamos todos esses detalhes não de agora, mas desde a fundação do Grupo Tristão. Trabalhamos prezando a qualidade de vida, a segurança do trabalho, o investimento em inovação e a qualificação dos nossos funcionários. Em os nossos processos dentro da Tristão prezamos o bem-estar de colaboradores e dos nossos consumidores.

Acreditamos que a lembrança em Marcas Ícones é a certeza de que nossos consumidores percebem nossa dedicação em manter a qualidade e credibilidade dos nossos produtos.

 

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

Hoje a Realcafé é preocupada com todos os processos de sustentabilidade em sua produção. Utilizamos reúso de agua com captação própria e temos toda uma preocupação com as questões ambientas.

Criamos um ambiente de trabalho e bem-estar para os funcionários que nos coloca sempre nas melhores práticas com nossos colaboradores. Fomos eleita a quarta melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo pela pesquisa Great Place to Work, e temos uma meta: estar entre as 10 melhores do estado e se manter nessa categoria nos próximos anos. Para isso, o investimento sistemático em saúde e bem-estar no âmbito de trabalho continua como uma das prioridades no dia a dia da empresa.

Além disso, prezamos pela tradição e qualidade dos nossos produtos. Somos lembrados por sempre nos dedicar em levar o melhor para as capixabas.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Acreditamos que transformamos o agora quando mudamos a vida da comunidade no nosso entorno e oferecemos qualidade nos nossos produtos. Valorizamos os pilares ambientais, sociais e governança para fazer da Tristão uma empresa conectada com o futuro e que mantém a tradição de levar o melhor café para os capixabas.

HISTÓRIA DA CAFUSO NO MARCAS ÍCONES