Nacional Peças: crescimento com respeito e trabalho inclusivo

A história da Nacional Autopeças começou há um pouco mais de 50 anos, quando seu fundador, após ter seu caminhão tombado por um motorista em Cachoeiro de Itapemirim, perdeu todo o seu sustento.

A partir daí surgiu o convite de abrir uma loja de material elétrico em Vitória e, com uma Kombi, ele saía todo dia de Cachoeiro de Itapemirim para levar mercadoria para essa loja que funcionava na Curva do Saldanha. Depois, decidiu se mudar para a Avenida Vitória, onde buscou ampliar seu mix de produtos com a oferta de peças e acessórios automotivos. Assim nasceu a primeira Nacional Peças.

Hoje, são auto centers e autopeças instalados em Cariacica, Vitória, Serra e Vila Velha e também um atacado, que  atende todo Brasil, além de um e-commerce previsto para este ano ainda.

“Buscando alcançar ainda mais clientes com nossas lojas e nossos serviços, estamos com foco total na abertura da nossa mais nova unidade, em Jardim Camburi, que está para sair ainda em maio, e também no nosso e-commerce. Fora isso, estamos sempre criando eventos e promoções para nos aproximar do cliente e consolidar cada vez mais nossa marca. O Grupo Nacional tem como grande objetivo prestar um trabalho perfeito e agradar aos capixabas para, quem sabe, estar aqui novamente no ano que vem”, conta o diretor financeiro da empresa, Eric Perin da Cruz.

Saiba mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Autopeças da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.

O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Nacional Peças é uma estrela do mercado?

O Grupo Nacional Peças é considerado uma estrela do mercado porque tem se destacado ao longo destes 50 anos como uma das principais empresas do setor automotivo. Os agentes mais importantes do mercado citam que fomos um divisor de águas pela maneira como atuamos e porque insistentemente buscamos por melhorias contínuas. Hoje possuímos um amplo conhecimento do mercado e oferecemos uma ampla gama de produtos e serviços de alta qualidade. Além disso, investimos em tecnologia e inovação para nos mantermos atualizados, oferecendo o melhor para nossos clientes.

Qual é o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

É uma grande honra ser lembrada como a primeira opção do capixaba. Para nós, é um reconhecimento imensurável, que nos motiva a trabalhar cada dia mais e melhor, sempre buscando entregar um serviço de qualidade e principalmente confiança.

Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?

Podemos elencar qualidade, confiabilidade, excelência, transparência, tradição e inovação em todos os aspectos. Esses atributos fazem parte da nossa cultura organizacional e sempre buscamos que o nosso time reflita e propague essa cultura.

Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?

A busca sempre pela melhoria contínua talvez seja um importante fator, mas não é o único. Buscando sempre o melhor fornecedor, treinamento constante dos profissionais, parcerias com as melhores marcas, sempre queremos oferecer serviços e produtos de primeira linha. O reconhecimento é parte natural de um processo que busca sempre a excelência.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?

O Grupo Nacional Peças está posicionado e atuando com relação às exigências de sustentabilidade, diversidade, inclusão, propósito, inovação e criatividade. A empresa tem implementado práticas sustentáveis em suas operações, como a redução do uso de plástico em suas embalagens, a reciclagem de materiais, a usina fotovoltaica etc. Além disso, a empresa valoriza a diversidade e a inclusão em sua equipe, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. Quanto ao propósito, a Nacional Peças tem como objetivo oferecer produtos e serviços de alta qualidade e contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo. A empresa também tem investido em inovação e criatividade, buscando soluções cada vez mais eficientes e tecnológicas para atender às necessidades dos clientes.