Garoto: investimentos de R$ 430 milhões e conceito de indústria 4.0

Recentemente, a Garoto anunciou um investimento de R$ 430 milhões nas operações para 2023 e 2024, com foco na modernização e na ampliação da unidade de Vila Velha, além da instalação de linhas de produção para lançamentos em novas categorias de produtos.

“Os investimentos seguem o conceito de indústria 4.0, que garante maior eficiência e inteligência operacional. A Garoto segue se aprimorando e expandindo suas linhas de produção e portfólio, sempre preocupada em oferecer o melhor produto ao consumidor e atender tendências e transformações do mercado”, salienta o gerente de Marketing da Nestlé, Marcos Freitas.

A Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, com quase 1.500 colaboradores e um portfólio de mais de 80 produtos. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os tabletes familiares com a marca Garoto, os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor.

Saiba mais sobre a marca mais lembrada na categoria Chocolate da pesquisa Marcas Ícones 2023 na entrevista a seguir.

O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Garoto é uma estrela do mercado?

Criamos uma conexão e uma relação bem próxima com os consumidores que, consequentemente, lembram ainda mais de Garoto. Desde que foi fundada, a marca mantém uma história intrinsecamente relacionada com o Espírito Santo, fazendo parte do dia a dia do capixaba desde a sua criação. Localmente, temos o privilégio de fazer parte do cenário turístico capixaba, fazendo da fábrica o segundo maior ponto turístico do estado. Essas características, quando juntas, colaboram para que a marca seja lembrada pelos consumidores. Em outras palavras, o que torna Garoto uma estrela é o papel que exerce na sociedade e a forma com que oferece experiências para os consumidores. Além de entregar produtos de alta qualidade e saborosos, também geramos empregos, desenvolvimento e sustentabilidade para suas operações e para toda a comunidade local.

Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

É um reconhecimento importante e que representa toda a história de Chocolates Garoto, uma marca 100% brasileira e capixaba. Estamos há 94 anos em Vila Velha e temos o privilégio de dizer que fazemos parte da história do Espírito Santo e que temos uma relação verdadeiramente próxima de nossos consumidores. Ser considerada uma estrela de mercado é uma honra e muito gratificante e é resultado de todo o cuidado que temos em cada etapa da nossa cadeia e no nosso negócio e passa pelo relacionamento com os colaboradores, fornecedores, parceiros e, principalmente, os consumidores.

Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?

A Garoto é uma marca tradicional, com 94 anos de existência, e acredita no poder da inovação e de se reinventar a cada ano com um compromisso não apenas com as necessidades e nossos consumidores, rede de colaboradores, fornecedores e parceiros, mas também com o planeta. Autenticidade, transformação, inovação e credibilidade também são atributos presentes na essência do nosso negócio. O consumidor pode perceber cada um deles em nossos produtos, que são produzidos com a melhor qualidade e responsabilidade, em um trabalho que vai desde o campo até o dia a dia do consumidor.

A que se deve essa constância na lembrança do consumidor?

Como uma das marcas referências no mercado local, a Garoto está sempre atenta ao que os consumidores têm a falar sobre produtos, iniciativas e tendências. Por isso, nos dedicamos a manter um relacionamento muito próximo com a população local, ciente da importância que seu apoio teve, e continua tendo, ao longo de toda a trajetória da Garoto.

Além de um portfólio de alta qualidade, a Garoto realiza há mais de 30 anos a Dez Milhas Garoto, uma das principais corridas de rua do país e que é essencial para aumentar ainda mais a conexão e a relação bem próxima que temos os nossos consumidores e a população local. O papel que exercemos na sociedade e a forma como oferecemos experiências, como a Dez Milhas, é o que nos aproxima dos consumidores.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupada com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando em relação a essas exigências?

A Garoto conta com diversas iniciativas para reforçar o nosso papel socialmente responsável junto à comunidade. Na fábrica em Vila Velha, por exemplo, 100% da água utilizada na indústria e sanitários é tratada pela Planta de Tratamento de Águas Residuárias (PTAR) antes de ser lançada no meio ambiente. A unidade conta também com um ponto de descarte de óleo de cozinha que pode ser utilizado pela comunidade e um sistema de aquecimento solar para a água dos chuveiros dos vestiários e da cozinha da Garoto. A coleta seletiva de resíduos também é uma ação importante e realizada há muito tempo em nossa unidade.

A diversidade e inclusão também fazem parte da nossa essência. A unidade é totalmente inclusiva e adaptada para atender mais de 100 pessoas surdas que trabalham no local, garantindo a integração e sinergia entre os colaboradores. Existem canais e interfaces para promover a acessibilidade para pessoas surdas, por meio de recursos como vídeo atendimento em Libras, legendas e áudio descrição. Há uma estrutura disponível com televisão em que são divulgados os informativos da fábrica em línguas de sinais e faz parte do quadro de colaboradores uma intérprete de Libras para facilitar a adaptação de materiais nos sistemas, capacitação e formação de multiplicadores surdos, além de treinamentos.

Estamos também comprometidos com o crescimento rural em iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável das fazendas de cacau, com ênfase na melhoria da qualidade do cacau, produtividade e rentabilidade das propriedades.

Esses são apenas alguns exemplos de iniciativas realizadas pela Garoto. Os pilares ESG são essenciais e estão presentes em nosso negócio. Buscamos constantemente iniciativas que possam colaborar para um mundo melhor, seja no processo produtivo e nas lavouras de cacau, seja na experiência de vendas. São ações benéficas para a empresa e para toda a sociedade e o nosso planeta.