Marcas Ícones reforça foco nas pessoas

Os novos tempos têm demandado maior entendimento do púbico e suas formas não só de consumir, mas também de se relacionar. A pulverização dos canais de contato entre empresas e pessoas, principalmente acelerada pela pandemia, abriu um mundo de possibilidades para todos. “O consumidor atual vive de forma omnichannel e mistura físico com virtual não só para fazer suas compras, mas para aprender, para relacionar com parentes e amigos…”, salienta o coordenador de Atendimento da MP Publicidade, Evandro Santos. Para ele, mudanças constantes e velozes são a tônica da contemporaneidade, o que exige que, por meio da comunicação, empresas se posicionem cada vez mais e melhor.

Evandro Santos, coordenador de Atendimento da MP Publicidade.

 

Marcas Ícones comemora 10 anos. Gostaria que falasse um pouco sobre a premiação e sua importância para o mercado, as agências e as marcas.

O prêmio é importante para fortalecer o trabalho não só de clientes e agências de propaganda, mas também todo o “ecossistema” da comunicação, que envolve assessorias de imprensa, agências digitais, veículos etc. É uma forma de medir nosso trabalho.

 

Essa década de celebração coincide com um momento muito desafiador, já que ainda estamos vivendo a pandemia. Num momento como este, qual o papel de uma premiação como Marcas Ícones? E qual o papel da boa comunicação para vencer os desafios que foram impostos pela pandemia?

Nestes tempos de pandemia, as  mudanças constantes e o aumento de velocidade foram as principais características. A comunicação ganhou um forte papel de posicionamento das empresas e esclarecimento para os consumidores. Novos procedimentos foram adotados por toda sociedade e ela demandou das empresas novas práticas e comportamentos. O prêmio Marcas Ícones é um reforço para mantermos o foco no que realmente importa: nas pessoas.

 

Que atributos caracterizam uma marca ícone? O que a marca deve ser e a empresa deve fazer para ser memorável?

Uma marca ícone é aquela que é presente para seu público. É confiável, pronta para servir e atenta às demandas de seu público e da sociedade.

 

Lembrança se reflete em preferência e consumo? Ser a mais consumida é algo natural de uma marca memorável? Ou nem sempre é assim?

Lembrança positiva é um ponto-chave para recorrência. Marcas memoráveis nem sempre são as mais consumidas, mas, com certeza, são as mais desejadas. E ser mais desejada cria chances de gerar mais valor e se posicionar em outro patamar.

 

Falando um pouco de mercado, qual a importância das agências para a construção de marcas memoráveis?

As agências têm um papel primordial na construção de marcas, por sua função de transmitir o posicionamento das empresas para seu público através de storytellings que façam sentido e gerem resultados.

 

E quais foram os desafios destes tempos também para as agências no trabalho com a comunicação dessas marcas?

Os desafios destes tempos estão diretamente ligados à velocidade e ao uso combinado de muitos canais de comunicação. A velocidade vem das necessidades das organizações, que hoje acontecem em tempo real, devido ao aprimoramento das formas de monitoramento de resultados tanto financeiros quanto de imagem. Sobre o uso de canais, decorre de uma pulverização acelerada de pontos de comunicação com as pessoas. A cada semana surge um mídia ou uma rede social nova e entender qual usar e como divulgar ideias para esses canais é primordial para o sucesso.