Marcas memoráveis ficam guardadas na mente e no coração

“Marcas memoráveis não são apenas as mais lembradas, mas sim as mais admiradas. A marca mais lembrada está na mente, e a memorável, no coração do cliente.”

Traçar estratégias de comunicação para uma marca é sempre um grande desafio, sobretudo em tempos de tamanha disputa pela atenção do consumidor. Nesse cenário, quanto mais informações tivermos dos produtos e marcas, melhor será nossa capacidade de desenvolver estratégias vencedoras.

A pesquisa Marcas Ícones consolidou-se no mercado, tem credibilidade e ajuda muito nesse contexto. Entender quais são os concorrentes na lembrança do consumidor nos ajuda a interpretar que tipos de estratégias estão funcionando melhor e qual caminho devemos trilhar para aumentar o recall dos nossos clientes.

Infelizmente, no Brasil, usa-se pouco a ferramenta de pesquisa; muitas empresas não querem ou não podem pagar pelos estudos, e a missão dos profissionais de Marketing fica muito mais difícil quando não temos números e informações que ajudem na missão de tentar entender um pouco a relação do consumidor com as marcas. Além disso, o momento que vivemos pede uma reflexão profunda das marcas, e adotar posicionamentos sem entender o cliente é muito perigoso.

Marcas memoráveis não são apenas as mais lembradas, mas sim as mais admiradas. A marca mais lembrada está na mente, e a memorável, no coração do cliente. São essas marcas que, junto com consumidores engajados com suas bandeiras, podem transformar o mundo que vivemos no mundo que queremos.

 

Palavra do Mercado de Leo Duarte, especialista em Gestão de Marketing e diretor de Atendimento agência Kamaleão