Morar Construtora: pioneirismo em constante aprimoramento

Desde sua fundação, em 1981, a Morar Construtora já construiu mais de um milhão de metros quadrados, realizando milhares de sonhos. A empresa é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Espírito Santo e está entre as 100 maiores do Brasil.

Atualmente, a construtora está se estruturando internamente para o crescimento e ampliando nossa atuação para alguns municípios do estado. As expectativas são sempre as melhores, e, embora o mercado da construção civil seja cíclico, com muito altos e baixos, o otimismo e a confiança são características fortes do setor.

Saiba mais sobre a construtora de imóveis mais lembrada na pesquisa Marcas Ícones nesta entrevista com a vice-presidente de Operações Morar Construtora, Aline Stefanon.

Vice-presidente de Operações Morar Construtora, Aline Stefanon.

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Morar é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Sem dúvidas. A Morar Construtora está no mercado há mais de 40 anos. São mais de um milhão de metros quadrados construídos, 10 mil unidades entregues e muitos sonhos realizados. Transformamos não só o agora, mas também a vida de milhares de pessoas e do mercado de construção civil no Espírito Santo. Com foco em melhoria contínua, somos dedicados à inovação para aprimorar nossos produtos e serviços, entregando sempre o melhor para as famílias e contribuindo positivamente no desenvolvimento das regiões onde estamos.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Para ser bem sincera, esse é um valor imensurável. Uma marca ícone é aquela que é lembrada e amada pelo mercado. Ser considerada uma marca ícone é motivo de muito orgulho, pois significa que a nossa presença é relevante no dia a dia dos capixabas. O valor disso tudo? Poder contar com o resultado do trabalho diário e bem feito dos nossos mais de 900 colaboradores diretos e indiretos, além dos nossos parceiros, que tornam possíveis os nossos projetos. Somos muito felizes de estarmos presentes na memória dos capixabas.

Filippe Vieira – Diretor Comercial, Aline Stefanon – Vice Presidente, Anna Karla Lerbach – Marketing.

 

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Principalmente, a nossa excelência e a forma sempre próxima, confiável e lúdica que destacamos em nossa comunicação com o mercado. A responsabilidade, o respeito e a confiança com que trabalhamos nestes mais de 40 anos são valores que fazem parte do DNA da empresa e expressos em ações e no relacionamento que construímos com nossos clientes. Isso é motivo de muito orgulho, pois nós não construímos apenas condomínios, mas também locais onde pessoas realizam sonhos, e ficamos muito felizes em saber que o capixaba reconhece isso.

Para tornar ainda mais claro e acessível a todos, não podemos deixar de citar a Cora, a coruja mais amada pelos capixabas e a responsável por garantir a proximidade da Morar com o público de forma fácil e leve, tornando a conquista do imóvel próprio cada vez mais possível para os capixabas.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

Hoje tem se falado muito do ESG, mas as práticas de ESG já vêm sendo trabalhadas na Morar há mais de 20 anos. Desde a implantação da ISO 9001, a nossa Política da Qualidade reflete grande parte dessas práticas, na relação com o meio ambiente, na parte social e na governança.

A sustentabilidade é ressaltada nos projetos dos nossos condomínios-clubes, com placas de energia fotovoltaica na cobertura das áreas de lazer, captação de água da chuva para irrigação de jardins e limpeza de áreas comuns, além da Nossa Horta, a horta compartilhada entre os moradores. Existem também várias medidas mitigadoras dos empreendimentos que beneficiam diretamente o entorno e a comunidade local.

Entrega do Troféu Marcas Ícones 2022 à equipe da Morar Construtora.

Na parte social, temos ações do Programa #SouMorar de valorização do pertencimento e ações do Programa Bem Querer relacionadas ao bem-estar e saúde da equipe operacional. Um deles é o Projeto Olho Vivo, que realiza testes de visão e ajuda na disponibilização de óculos para quem precisa.

Nossa estrutura de governança corporativa vem sendo pautada em inovação e transformação digital. O objetivo é buscar maior produtividade e atualização para todos os nossos processos e escalar atividades sem perder a essência do que é valor para o cliente. O nosso Conselho de Administração é muito presente e atuante nas diversas áreas da empresa, tendo sempre a preocupação de ser transparente e ética, por isso criamos um canal confidencial.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos de autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Acredito que na maneira comprometida, determinada e de sempre estar atrelada às inovações do mercado. Além disso, cada projeto é realizado considerando a experiência de todos os clientes anteriores e as pesquisas constantes de mercado. Assim, podemos atualizar processos com segurança garantida pela nossa certificação ISO 9001, que possuímos há 23 anos consecutivos.

Já a autenticidade é clara em nossa comunicação. Com a primeira coruja especialista em Imóveis, nosso objetivo é tornar acessível a conquista do apartamento próprio e de qualidade. Isso é verificado durante toda a jornada de compra do cliente, com condições facilitadas, loja de vendas acessível em shopping centers e locais de grande circulação e na comunicação em vídeos em nossas redes sociais. Nosso foco é sempre comunicar com transparência e leveza, algo até pouco tempo difícil de encontrar no segmento da construção civil.

 

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

A Morar sempre foi pioneira em diversas áreas, desde ter sido a primeira empresa do estado a ter a certificação ISO 9001 em 1998, construir condomínios de casas na Serra, usar BIM na área de projetos e por aí vai. Estamos atualmente ainda mais atentos às pautas de inovação, análise de dados, ESG, sempre com o objetivo de proporcionar aos nossos clientes produtos diferenciados. Além disso, para ser uma marca reconhecida, é fundamental saber se comunicar com todos os envolvidos no processo, sejam colaboradores, corretores de imóveis, instituições e clientes. Importante ressaltar que todo esse sucesso é fruto de um trabalho de uma equipe altamente comprometida e competente. Nossos colaboradores fazem toda a diferença.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Aprimorar.

HISTÓRIA DA MORAR NO MARCAS ÍCONES