Movimento Bauhaus inspira identidade visual de Marcas Ícones 2022

“Marcas memoráveis que transformam o agora”. Esse é o tema do projeto Marcas Ícones em 2022, que reforça as pautas de inovação, transformação e adaptação, tão necessárias e urgentes na atualidade. A responsável por toda essa conceituação e criação da identidade visual do projeto é a designer Júlia Leal, que também assina a comunicação do Carnaval 2022 da Rede Vitória.

Backdrop do Marcas Ícones 2022.

“Acredito que todo capixaba já tenha cruzado sua história com a da Rede Vitória alguma vez. Comigo não foi diferente. Além da TV, sempre acompanhei os mais variados projetos da rede, e muitos deles já serviram de inspiração e referência para trabalhos que realizei”, conta.

Foto: Everton Nunes

Segundo ela, depois de uma reunião com o time de Marketing da Rede Vitória para entender o que ele esperava da identidade do projeto deste ano, ela percebeu que as expectativas eram altas e que a ideia era que o conceito e a identidade fossem atuais e ligados às tendências.

“A partir daí fui em busca de referências visuais e conceituais, buscando o que grandes marcas estavam fazendo e como se comunicavam com seu público. Nessa busca, percebi que o uso de formas geométricas no estilo Bauhaus tinham voltado com tudo no design. Outra tendência observada foram a dos layouts bem coloridos. Assim, não tive dúvidas por qual caminho visual seguir.”

Para criar o conceito do projeto, Julia pegou como referência falas de pessoas importantes para Marcas Ícones e evidenciou os atributos que uma marca precisa ter para se tornar memorável para os capixabas, que são autenticidade, transformação, inovação e credibilidade.

“Aliado a esses atributos foi criado o mote ‘Marcas memoráveis que transformam o agora’, que teve como inspiração o momento em que estamos vivendo, onde cada segundo é precioso, onde precisamos viver o agora, estar presente. Isso deixa claro a importância das marcas de estarem presentes na vida dos capixabas, de se fazerem presentes no agora. Pois é o agora que as leva ao patamar de Marca Ícone”, explica Júlia.

Foto: Everton Nunes

Definido o conceito, a identidade visual de Marcas Ícones foi construída com a influência do estilo do movimento Bauhaus e as formas geométricas planas como ponto focal do projeto. “Optei por trazer seis cores que se complementam no layout. E para que haja essa harmonia, todas elas têm a mesma intensidade, pois foi adicionada uma porcentagem de preto à cor brilhante, dando um tom que transmite maturidade e equilíbrio.”

E para fazer um contraponto às cores e formas, há ainda imagens em preto e branco que caracterizam o que há de mais icônico Espírito Santo, promovendo, assim, uma sensação de pertencimento e orgulho de ser capixaba, além de humanizar as peças.

“O resultado final do projeto me deu muito orgulho! Creio que consegui alinhar as expectativas do time da Rede Vitória e chegar a um resultado que, acredito, vai agradar ao público”, comemora Júlia. “A identidade visual versátil dá margem para diversas possibilidades de peças ao longo da campanha de divulgação, nos eventos e na diagramação da revista, tornando esse projeto extremamente dinâmico.”

Acesse e conheça mais o trabalho da designer Júlia Leal

Movimento Bauhaus

Foto: Everton Nunes

O movimento Bauhaus teve início na Alemanha, com a Escola de Arte Bauhaus, em 1919. Um de seus principais ideias é que “a forma não segue a função”, nas palavras de Louis Sullivan. Assim, pretendia disseminar uma filosofia moderna do design nas mais diversas áreas, defendendo ao máximo o conceito de funcionalismo.

Outras características do movimento Bauhaus são a necessidade de uma obra ser produzida em arga escala; o estimulo ao hábito de pensar, idealizar o projetar o processo produtivo por completo; a defesa do artesanato como um meio determinando para se chegar ao fim, e a criação de obras que não causassem tédio ou cansaço, principalmente com contornos simples, mas surpreendendo por meio das cores.