MRV: realizando o sonho do primeiro apê

A MRV é a maior construtora da América Latina e investe permanentemente no aprimoramento e na gestão da qualidade de seus produtos. Ao longo de sua existência, a empresa sempre esteve sintonizada com o mercado e suas melhores práticas, além de priorizar as necessidades de seus clientes. Assim, a MRV conquistou duas importantes certificações: a ISO 14.001, que estabelece padrões rigorosos na gestão de meio ambiente, e a OHSAS 18.001, que estabelece padrões rígidos na gestão de segurança e saúde das empresas.

Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV é a maior construtora do país no segmento de imóveis para a classe média e média baixa, além de ser a única que oferece casas e apartamentos em mais de 160 cidades do Brasil. É a única construtora presente em 160 cidades brasileiras. Hoje, é líder no mercado de construção civil no segmento de imóveis residenciais e já possui mais de 400 mil casas e apartamentos lançados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além de construir empreendimentos direcionados à classe média, que possibilita a realização do sonho da casa própria a milhares de brasileiros, a empresa gera seis mil postos de trabalho por ano nos locais em que atua.

Gestora de venda da MRV, Edneia Teixeira.

No Espírito Santo, neste ano, a MRV prepara o lançamento de dois novos empreendimentos, que juntos somarão 604 unidades. Além desses condomínios fechados, a construtora conta hoje com unidades prontas e em construção à venda em 10 empreendimentos nas cidades de Vila Velha, Serra e Cariacica.

Conheça melhor a construtora de imóveis mais lembrada em Marcas Ícones nesta entrevista com a gestora de venda da MRV, Edneia Teixeira.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A MRV é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

A MRV, uma das empresas do grupo MRV&CO, tem como propósito “construir sonhos que transformam o mundo”. Nossas ações para colocar nosso propósito em prática vai muito além do objetivo de nosso negócio, que é ajudar milhares de brasileiros a realizarem o sonho da casa própria e, assim, contribuímos para a diminuição do déficit habitacional no país. Atuamos além dos muros dos nossos condomínios e entre as ações e práticas desenvolvidas estão o investimento (em 2021, foram mais de R$ 240 milhões) em obras de contribuições com as comunidades onde atuamos com melhorias da infraestrutura urbana, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das vizinhanças de nossos empreendimentos, e o apoio de projetos e ações com foco na educação, por meio do Instituto MRV.

“As questões ambientais, sociais e de governança são pilares importantes que norteiam nosso negócio e estão presentes em todas as nossas atividades, com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).”

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Não tem preço ser lembrada e considerada pelo consumidor uma marca memorável. O cliente está no centro de nosso negócio e em toda tomada de decisão é nele que pensamos. Então, esse reconhecimento é a resposta de que estamos no caminho certo.

 

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Acredito que nossa história de mais de 40 anos de mercado, sempre pensando na experiência do cliente, colabora para que o consumidor se lembre da marca.  Além disso, contribuímos para que milhares de brasileiros consigam realizar o sonho do primeiro apê, sempre buscando inovar e oferecer aos clientes produtos com qualidade, que contribuam para diminuição de gastos, que sejam sustentáveis e com lazer e qualidade de vida que atendam toda família. Além disso, com o intuito de alargar nosso portfólio para que o relacionamento com o cliente não acabe no momento de entrega das chaves, desenvolvemos o Mundo da Casa – marketplace que tem como objetivo oferecer produtos e serviços, próprios ou por meio de uma rede de parceiros, que realmente geram valor para os clientes, com preços mais acessíveis que os do mercado e qualidade garantida.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

As questões ambientais, sociais e de governança são pilares importantes que norteiam nosso negócio e estão presentes em todas as nossas atividades, com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nossas iniciativas ESG fizeram a MRV ser reconhecida como integrante, pelo sexto ano consecutivo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Além disso, a companhia é signatária e apoiadora institucional da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa gerida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Equipe MRV.

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Acredito que a credibilidade da marca vem muito pela sua história. Estamos há quadro décadas atuando no mercado, sempre fazendo o certo. Mesmo sendo uma empresa com um grande legado, não nos acomodamos. Estamos constantemente buscando melhorar nossos processos e produtos. Temos um time de inovação e ações de intraempreendedorismo dentro da companhia com o objetivo de incentivar a busca por soluções inovadoras. Ainda buscamos deixar um legado para as vizinhanças de nossos condomínios por meio de melhorias na infraestrutura urbana dessas regiões.

O cliente enxerga esses nossos movimentos no condomínio que entregamos para ele, na vizinhança onde mora e na forma como conduzimos nosso relacionamento com ele.

 

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor? Comente um pouco sobre como a empresa está hoje, quais são as expectativas para este e o próximo ano, as novidades…

Para ser uma marca ícone, é importante entender as mudanças da sociedade e as novas necessidades do consumidor. Por isso, o grupo MRV&CO vem, nos últimos anos, em um movimento de diversificação de seu portfólio de produtos e funding, com o objetivo principal de oferecer soluções de moradias que se adequem a cada momento de vida de seus clientes. As empresas do grupo já estão preparadas para intensificar suas operações e alcançar o patamar de 80 mil unidades anuais nos próximos anos. Além da MRV, fazem parte do grupo as empresas Sensia, Luggo, Urba, e a norte-americana AHS.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Educação. Por isso, a MRV foca seu investimento social em ações e projetos ligados à educação principalmente de crianças e jovens. Acreditamos que a educação é a base para a transformação de toda a sociedade.

HISTÓRIA DA MRV NO MARCAS ÍCONES