Nacional Peças: 50 anos de respeito ao consumidor

O Grupo Nacional Peças, especializado no comércio atacadista e varejista de autopeças, iniciou suas atividades em 1968. Hoje, com um mix de mais de 200 mil itens e cerca de 200 colaboradores, as lojas do grupo atendem oficinas, lojas de autopeças e também o consumidor final. As unidades abrigam modernos centros automotivos para reparo e manutenção de veículos nacionais e importados.

Enio Cabral da Cruz.

A empresa tem acompanhado de perto todas as mudanças no setor, que atualmente está passando pela tecnologia híbrida para, em futuro mais distante no Brasil, partir para a eletrificação. Com isso, já está desenvolvendo novos fornecedores para atender esse mercado. O Grupo Nacional Peças está em plena expansão, não só com o desenvolvimento de novos fornecedores, mas também com a abertura de lojas e o lançamento do e-commerce, que vai alavancar sua presença digital.

Saiba mais sobre a empresa de autopeças mais lembrada em Marcas Ícones nesta entrevista com o representante da Nacional Peças, Charles Perim da Cruz.

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Nacional é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Sim, o Grupo Nacional Peças procura sempre atender as melhores práticas de compliance, ou seja, a transparência nas informações para os funcionários e o mercado. Estamos sempre atentos ao cotidiano da empresa e à participação de todos os colaboradores na melhoria constante das rotinas executadas, além do acompanhamento diário das métricas de desempenho para que todos alcancem os seus objetivos.

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

É um orgulho enorme sermos reconhecidos pelo público como uma marca de sucesso. Neste ano, estamos completando 50 anos de mercado e esse reconhecimento, neste momento, é motivo de muita gratidão ao público em geral – fornecedores, clientes, amigos e funcionários.

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Estamos atuando no mercado de autopeças há 50 anos com uma gestão transparente, ética e de muito respeito ao consumidor. Quando se fala em peças e serviços, o público pode contar com uma de nossas lojas. No Grupo Nacional Peças, além de o consumidor encontrar as melhores marcas de peças automotivas, também prestamos serviços de mecânica em geral.

“É um orgulho enorme sermos reconhecidos pelo público como uma marca de sucesso. Neste ano, estamos completando 50 anos de mercado e esse reconhecimento, neste momento, é motivo de muita gratidão ao público em geral – fornecedores, clientes, amigos e funcionários.”

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

A nossa preocupação com o meio ambiente é diária. Atualmente, já fazemos a destinação correta dos pneus usados, vidros substituídos e do óleo retirado dos veículos. O Grupo Nacional conta com mais de 200 colaboradores, e procuramos sempre demandar uma mudança de comportamento psicossocial positivo e cultural. Os nossos colaboradores são peças fundamentais na melhoria constante da sociedade, pois eles são um veículo de transformação de boas práticas em suas famílias. Com relação à governança, procuramos sempre adotar as melhores práticas e o acompanhamento constante dos indicadores-chave de desempenho.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Nesse ponto, podemos dizer que o Grupo Nacional preza pela melhoria constante em todos os setores: atendimento ao cliente, qualidade dos serviços automotivos prestados e parceria com grandes marcas existentes no mercado. Isso nos traz uma segurança nos produtos oferecidos aos clientes.

Enio Cabral da Cruz.

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

A pauta ambiental é uma das mais importantes. Hoje as nossas lojas possuem iluminação em LED, mais eficientes, e temos uma usina solar que atende o consumo de energia de nossas lojas. Na área social, ajudamos algumas instituições de caridade e patrocinamos o esporte capixaba. Só com uma atuação transparente, com ética e respeito pode-se ter o reconhecimento do consumidor.

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Comprometimento.