Palavra do Mercado | Na era dos dados, pesquisa local é um excelente mapa do tesouro

* Por Fernando Lisboa | Diretor-executivo da Prósper Comunicação

É fato que a humanidade sempre esteve em busca de segredos, fórmulas e caminhos para um “sucesso” em curto prazo. Dos piratas aos cartógrafos das grandes navegações, os mapas sempre estiveram presentes. Ora como um guia na direção de um tesouro, ora sendo desenhado para geração de conhecimento futuro.

A lembrança de marca é um dos principais objetivos do marketing, um dos grandes tesouros a ser alcançado. É o momento em que o consumidor associa o nome de uma empresa a um produto ou serviço específico, tornando-se mais propenso a escolher essa marca no futuro.

Na busca por essa liderança de mercado, os departamentos de marketing, agências e profissionais se debruçam diariamente em estratégias e soluções para auxiliar as empresas / instituições a navegar nesse grande desafio.

O data-driven é um importante conceito no contexto das pesquisas de lembrança de marca. As empresas que utilizam dados para a tomada de decisões de marketing têm uma vantagem competitiva significativa. Ao analisarem as informações coletadas nas pesquisas, as empresas podem entender melhor o comportamento dos consumidores e ajustar suas estratégias de acordo.

Nesse contexto, Marcas Ícones, da Rede Vitória, torna-se uma ferramenta crucial para as ações de marketing, pois ajuda a entender como os consumidores capixabas estão percebendo as iniciativas locais. Com base nessas informações, é possível ajustar as campanhas para maximizar essa lembrança e aumentar a chance de escolha do público-alvo. Além disso, é possível avaliar segmentos de mercados onde existe uma grande disputa pela liderança ou aqueles com potencial de crescimento por não haver uma marca posicionada como líder absoluta.

Na medida em que a pesquisa é realizada ano após ano, esse histórico fortalece ainda mais a leitura, a análise dos dados e a consolidação das estratégias adotadas. Para a publicidade, é a oportunidade de entender se aquela estratégia criativa e o caminho adotado provocaram algum efeito prático na mente do consumidor, bem como se os investimentos em mídia estão alocados nos canais e meios corretos e se o público tem sido impactado e reagido às mensagens propagadas.

Agora, com essas informações em mão, ou na ponta dos dedos, é hora de avaliar os resultados, traçar nova metas e objetivos e envolver todo o time nas estratégias e ações que possam mexer com a cabeça do consumidor.

Mas não se esqueça: a lembrança é apenas um dos tesouros nesse grande mar de desafios que envolve gerir marcas.