Politintas: em primeiro lugar há 12 anos e cada vez mais voltada às demandas ambientais

A loja de tintas mais lembrada em Marcas Ícones tem sempre um olhar para o futuro. Em 2025, vai completar 50 anos, o que será um grande marco.

 A Politintas está sempre focada na melhoria contínua dos processos e no crescimento sustentável e responsável. Por isso, investe muito em consultorias, pois o crescimento traz consigo processos de maior complexidade.

Ao longo dos anos, a Politintas foi conquistando espaço, ganhou o reconhecimento dos capixabas e tornou-se referência quando o assunto é loja de tintas. Hoje, a empresa conta com 19 lojas distribuídas nas cidades de Cariacica, Vila Velha, Vitória, Serra, Viana e Venda Nova do Imigrante e não para de crescer. Além das lojas físicas, terá uma completa estrutura para atender vendas por telefone, WhatsApp e internet.

“A empresa já nasceu com o propósito de ser diferenciada, de ter um brilho a mais. Surgiu para oferecer aos clientes o que as outras empresas não entregavam antes dela. Estamos falando de qualidade no atendimento, especialização da equipe de vendas, além de estoque de produtos para pronta-entrega, inovações e de outras características que a Politintas trouxe para o mercado capixaba de tintas”, destaca o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim.

Saiba mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Loja de tintas da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.

O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Politintas é uma estrela do mercado? 

As estrelas se destacam na imensidão do universo exatamente por terem um brilho especial. É exatamente essa luz, esse algo a mais, que as diferenciam dos outros astros. E assim é a Politintas.

Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone? 

O reconhecimento do consumidor é o que toda marca deseja. Nosso trabalho diário é oferecer o melhor atendimento, o melhor produto e a melhor experiência de compra para os nossos clientes. Trabalhamos intensamente em cada um dos setores da empresa para ocupar o primeiro lugar na mente e no coração do consumidor. É como uma orquestra. Cada um tem a sua função para que o cliente fique realmente satisfeito com o resultado final, desde o primeiro atendimento até a entrega dos produtos no local da obra.

A Politintas está em primeiro lugar na mente dos capixabas há 12 anos seguidos. Ou seja, desde a primeira edição da pesquisa Marcas Ícones, mantivemos a posição de liderança. Esse reconhecimento é o grande prêmio que toda empresa sonha em receber. Por isso, somos muito gratos a todos os capixabas.

Outro fato relevante é o nosso percentual de lembrança. Nesta pesquisa, pouquíssimas empresas têm lembrança próxima de 50%. Estamos orgulhosamente no patamar de marcas ícones capixabas, como Garoto e Águia Branca.

Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização? 

O atendimento que os nossos consultores especialistas oferecem aos clientes é, sem dúvida alguma, um de nossos maiores atributos. Investimos constantemente para que a nossa equipe esteja atualizada e altamente treinada para realizar um atendimento de excelência, indicando sempre os melhores produtos para cada problema ou necessidade que o cliente tiver, seja na construção, reforma ou transformação dos ambientes.

A Politintas é uma empresa omnichannel, ou seja, reúne multicanais para atender o consumidor como e onde ele quiser. Além das lojas físicas, localizadas em pontos estratégicos dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Venda Nova do Imigrante, o público conta com a loja on-line, que apresenta um grande mix de produtos e vende para todo o Brasil.

O cliente também pode realizar as suas compras pelo Televendas da Politintas. Basta fazer uma lista dos produtos de que precisa e efetuar o pedido. Seja qual for o canal de vendas, há sempre uma equipe de prontidão para atender com toda a agilidade e excelência que são marcas da Politintas.

A Politintas também renova a todo momento o seu compromisso de trazer para os capixabas as principais novidades do mercado de tintas e artigos de pintura. Buscamos inovações o tempo todo para oferecer os melhores produtos e experiências de compra. Inclusive, neste mês, estamos trazendo com exclusividade uma grande inovação: uma tinta com nanotecnologia do grafeno, ampliando a resistência da tinta a um nível comparado ao de pisos de porcelanato.

E a Politintas conta ainda com quatro centros de distribuição bastante estruturados e uma logística eficiente que lhe permite manter um estoque ativo em todas as lojas da rede, ofertando produtos em pronta-entrega ou entrega rápida.

Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor? 

Acredito que o fato de estarmos presentes na memória do consumidor ao longo de todos estes anos se deva por reconhecimento e confiança. O cliente sabe que pode contar com a Politintas quando o assunto é tinta e soluções para pintura.

Também investimos muito no monitoramento da satisfação dos clientes e no tratamento das reclamações, utilizando metodologias de padrão internacional. Nosso NPS (Net Promoter Score) é de 97%, um nível que supera em muito o padrão internacional de excelência.

O cliente sabe onde deve ir para resolver seus problemas, pois somos especialistas no assunto. Conquistamos o respeito e o reconhecimento dos capixabas com muito trabalho, dedicação e constância.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências? 

Desde a sua fundação, a Politintas coloca em prática diversas atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável, a fim de atender às demandas do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações.

Recentemente, a empresa deu mais um importante passo rumo à sustentabilidade, ao iniciar a compra de energia gerada por biogás em aterros sanitários.

Nosso projeto de compra de energia gerada por biogás começou há cerca de um ano. Estávamos apenas aguardando a concessionária de energia autorizar a virada do sistema para iniciarmos a compra dessa forma alternativa de energia, o que aconteceu no início do mês de março. Atualmente, cinco lojas da rede estão consumindo a energia gerada pelo biogás em um aterro sanitário localizado no município de Cariacica.

Além de investir na geração de energia renovável, que é mais limpa e econômica, a utilização de biogás também evita que o gás metano criado pela decomposição do lixo seja liberado diretamente na atmosfera, evitando, assim, a contaminação do meio ambiente e o aumento dos gases que causam o efeito estufa.

A geração de energia renovável por meio da luz solar já é realidade na Politintas desde o início de 2022, quando os painéis instalados no centro de distribuição (CD) da empresa começaram a fornecer energia para abastecer o consumo da loja matriz da rede, localizada em Campo Grande, além de todo o setor administrativo e do próprio CD.

A energia fotovoltaica provém de um sistema totalmente limpo, sustentável e renovável. Além de gerar economia para a empresa, não emite nenhum poluente na atmosfera, resultando em um impacto praticamente inexistente ao meio ambiente.

Além da geração de energia renovável, a Politintas também desenvolve várias outras ações de promoção da sustentabilidade, com destaque para o Projeto de Logística Reversa, implantado recentemente em parceria com a Suvinil.

O serviço é destinado a consumidores e profissionais de pintura, que podem descartar as embalagens nos postos de recolhimento instalados nas lojas Politintas de Campo Grande, Leitão da Silva, Centro de Vila Velha, Laranjeiras e Venda Nova do Imigrante. Assim, estamos tendo a oportunidade de impedir que resíduos sejam descartados no meio ambiente, pois as embalagens recolhidas terão uma destinação correta, que é a reciclagem.

As ações sustentáveis promovidas pela maior rede de lojas de tintas do Espírito Santo não acabam por aí! A empresa também realiza uma manutenção rigorosa de toda a sua frota de veículos com o propósito de reduzir o máximo possível a poluição do ar. Toda frota é inspecionada e certificada por órgão competente.

Outra iniciativa amiga do meio ambiente é o cadastramento de todas as lojas da rede como pontos voluntários de recolhimento de óleo de cozinha usado, para impedir que esse resíduo seja jogado no ralo da pia e, consequentemente, chegue aos rios e ao mar.

E para onde vai todo esse óleo usado? Todo o material recolhido é vendido para uma empresa que o transforma em biocombustível e a renda obtida é revertida para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). Dessa forma, a Politintas contribui com um projeto social importante e ainda evita a contaminação das águas e do solo.

O objetivo final buscado pela Politintas em cada uma dessas iniciativas é a utilização consciente dos recursos naturais, investindo no bem-estar do planeta e de todas as pessoas que vivem nele.

Diversidade e inclusão também são temas amplamente discutidos na empresa. Há cerca de um ano, foi criado o Comitê de Diversidade, Inclusão e Equidade da Politintas, que conta com a participação de 10 colaboradores e é composto por profissionais de diferentes raças, gêneros, religiões, formações e experiências de vida. O comitê nasceu com o objetivo de promover um ambiente mais diverso e inclusivo, quebrando as barreiras impostas pelo preconceito e pela intolerância.

A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Politintas? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado? 

Nossa história nasceu do sonho de melhorar a vida das pessoas, oferecendo a elas um atendimento especial, sempre com o compromisso de ser uma empresa correta, que trata todos com muito respeito, sempre ciente de seu papel para o desenvolvimento da sociedade.

Essa identidade está enraizada em cada passo da nossa história e temos o dever de sustentar a reputação da nossa marca e reconhecer a posição em que nossos clientes e parceiros nos colocaram.

Queremos ser capazes de entender a necessidade individual de cada cliente que toma a decisão de comprar conosco, oferecendo a solução para os problemas que ele procura.

Somos inovadores, ágeis, responsáveis e parceiros de verdade. Nosso cliente sabe que pode contar conosco sempre. E essa confiança é nosso maior ativo, o nosso maior orgulho e é por ela que abrimos nossas portas para o público todos os dias.