Ranchinho: produção próxima ao campo para aumentar a competitividade

A Ranchinho foi fundada em 1987, em Vila Velha, com a missão de distribuir cereais da melhor qualidade (tipo 1), selecionados e empacotados dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores, levando ao consumidor segurança, qualidade e garantia no seu consumo. 

A empresa segue o propósito de inovar e buscar conhecimento para cada dia mais manter a qualidade dos seus produtos e o relacionamento com seus consumidores.  Sua equipe é treinada a ter consciência de promover seu produto com consistência, competitividade e paixão.

“A marca Ranchinho atingiu um patamar de destaque na memória do povo do Espírito Santo, e isso nos enche de orgulho. Sentimos que a marca Ranchinho tem um impacto direto na população capixaba e que esse relacionamento vem aumentando cada dia mais. Todo sucesso não é por acaso. São 36 anos de atuação contribuindo para os crescimento e desenvolvimento da sociedade”, ressalta o fundador da Ranchinho, Elizeu Sobreiro Meira.

Saiba mais sobre a marca mais de Feijão mais lembrada na pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.

Por que a Ranchinho é uma estrela do mercado?

A Ranchinho é uma estrela do mercado capixaba pois vem servindo a comunidade há 36 anos e, com seus produtos, se faz presente na mesa e na memória do consumidor.

Qual o valor da empresa / marca ser uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual o valor de ser uma marca ícone?

Para nós, o grande valor de ser uma marca ícone é saber que o produto ofertado pela nossa empresa consegue superar as expectativas do consumidor. E esse reconhecimento vem afirmar que estamos disponibilizando ao consumidor produtos de qualidade, com preço justo, e acessíveis nos principais pontos de venda, gerando uma maior conexão e relacionamento com a comunidade.

Quais são os atributos que melhor descrevem a marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização?

A Ranchinho é uma marca unicamente capixaba, cujo idealizador é um apaixonado pelo produto (marca) que apresenta à sociedade. Sendo assim, ele segue o propósito de inovar e buscar conhecimento para cada dia mais promover e manter a qualidade dos seus produtos e o relacionamento com seus consumidores.  Sua equipe e treinada a ter consciência de promover seu produto com consistência, competitividade e paixão.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas/marca com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências?

A Ranchinho está sempre atenta à sustentabilidade. Nos últimos anos, adotamos um modelo de produção mais enxuto, que gerou menos desperdícios de recursos materiais e monetários. Maior parte da nossa produção já é feita próxima ao campo, de onde vem nosso produto, assim, conseguimos minimizar desperdícios materiais, bem com energia, gasolina e água. Esse modelo de produção direta nos permitiu aumentar a competitividade e reduzir o uso de recursos naturais.

Nossa marca é apoiadora das causas voltadas para diversidade e inclusão, tem atuado em patrocínios a eventos voltados a esses temas. Nossa empresa acredita que todo ser humano é capaz de desenvolver habilidades, e a visão diferente de cada indivíduo é essencial para construir soluções inovadoras.

A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Ranchinho? Qual a história que ela tem contado ao mercado?

A Ranchinho foi fundada em 1987 na cidade de Vila Velha. Sempre fui comerciante e apaixonado pelo mercado de cereais. A princípio, atuava com vendas a granel. Assim, identifiquei uma necessidade no mercado de distribuir ao consumidor um produto fracionado, já limpo, escolhido (qualidade), empacotado, de fácil acesso e que poderia ser distribuído em pontos de venda mais próximos do consumidor final.

A marca foi inspirada nas lavouras de feijão que eu visitava em busca de encontrar os melhores produtos e fornecedores. Esse nome sugestivo nos arremete à lembrança de uma boa comida feita no interior do Brasil. Quem não gosta de uma comida saborosa, não e mesmo? A marca Ranchinho nos lembra que o produto que consumimos nos grandes centros já selecionados e empacotados vem de um trabalho de extrema importância para nossa sobrevivência, que é o agronegócio, o homem do campo, gerando saúde e bem-estar para nossa família. Portanto a missão da marca é levar da lavoura à mesa do consumidor final um produto de qualidade, seguro e prático para o consumo.