Rede Vitória apresenta resultados de Marcas Ícones 2023

A 12ª edição da pesquisa de lembrança de marca realizada pela Kantar para a Rede Vitória foi apresentada em um evento no dia 16 de março no Hotel Senac Ilha do Boi.

O mercado publicitário e de comunicação capixaba enfim conheceu as marcas mais lembradas na pesquisa Marca Ícones 2023. Os resultados foram revelados no dia 16 de março, para convidados no Hotel Senac Ilha do Boi. O estudo, em sua 12ª edição, foi realizado pela Kantar e apurou as marcas e empresas mais lembradas em 80 categorias.

O diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, ressaltou que muitos são os atributos que tornam uma marca memorável, ícone, inesquecível.

“Estar atento à comunidade, suas necessidades e anseios; fazer conexões reais, verdadeiras e cheias de sinergia; abraçar a diversidade; ter e manter o propósito do negócio, e estabelecer políticas de responsabilidade social são ações necessárias e urgentes que as empresas e marcas precisam implementar para se manterem no topo da lembrança e da preferência dos consumidores.”

De acordo com ele, a pesquisa Marcas Ícones revela com seus resultados não só as marcas mais lembradas, mas também movimentos de mercado, mudanças no padrão de consumo e, de forma tão importante quanto, a importância da escolha certa dos parceiros de mídia para a comunicação dessas empresas e marcas.

“A Rede Vitória tem se esforçado a cada dia para ser esse parceiro ideal. Na TV Vitória, temos sete horas e meia de programação jornalística local diariamente, em programas que conversam com todos os públicos. No on-line, o Folha Vitória está consolidado como uma plataforma de notícias, conteúdos, artigos e análises. E o melhor: de forma totalmente gratuita. Na rádio, a Jovem Pan e a Pan News são os grandes destaques. A primeira com muita música de qualidade, entretenimento e presença nas melhores baladas, uma companheira dos capixabas no rádio, no carro e na web. A Pan News, dia a dia, demonstra sua força jornalística, com importantes lideranças na audiência e programas e quadros regionais que levam o que é notícia para ainda mais perto do ouvinte”, destacou Felipe.

Os resultados foram apresentados pelo gerente de Atendimento da Kantar e responsável pela pesquisa Marcas Ícones, Ariel Lourenço dos Santos.

“Temos mais uma vez diversas categorias, desde de produtos de consumo do dia a dia até serviços e varejo, com marcas locais destacando-se de forma consistente. Muitas vezes como top of mind, mas também como segunda ou terceira mais citada. Isso ressalta a conexão que essas marcas têm com os consumidores da Região Metropolitana de Vitória”, explica.

Outro ponto de destaque, segundo Ariel, é que é fundamental que as marcas sejam conhecidas, mesmo que não sejam lembradas em primeiro lugar, pois isso as ajuda a ter resultados consistentes ao longo do tempo. “A primeira camada de um funil de afinidade ou mesmo de um funil venda é o conhecimento de uma marca. Antes de um consumidor de fato tomar a decisão de compra, ele precisa conhecê-la. Além disso, a partir do conhecimento, a marca consegue trabalhar os outros atributos  de uma marca forte: a conexão emocional com o consumidor e a sua diferenciação em relação aos concorrentes.”

Tendências de mercado

Durante o evento de apresentação dos resultados de Marcas ícones houve ainda a apresentação de tendências de branding e marketing para 2023, com a especialista em marketing Carine Cardoso, que deixou como dica:

“Crie comunidades e conexões diretas, afinal, o consumidor que é fã advoga pela marca. Conexões potencializam pessoas para além do produto e a tecnologia deve ser vista como meio, não como fim. Tudo é sobre pessoas.”

O presidente do Sinapro, Alexandre Pedroni, também apresentou a estrutura do sindicato, que compõe um sistema integrado que fortalece o ambiente de negócios do mercado da propaganda. No Espírito Santo, são 41 agências associadas, deixando a unidade capixaba em sétimo lugar no ranking da Federação Nacional das Agências de Propaganda.

Segundo Alexandre, o mercado publicitário brasileiro cresceu 7,7% em 2020, quando os investimentos em mídia somaram R$ 21,2 bilhões.

“Cada real investido em publicidade no Brasil gerou R$ 8,54 para a economia. O Brasil é o sétimo maior mercado em investimentos em publicidade do mundo. A publicidade e a propaganda contribuem para os meios de comunicação; geram empregos; promovem a cultura, a educação e o entretenimento; estimulam a competitividade, e promovem novos comportamentos positivos. Investir em publicidade sempre foi um bom negócio. Até porque, quando associado a uma agência, o anunciante consegue construir a sua marca, aumentar suas vendas e sustentar a sua estratégia de atuação no mercado.”

Confira aqui a galeria de fotos do evento.