Regina: crescimento sustentável ancorado na tradição e olhar para o futuro

Conquista de novos mercados e expansão para além do Espírito Santo têm sido prioridade da empresa. 

A Buaiz Alimentos, que produz a farinha de trigo Regina e a mistura para bolo Regina, começou 2023 dando continuidade aos projetos de inovação como estratégia para melhorar a produtividade e os resultados. Além dos projetos desenvolvidos em parceria com o Senai Cimatec, de Salvador, referência nacional em tecnologia no desenvolvimento de produtos e processos, também tem atuado em parceria com o Hugb – o hub de inovação do Grupo Buaiz –, envolvendo sobretudo lideranças e colaboradores nos projetos de inovação, o que demonstra os esforços da empresa na busca pelas melhores práticas.

Seus investimentos em tecnologia são permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a Buaiz Alimentos dentro da indústria 4.0. O crescimento sustentável da empresa segue ancorado em um planejamento de longo prazo, que permitirá a implantação de novos projetos, visando à conquista de diferentes mercados e frentes de trabalho.

Nesse sentido, a conquista de novos mercados tem sido outra prioridade da empresa, que tem atuado com foco na expansão para além do Espírito Santo. Hoje, já atua no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, mas está buscando ampliar os negócios nesses estados e chegar em outras regiões.

“Concluímos um ciclo de investimentos de R$ 80 milhões em ampliação da nossa capacidade de moagem de trigo, construção de uma fábrica de mistura para bolo, uma recepção de grãos, um novo centro de distribuição, além de inovações em nossos processos. São investimentos que representam diferentes projetos que buscam ampliar eficiência e produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões. São projetos que contribuem para reforçar nosso posicionamento diferenciado no mercado e ampliar nossas oportunidades de fechar negócios em outros estados”, reforça a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.

Saiba mais sobre a empresa que teve a marca Regina lembrada nas categorias Farinha de trigo e Mistura para bolo da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.

O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que a Regina é uma estrela do mercado? 

Construímos uma história e uma relação afetiva com nossos consumidores e hoje a marca Regina, por meio dos nossos produtos, está na mente e no coração de nossos consumidores.  Somos uma marca forte e, ao longo dos 82 anos de história da Buaiz Alimentos, trabalhamos mantendo tradição com foco na inovação. Por isso, acredito que Regina é uma estrela do mercado. Nossa receita de sucesso tem ingredientes como uma equipe engajada e comprometida em fazer o melhor, investimentos em modernização e em melhorias contínuas, e desenvolvimento de produtos de excelência.

“Somos estrela” porque estamos na memória e no coração do consumidor e atravessamos gerações porque acompanhamos as mudanças de comportamento das famílias e conseguimos desenvolver novos produtos, adequados às demandas de mercado, e ao que realmente o consumidor deseja.

Estamos presentes em momentos de alegria na casa de muitas famílias e isso proporciona que a nossa marca seja lembrada e reconhecida de forma positiva. Um almoço em família ou um encontro de amigos que tenha delícias produzidas com a farinha de trigo Regina, por exemplo, contribui para construir histórias e experiências, nos aproximando cada vez mais do nosso consumidor.

Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone? 

É o reconhecimento do nosso trabalho e da dedicação de todos os nossos colaboradores. Ter novamente a marca Regina como uma marca ícone para o consumidor demonstra que estamos no caminho certo. Ao escolher por um produto Regina, o consumidor está optando por produtos em que ele confia, admira e com os quais tem uma relação afetiva. Não tem valor maior em uma relação do que a confiança e a admiração.

Nossa pauta empresarial passa por questões relacionadas à inovação, à indústria 4.0, às ações internas para gestão e valorização das pessoas que fazem parte da nossa empresa e à pauta econômica e social do nosso estado. São esses valores que queremos compartilhar e que tanto nos orgulham.

Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização? 

Tradição, inovação, excelência e valorização das pessoas. Atuamos com foco na eficiência dos processos e na excelência dos produtos, que se renovam e acompanham as tendências de mercado permanentemente. Nossa atuação tem sido sempre pautada na ética, na responsabilidade com nossos colaboradores, parceiros e clientes, com o ambiente ao nosso entorno e para além dele. Acreditamos nas pessoas e no valor de cada um de nossos colaboradores. Investimos na inovação e atuamos para crescer e compartilhar crescimento. Para além dos nossos produtos, o nosso jeito Buaiz Alimentos é reconhecido pela sociedade, tornando-se um diferencial da nossa empresa. São atributos que carregamos no nosso dia a dia, que nos inspiram e são praticados por todos da nossa equipe.

Atuamos em parceria com as comunidades, empreendedores e empresas locais, valorizando o que é da região e entendendo que seus produtos carregam essa essência e esses valores. Um exemplo são as collabs que já participamos com empresas capixabas: com a Origens desenvolvemos uma camisa valorizando o café; junto a Paletitas lançamos o picolé Real Gelato bolo de cenoura Regina com brigadeiro; com Le Chocolatier nos unimos para presentear nossos colaboradores na Páscoa com um ovo resultado de uma receita produzida com cookies feitos com a Mistura para Cookies Regina e chocolate ao leite, e com a Boden criamos uma collab com foco no café especial capixaba 100% arábica.

Nesse sentido, criamos um vínculo muito forte com as famílias e com o estado, contribuindo para fortalecer ainda mais nossa marca, com propósitos e atributos muito bem definidos.

Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor? 

Considero que a lembrança e a constância na premiação são resultado de um trabalho contínuo com foco no crescimento e na incorporação de tecnologias ao processo de produção, além do redesign de embalagens, acompanhando tendências e novos hábitos de consumo. Isso permite que os produtos Regina estejam inseridos no dia a dia das famílias, que buscam qualidade, mas também que valorizam produtos diferentes, com novos sabores e novas propostas. Estamos sempre trabalhando para apresentar novidades aos consumidores.

São oito décadas de muito trabalho para entregar os melhores produtos para nossos clientes, antecipando tendências e novidades de mercado. A Buaiz Alimentos sempre colocou o seu consumidor como o centro de suas decisões, e essa proximidade garante longevidade à marca, a partir de uma relação de confiança estabelecida.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências? 

Cada vez mais, estamos ampliando nosso compromisso com o meio ambiente, com a sociedade e com a comunidade em que estamos inseridos, reconhecendo a importância dos pilares do ESG para a sustentabilidade de nossos negócios. Buscamos ter uma atuação moderna, que respeita e acredita na diversidade como fator fundamental para estimular a criatividade interna e os diferenciais de nossos produtos.

Prezamos por um ambiente interno onde as características individuais de cada colaborador são respeitadas e valorizadas. A inclusão começa quando acontece o diálogo entre as equipes e quando temos equipes formadas por pessoas diferentes, que pensam diferentes, mas que estão no mesmo propósito de crescer junto com a empresa.

Em 80 anos de história, temos evoluído na adoção de tecnologias e processos para tornar a nossa produção mais sustentável. Buscando reduzir o impacto do consumo de energia, já operamos com fontes de energias renováveis, no mercado de energia livre. O consumo de energia vinda de fontes limpas, como a solar, a eólica e a de biomassa, começou a ser adotado pela Buaiz Alimentos em 2013. Nosso objetivo é manter uma matriz energética sustentável. Mais do que reduzir o custo operacional, o uso da energia renovável tem ligação direta com a preservação do meio ambiente.

Em relação ao consumo de água, nosso processo produtivo é marcado pelo baixo consumo. A água é utilizada apenas na umidificação da matéria-prima da moagem, sendo totalmente aproveitada durante a produção, sem necessidade de descarte. Os números demonstram isso: consumimos 390 metros cúbicos por mês de água, volume bem reduzido para um processo industrial. Trata-se de um consumo equivalente a um prédio residencial com menos 10 andares.

Na área social, somos parceiros de diferentes iniciativas, contribuindo em projetos de responsabilidade social e na doação de alimentos. Durante a pandemia, por exemplo, aderimos ao movimento Indústria do Bem, da Findes, e fizemos parceria com diversas instituições sociais, doando mais de 23 toneladas de produtos para compor cestas básicas para famílias que moram em regiões com maior vulnerabilidade social. Temos um curso de culinária infantil, o Mestre Kukinha, que une diversão, socialização e solidariedade, já que a inscrição é feita com a doação de alimentos. Em seis anos, já foram doadas 3,5 toneladas de alimentos para instituições como Accaci, Obra Social Gabriel Delanne, Creche Pequeno Lar e Instituto Vovô Chiquinho.

A história de uma marca é contada por tudo o que ela faz. Qual é o roteiro da Regina? Em resumo, que história ela tem contado ao mercado? 

Nossa história é uma história de sucesso e de empreendedorismo. Somos uma empresa que tem 82 anos, que tem a tradição e a experiência em seu DNA, mas cuja história também é marcada pela inovação. Ao longo dessas oito décadas, acompanhamos hábitos e comportamentos que foram mudando e buscamos desenvolver novidades para oferecer ao nosso consumidor produtos que atendam suas demandas e seus anseios. Esse vigor nos motiva a fazer melhor a cada dia e a prosperar. Nosso roteiro é inspirado nas pessoas, nos nossos colaboradores, nas famílias que utilizam os nossos produtos no dia a dia.

O roteiro da Regina conta a história de uma marca consolidada, como a farinha de trigo e as misturas de bolo, o que nos motiva a sempre ir além, acompanhando o ritmo e as tendências de mercado, mantendo um movimento de renovação – seja de embalagens, de comunicação e de produtos. Esse processo de inovação e renovação dita o tom da nossa atuação. Aproveitamos essa energia que não para e está sempre ativa para desenvolver e entregar produtos diferenciados.

Estamos sempre olhando para o futuro a fim de proporcionar uma experiência única e positiva dos nossos produtos junto aos nossos consumidores.