São Lucas: referência em trauma, hospital é voltado para casos de urgência e emergência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) São Lucas, em Vitória, é, atualmente, o maior hospital público de porta aberta do Espírito Santo, atendendo pacientes não somente da Grande Vitória, como também do interior do estado. Com uma média de 6.500 atendimentos por mês, sua atuação é voltada para casos de urgência e emergência, sendo um dos principais hospitais para o atendimento às demandas do Samu 192, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital é referência para Região Metropolitana em trauma. Entre as especialidades, a unidade conta com anestesiologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia plástica, clínica médica, medicina intensiva, neurocirurgia e ortopedia. O HEUE também dispõe de especialidades de suporte, contando com profissionais que atuam nas áreas de cardiologia, hematologia, infectologia, nefrologia e nutrologia. Vale ressaltar que os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar durante o processo de reabilitação, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Ser lembrado em 2023 como destaque na categoria hospital público na pesquisa Marcas Ícones é carimbar a nova trajetória do São Lucas, construída com seriedade, profissionalismo e dedicação dos muitos profissionais envolvidos e por um modelo de gestão implantado por uma organização social séria e comprometida com a população capixaba.

No período da pandemia de Covid-19, o hospital não mediu esforços e trabalhou como sempre para apoiar a saúde pública no Espírito Santo. Esteve de portas abertas, assumindo seu papel no enfrentamento à Covid-19, batalhando para garantir que todo capixaba tivesse acesso a um tratamento digno e eficiente, um dos atributos inquestionáveis do hospital. Tudo isso, sem descuidar do seu perfil de atendimento voltado para a urgência e emergência. Dessa forma, no auge da crise sanitária, tornou-se o único hospital da região metropolitana da Grande Vitória para atendimento ao trauma.

Mesmo diante da alta demanda, os atendimentos de excelência continuaram ao mesmo tempo em que muitas melhorias foram implantadas. Uma delas foi o Escritório de Altas, que conjuntamente com um grande número de colaboradores comprometidos, melhorou a assistência e possibilitou a redução da média de permanência em três dias, ampliando a capacidade de atendimento da instituição e levando a uma economia de mais R$ 2,3 milhões no ano de 2022. O montante poupado pode ser revertido na implantação de processos de melhoria visando a uma maior agilidade no atendimento, promoção de processos assistenciais de maior segurança e qualidade, ações de humanização para encantar pacientes e visitantes que utilizam o serviço, entre outras. O hospital também registrou, nos últimos anos, um crescimento superior a 50% no volume de cirurgias, chegando a ser o segundo do país em volumes de cirurgias e procedimentos da especialidade de cirurgia bucomaxilofacial.

A inauguração do heliponto – o único suspenso da capital –, novos leitos de UTI, reformas de equipamentos e da infraestrutura do prédio, a reestruturação do pronto-socorro, que passou a ter nova entrada, nova recepção e salas melhores e mais amplas foram outras melhorias implantadas visando o bem-estar e a qualidade na oferta do serviço de saúde ao paciente e seus familiares.

Os esforços, investimentos e a atenção humanizada refletiram no nível de satisfação do cliente, medido pela Ouvidoria, que registrou incríveis 98,5% de clientes satisfeitos no ano de 2022. E também no reconhecimento junto à população capixaba como uma “estrela do mercado”, figurando como hospital público de referência entre a constelação de empresas e marcas que estão na lembrança do capixaba.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) escreve um novo capítulo na sua história e na história da saúde pública no Espírito Santo. É memorável por oferecer sempre o melhor e, mesmo em momentos difíceis, os capixabas têm a garantia de que podem contar com o hospital para um atendimento ágil, de muita qualidade e humanizado. O São Lucas é referência em saúde porque entende que o valor de ser uma marca ícone é o cuidado com a vida.