Sepé: desafio de crescer e evoluir, mas sem deixar a essência de lado

O representante do Arroz Sepé no Espírito Santo, Marcio Ferreira, recebendo o troféu de Marcas Ícones.

O Arroz Sepé está em constante crescimento, ocupando espaços em novos estados brasileiros, investindo em comunicação, otimizando seus processos e trabalhando para, em poucos anos, ser uma das maiores marcas de arroz do país.

Mais lembrada em Marcas Ícones na categoria Arroz, o Arroz Sepé passou recentemente por uma mudança na sua marca e, consequentemente, nas suas embalagens. Mesmo com a mudança, a qualidade e as características do arroz (saboroso e soltinho) não mudaram.

Saiba mais sobre a empresa nesta entrevista com o diretor comercial e financeiro da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), detentora da marca, Pedro Milton Bolzan de Franceschi.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Sepé é uma marca que transforma o agora? Por quê?

Transformar o agora está relacionado a pequenas coisas do dia a dia. É isto o  que a marca Sepé busca, transformar, nos pequenos detalhes, a vida das pessoas. Muitos fatores nos auxiliam a transformar o agora, mas os principais são garantir um produto de extrema qualidade na mesa dos brasileiros, gerar crescimento da cooperativa responsável pela marca Sepé, promover oportunidades para muitas famílias e estar em constante movimento, realizando mudanças e melhorias para continuar sendo uma marca líder.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

No dicionário, a definição de memorável é “algo que merece ser conservado na lembrança”. Para nós, o valor de ser uma marca ícone é ter a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Quando encontramos pessoas que cantam “Arroz é Sepé, como é bom, que bom que é” sabemos o quanto estamos inseridos na vida de milhares de pessoas, acompanhando o crescimento de gerações e deixando muitas lembranças nos nossos consumidores. Então, ser uma marca ícone para nós é crescer e evoluir, mas nunca deixar nossa essência de lado.

Diretor comercial e financeiro da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), Pedro Milton Bolzan de Franceschi.

 

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Para ser lembrada, uma marca precisa de um trabalho conjunto. Com toda a certeza, esse reconhecimento é proporcionado desde a lavoura dos produtores rurais, que diariamente trabalham para melhorar o cultivo do cereal, passando pelos colaboradores das nossas indústrias, que estão em constante melhoria para garantir a qualidade do nosso produto, até trabalho dos nossos representantes comerciais, que diariamente geram crescimento nas vendas, e, principalmente, os nossos consumidores, que não abrem mão de ter o Arroz Sepé nos seus lares.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

Sabemos que o mundo dos negócios está em constante evolução. O Arroz Sepé é uma marca produzida por uma cooperativa, regida pelos pilares do cooperativismo, fatores que historicamente já a tornam uma empresa que visa ao bem de todos que dela participam. Constantemente, temos evoluído processos para que possamos colaborar com o meio ambiente, desenvolvimento social e governança dentro da Cotrisel. Além de melhorias na produção, desde a lavoura dos associados até ao produtores rurais, realizamos constantes avanços nas nossas estruturas, para que elas possam ser o mais sustentáveis possível. Temos promovido investimentos em energia solar e reciclagem de matérias-primas. E na área social investimos no desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando crescimento e gerando mais oportunidades. Por último, na área de governança, buscamos ao máximo uma liderança colaborativa, pois, sendo uma cooperativa, nossos processos são democratizados e as tomadas de decisão são realizadas em conjunto. Os pilares da tríade ESG são indispensáveis para o futuro, gerando oportunidade de crescimento e preservação do nosso planeta.

“No dicionário, a definição de memorável é “algo que merece ser conservado na lembrança”. Para nós, o valor de ser uma marca ícone é ter a certeza de que estamos trilhando o caminho certo.”

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Nós somos movidos pelo “agora” e prezamos muito pela história que construímos com os nossos consumidores. O arroz é um produto comercializado há mais de 40 anos pela Cotrisel, e a marca Sepé está no mercado desde 1985. Dessa forma, acompanhamos muitas mudanças e precisamos nos adaptar a elas, mas nunca abrimos mão de nossa autenticidade, mantendo a qualidade do nosso produto, independentemente do cenário que estivermos enfrentando. Neste ano, realizamos a reformulação da nossa marca, para que, cada vez mais, possamos interagir com os nossos consumidores e tornar o produto atrativo, visando a uma boa comunicação e gerando crescimento e expansão dos negócios.

 

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos é necessário manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

Não só como empresa, mas como sociedade num todo, precisamos estar atentos às evoluções do mundo. Para nos mantermos como uma marca ícone, seguimos pautados pelo respeito com todos, geração de oportunidades, desenvolvimento de lideranças e cuidado com o meio ambiente.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Comprometimento.

HISTÓRIA DO ARROZ SEPÉ NO MARCAS ÍCONES