Sicoob: há 30 anos fazendo a diferença entre associados e sociedade

“Nutrimos uma relação de proximidade, geração de negócios e oportunidades e atuamos e projetos que causam impacto social positivo. Estamos transformando o agora.”

O biênio 2021-2022 para o Sicoob ES está sendo realmente memorável. Mais lembrado em Marcas Ícones na categoria Cooperativa, ele alcançou R$ 584 milhões em resultados das operações, chamados de sobras brutas, no fechamento de 2021. Nesse mesmo ano, o quadro social do Sicoob ultrapassou 500 mil pessoas e empresas, com a adesão de 105 mil cooperados no ano. 

Os planos para 2022 incluem a continuação da expansão física, com 45 novas agências até o fim do ano, e investimento em tecnologia para dar maior comodidade aos cooperados. A instituição financeira cooperativa também vai trabalhar para ser ainda mais competitiva em produtos como crédito imobiliário e câmbio, principalmente.

Saiba mais sobre a cooperativa na entrevista com o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. O Sicoob é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Com certeza. Somos uma instituição que tem como objetivo a transformação na sociedade. Essa meta se concretiza por meio de uma parceria firmada com os nossos associados e com as localidades em que estamos inseridos, e é por isso que já reunimos mais de 500 mil pessoas e empresas. Nutrimos uma relação de proximidade, geração de negócios e oportunidades e atuamos e projetos que causam impacto social positivo. Estamos transformando o agora.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

“O biênio 2021-2022 para o Sicoob ES está sendo realmente memorável. Mais lembrado em Marcas Ícones na categoria Cooperativa, ele alcançou R$ 584 milhões em resultados das operações, chamados de sobras brutas, no fechamento de 2021.”

Esse reconhecimento coroa uma atuação pautada na proximidade com as pessoas e empresas e eleva ainda mais o nosso grau de responsabilidade e de compromisso para que sejam gerados bons resultados, disponibilizadas soluções e experiências inovadoras e para que o cooperativismo de crédito amplie sua abrangência no Espírito Santo.

 

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

Somos lembrados porque estamos abrindo portas que as pessoas que não encontravam em outros lugares; pela nossa transparência e inclusão do associado em todos os passos dados pela instituição; pelo nosso atendimento focado em uma experiência marcante e pela quebra de barreiras, e também pelo impacto social que geramos em nossas áreas de atuação, como o estímulo da economia e o desenvolvimento de iniciativas para a educação financeira.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

Embora estejam ganhando relevância nas organizações convencionais somente agora, os padrões de ESG compõem os nossos pilares de atuação desde quando iniciamos, há três décadas. Nosso trabalho é focado na melhoria de processos e na capacitação constante dos colaboradores, assim como no desenvolvimento de iniciativas próprias e no apoio a projetos nas áreas social e ambiental. Esta perspectiva, de fazer a diferença onde estamos, é o que nos identifica como cooperativa. A adoção desses pilares pelas corporações é essencial para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais responsável.

 

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Essas são qualidades que integram o nosso padrão de trabalho. A atuação focada na autenticidade, inovação e transformação é o que tem aumentado a cada ano a credibilidade da nossa marca perante a sociedade capixaba. Esse é um dos motivos pelos quais o Sicoob ES figura, pelo 11º ano consecutivo, como vencedora da categoria Cooperativa na pesquisa Marcas Ícones.

Bento Venturim, recebe a placa de homenagem junto a superintendente comercial e de marketing, Giselle Alves.

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários manter sempre para ser uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

Estamos sempre monitorando as necessidades de nossos públicos, internos e externos, com vistas a atender as demandas da melhor forma possível. É necessário o comprometimento com a felicidade dos colaboradores e dos associados, estar atento às tendências e ampliar a proximidade com o público, que é o que temos feito por meio de diversos canais e agências inovadoras focadas no relacionamento.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Comprometimento.

 

HISTÓRIA DA SICOOB NO MARCAS ÍCONES