Sicoob: resultado de R$ 873 mi em 2022 e compromisso de continuar crescendo

Com bons resultados em 2022, cooperativa reafirma compromisso de ser uma instituição diferente das convencionais por meio da oferta de produtos e serviços financeiros. 

No exercício de 2022, as operações realizadas pelo Sicoob ES (todas as seis cooperativas juntas) geraram um resultado de R$ 873 milhões. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 49,6%, o que representa um incremento de mais de R$ 289 milhões em 12 meses.

A carteira de crédito ultrapassou os R$ 10,4 bilhões, o que representa um crescimento de 33,6% em relação a 2021. O valor agrupa todo o montante emprestado pelo Sicoob por meio de empréstimos, financiamentos, operações de crédito rural e descontos de recebíveis.

O destaque da carteira de crédito foram as operações de crédito rural, que superaram R$ 1,5 bilhão, registrando um crescimento de 70% em relação a 2021. Do montante liberado, 54% foram destinados a pequenos e médios produtores.

Os bons resultados somam-se a outra conquista. Em 2022, a agência de classificação de risco Fitch Ratings, uma das maiores do mundo, elevou as notas que indicam a solidez das cooperativas financeiras que compõem o sistema regional do Espírito Santo. O Sicoob ES passou a contar com a classificação AA-(bra), em longo prazo, e com a nota F1+, em curto prazo. A nova classificação indica alto grau de investimento, o que significa a confiança perante o mercado e contribui para a geração de novos negócios e investimentos.

“O Sicoob Espírito Santo sempre foi pautado pelo objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, por meio de serviços financeiros acessíveis e justos. Ao longo de nossa história, a instituição tem se destacado pela sua atuação em projetos sociais e ambientais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e da população. Além disso, a cooperativa tem expandido sua atuação, chegando ao Rio de Janeiro, Bahia e, recentemente, em São Paulo. O legado de justiça financeira e desenvolvimento do Sicoob Espírito Santo é a história que contamos e o futuro que escrevemos juntos hoje”, comenta o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Saiba mais sobre a marca mais lembrada na categoria Cooperativa da pesquisa Marcas Ícones na entrevista a seguir.

O tema de Marcas Ícones de 2023 é “As estrelas do mercado se encontram aqui”. Por que Sicoob é uma estrela do mercado? 

O Sicoob ES se destaca porque busca se conectar com as pessoas. Nosso propósito é continuar crescendo em conjunto a partir de um elo que hoje conta com mais de 600 mil pessoas e empresas. É essa união a responsável pelo engajamento que conquistamos na sociedade capixaba, assim como na fortificação da nossa marca no estado.

Qual o valor de a empresa / marca ser considerada uma estrela de mercado pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone? 

Ser uma marca ícone significa ser um modelo positivo para o povo capixaba. Aqui no Sicoob, trabalhamos para transmitir valores como cooperação, transparência, proximidade e confiança como itens essenciais para a evolução sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e produtiva.

Quais são os atributos que melhor descrevem a empresa / marca e por quê? Como eles são trabalhados em todos os níveis dentro da organização? 

A justiça financeira é posta em prática por meio do desenvolvimento de soluções financeiras que se conectem às reais necessidades dos cooperados, colocando-o em primeiro lugar. Esse trabalho também contempla a usabilidade aplicada aos nossos canais de relacionamento, facilitando o acesso do cooperado ao Sicoob.

Também há a participação de todos, ou seja, todos os associados têm o poder de decisão na cooperativa e também tomam ciência de todos os passos a serem dados. Essa transparência e gestão participativa são importantes para manter a solidez de nossa instituição.

E ainda proximidade, pois estamos perto e procuramos entender cada pessoa e empresa que confia em nós para atendê-los da forma mais personalizada possível. Essa preocupação gera diferença e ajuda na conquista e retenção de nossos cooperados.

Em 12 anos de Marcas Ícones, a empresa / marca sempre esteve presente entre as mais lembradas de sua categoria, na maioria das vezes como a mais lembrada. A que se deve essa constância na lembrança do consumidor? 

A lembrança se deve ao cumprimento do compromisso de ser uma instituição diferente das convencionais por meio da oferta de produtos e serviços financeiros. Nós realizamos essa missão a partir da construção de condições favoráveis aos associados, custos competitivos, investimentos social e ambiental e valorização do Espírito Santo, por meio do estímulo à economia, cultura, educação e cidadania no estado.

O consumidor tem estado cada vez mais preocupado com sustentabilidade, valorizando empresas / marcas com essa pegada. Além disso, diversidade e inclusão são temas urgentes e necessários, assim como ter propósitos claros e praticar a inovação e a criatividade. Como a empresa / marca está posicionada e atuando com relação a essas exigências? 

Esses são temas que compõe a estrutura básica de atuação de nossa cooperativa. Acolher, integrar e permitir são verbos essenciais para uma atuação de sucesso e que visa à conquista de resultados positivos e ao aproveitamento máximo de talentos.