Top of mind: espaço valioso na mente do consumidor

Níveis elevados de lembrança colocam marcas como top não só em suas categorias, mas em toda a pesquisa. Em 10 anos de Marcas Ícones, marca capixaba foi top of mind em todas as edições.

Marcas Ícones é uma pesquisa de lembrança de marca que revela aquelas que são mais lembradas em mais de 70 categorias divididas entre os segmentos Alimentos e bebidas; Artigos para casa; Artigos pessoais; Comércio de alimentos; Educação; Empreendedorismo; Finanças; Imóveis, construção e reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços especializados, e Veículos. Há 10 anos, os entrevistados respondem “qual a primeira marca que lhes vêm à cabeça quando se fala em [categoria]”.

A diretora financeira e de marketing da Sal Globo, Maria Izabel Braga Ferlin, exibe os troféus de Marcas Ícones.A marca capixaba foi top of mind em todos as edições da pesquisa.

Algumas categorias e marcas, entretanto, têm índices altíssimos de menções válidas dentro da amostra total pesquisada. São as categorias e marcas top of mind, aquelas que cuja lembrança de marca chega quase a 100%, revelando preferências e tendencias de consumo.

Nos 10 anos de Marcas Ícones, a marca Sal Globo foi top of mind em todas as edições da pesquisa. Vivo e Sepé tiveram destaque em nove anos, Coca-Cola e Garoto, em sete, e Regina, em quatro anos. Em 2021, as categorias com maiores menções foram Café (99% das pessoas entrevistadas conseguiram se lembrar de uma marca), Operadora de telefonia (99%), Refrigerante (98%) e Loja de calçado (98%).

Ser top  of mind, portanto, é o reflexo de todo o esforço da marca em comunicação e contato com o consumidor ao longo do tempo. Ganhar esse espaço de destaque na mente do consumidor não é algo fácil, principalmente nos dias de hoje, quando há facilidade na exposição a várias marcas e em diversos canais.

Além disso, não é por que uma marca atingiu índices que a colocam como top of mind num ano que ela será uma top of mind para sempre. Constância de exposição, consistência e discurso alinhado com os anseios do consumidor são fundamentais para a manutenção dessa posição.

Conheça as marcas que foram top of mind em todos os anos da pesquisa Marcas Ícones:

  • 2012: Coca-Cola, Garoto, OI, Sal Globo, Skol e Vivo
  • 2013: Coca-Cola, Garoto, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2014: Dacasa, Garoto, Moura, O Boticário, Pirelli, Regina, Sal Globo, Sepé, Shopping Vitória e Vivo
  • 2015: Coca-Cola, Dacasa, Garoto, Regina, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2016: Coca-Cola, Garoto, Regina, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2017: Coca-Cola, Garoto, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2018: Coca-Cola, Garoto, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2019: Garoto, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2020: Garoto, Sal Globo, Sepé e Vivo
  • 2021: Coca-Cola, Sal Globo, Sepé e Regina