Unimed Vitória: inovação como cultura

A Unimed Vitória completa 43 anos em agosto de 2022. Fundada em 27 de agosto de 1979, a cooperativa é referência entre as Unimeds do país e conta com mais de 2.600 médicos cooperados, 2.700 colaboradores e 366 mil beneficiários nos 19 municípios de atuação no Espírito Santo. Sua carteira de clientes cresceu 7,5 % em relação a 2020 e finalizou o ano de 2021 com quase 370 mil vidas. O objetivo é continuar aumentando o número de beneficiários e fechar o ano de 2022 com 380 mil vidas.

O diretor de Mercado da Unimed Vitória, Gustavo Peixoto, recebendo os troféus de Marcas Ícones pela cooperativa.

Um dos maiores projetos da Unimed Vitória para este ano é, sem dúvida, o lançamento da unidade avançada da Unimed Vitória no bairro São Geraldo, na Serra, que tem previsão de entrega da primeira etapa para o final de 2022. O espaço de Serviços em Unidade Avançada (SUA) é o primeiro negócio realizado pela Holding Unimed Vitória. A unidade terá 7.500 metros quadrados de área construída e capacidade de realizar até 30 mil atendimentos por mês.

Durante a pandemia, a cooperativa implantou o serviço de teleconsulta, que já fez mais quase 120 mil atendimentos. O serviço tem sido reforçado continuamente com mais médicos, que foram capacitados para atuar na telemedicina.

Saiba mais sobre a empresa mais lembrada nas categorias Plano de Saúde e Hospital Particular nesta entrevista com seu diretor-presidente, Fernando Ronchi.

 

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Unimed Vitória é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Em seus quase 43 anos de existência, a Unimed Vitória sabe que para ser líder de mercado em seu segmento é preciso estar em constante transformação. Dentro e fora da cooperativa, as dinâmicas mudam e estão em atualização constante. A Unimed Vitória é reconhecida por sua história consolidada e está sempre conectada às tendências da saúde, novidades tecnológicas e soluções que contribuem para melhorias nos serviços prestados aos beneficiários.

O cliente conhece e confia na Unimed Vitória. Durante a pandemia, por exemplo, os protocolos implementados pela Unimed Vitória foram atualizados sempre que as evidências eram mostradas pela ciência. Nosso protocolo virou modelo para todas as instituições do Espírito Santo. Por aqui, a transformação acontece de dentro para fora.

 

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone? E por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria?

Sempre fomos os mais lembrados em nosso segmento, o que demonstra o apreço da população do estado pela marca Unimed Vitória e a confiança no seu jeito de cuidar. Para o negócio, esse reconhecimento se reflete diretamente na carteira de clientes, que não para de crescer. Finalizamos o ano de 2021 com um crescimento de 7,5 % na carteira em relação a 2020. Com isso somamos 370 mil vidas.

O diretor de Mercado da Unimed Vitória, Gustavo Peixoto, recebendo os troféus de Marcas Ícones pela cooperativa.

Ser eleito uma marca ícone é fruto do trabalho que preza pelo bem-estar dos beneficiários da Unimed Vitória. Esse tipo de premiação reforça e legitima a qualidade dos serviços, já que a escolha é feita por voto popular. Temos como característica principal o nosso jeito de cuidar: um estilo que se aplica no dia a dia da nossa rede de atendimento, pelas mãos de um corpo clínico com quase 2.600 competentes médicos. A população capixaba reconhece esse valor.

O olhar humanizado, a atenção com cada paciente e a constante sintonia com as mais recentes atualizações da medicina são alguns dos principais fundamentos da cooperativa e formam base sólida para a reputação e imagem diante da população do estado, que reconhece a cooperativa como referência no mercado de planos de saúde. Só temos a agradecer pela confiança e seguimos numa busca constante pela alta qualidade e reputação de nossos serviços junto aos consumidores.

 

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

A Unimed Vitória é uma cooperativa que preza pela responsabilidade social, sustentabilidade e é comprometida com uma governança transparente e ética. Como uma cooperativa, o interesse pela comunidade é um dos seus princípios mais relevantes. Por meio do Instituto Unimed Vitória, implantamos ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental em diversas cidades do estado.

O Superintendente Comercial e Marketing da Unimed Vitória, Claudney Gonçalves Guimarães, recebendo os troféus de Marcas Ícones pela cooperativa.

Temos em nossa identidade corporativa a missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Constantemente nos unimos ao poder público para participar de ações que possam beneficiar as comunidades em que estamos inseridos. Em tempos de pandemia, por exemplo, nossos colaboradores voluntários trabalharam ininterruptamente em postos de vacinação contra a Covid-19 na Grande Vitória e em postos de testagem.

Desde setembro de 2012 o Instituto Unimed Vitória, uma organização sem fins lucrativos, vem promovendo a saúde por meio do esporte, cultura, do desenvolvimento comunitário, educação e meio ambiente. A seriedade e os resultados positivos permitiram que ele recebesse o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) do Ministério da Justiça.

 

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

Inovar. A inovação é um movimento que busca, constantemente, soluções para as dores e dificuldades de um negócio, seja de grande ou pequeno porte. Inovar é estar sempre atento às rotinas e procedimentos que podem ser aperfeiçoados. Na Unimed Vitória, a inovação é uma cultura que nasce e se desenvolve com os pés fincados no presente e olhar para o futuro.

Claudney Gonçalves Guimarães, Superintendente Comercial e Marketing da Unimed Vitória | Carolina Castro, Gerente de Marketing da Unimed Vitória | Gustavo Peixoto, Diretor de Mercado da Unimed Vitória.

Novas tecnologias, tendências de serviços, soluções que acelerem o atendimento e transformem a jornada do cliente de forma positiva: tudo isso contribui para que nosso segmento seja revigorado e mantenha-se atualizado.

Na cooperativa, a inovação é coisa séria. Temos ampliado o programa de inovação da Unimed Vitória, o Pulsar. Dedicado a potencializar a inovação na cooperativa por meio de parcerias para acelerar e desenvolver novos projetos, o Pulsar quer ainda disseminar a cultura de inovação dentro e fora de sua rede. Já temos trabalhado em parceria com o FindesLab desde 2020 e, em 2021, lançamos nosso próprio edital de inovação com desafios para startups de todo o país.

 

 

HISTÓRIA DA UNIMED VITÓRIA NO MARCAS ÍCONES