Viação Águia Branca: tradição e jovialidade para ir além

A Viação Águia Branca está em um momento de retomada das operações em nível pré-pandemia. Atualmente, as equipes estão concentradas no fortalecimento dos canais digitais e no investimento para ampliar a relação digital com o cliente, na continuidade de modernização da frota, no atendimento às demandas dos passageiros e nos investimentos voltados para a melhoria da experiência de viagem.

Saiba mais sobre a empresa mais lembrada na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros, de Marcas Ícones, nesta entrevista com o diretor comercial da Viação Águia Branca, Thiago Chieppe Juffo.

Diretor comercial da Viação Águia Branca, Thiago Chieppe Juffo.

O tema de Marcas Ícones deste ano é “Marcas memoráveis que transformam o agora”. A Viação Águia Branca é uma empresa que transforma o agora? Por quê?

Assumimos um papel de protagonismo, tomando a dianteira em projetos pioneiros de modernização que passaram a ser padrão no setor rodoviário, como a passagem digital e outras modalidades de venda de passagens. A empresa está em constante busca por inovação, apoiando e impulsionando essa evolução natural do setor. Estamos no mercado há mais de sete décadas, mas buscamos equilibrar tradição, jovialidade e inovação para ir além dos desafios.

Na Viação Águia Branca, acompanhamos o cenário com um olhar atento e contribuímos para a transformação por meio de ações que geram valor para a sociedade. A palavra agilidade ganhou forças no último ano por meio da criação e desenvolvimento do Programa Ser+, iniciativa que visa uma atuação pautada na agilidade e inovação.

Qual é o valor de ser considerada uma marca memorável pelo consumidor? Qual é o valor de ser uma marca ícone?

Não há valor que mensure o orgulho que estamos sentindo por esse reconhecimento. A Viação Águia Branca completará, em junho deste ano, 76 anos de história. Uma caminhada que começou a ser percorrida no Espírito Santo, mas que se expandiu para mais de oito estados brasileiros. É uma honra saber que construímos raízes e estamos presentes na memória dos capixabas ao longo deste tempo. Podemos dizer que a empresa está conectada com a história

de muitas pessoas. Mais que viagens, nós geramos experiências e contribuímos para a realização de sonhos, reencontros e oportunidades.

“Assumimos um papel de protagonismo, tomando a dianteira em projetos pioneiros de modernização que passaram a ser padrão no setor rodoviário, como a passagem digital e outras modalidades de venda de passagens[…]”

Por que a empresa foi a mais lembrada em sua categoria? Na sua avaliação, que características do negócio colaboraram para isso?

A premiação representa o reconhecimento de um legado. Temos uma atuação baseada nos seguintes pilares: Estratégia, para fazer escolhas pautadas na realidade do mercado e de nossos clientes; Inovação, característica presente no DNA da empresa e que nos ajuda a lidar com a transformação de forma natural e ampliar nossas perspectivas, e Pessoas, porque elas são o centro de tudo e fazem, verdadeiramente, as ações acontecerem.

Esses pilares representam as nossas principais características, aquelas que definimos como essenciais para firmar uma relação de confiança com os passageiros. Do time de colaboradores aos clientes, nosso compromisso é um só: mover o mundo com excelência e respeito às pessoas, proporcionando a melhor experiência de viagem.

Como a empresa tem trabalhado os pilares da tríade ESG? Qual a importância disso não só para a empresa, mas também para a sociedade e o mundo dos negócios?

A Águia Branca considera relevante a discussão desse tema e o conduz por meio de políticas internas cada vez mais robustas, assumindo importantes compromissos, especialmente aqueles que estão relacionados ao cuidado com o meio ambiente.

Entre as ações, trabalhamos com o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos ônibus, direcionando-a para um sistema de tratamento e reúso. Uma iniciativa que já soma mais de 30 anos e contribui diretamente com a redução de metade do consumo de água.

Além do sistema de coleta e reaproveitamento da água de chuva, implantamos recentemente um novo formato de captação da água proveniente do ar-condicionado da unidade matricial para utilizá-la na lavagem dos veículos e demais atividades de limpeza.

Contamos ainda com um programa de condução econômica, existente há mais de 20 anos, cujo objetivo é reduzir a quantidade de consumo de combustível por meio do treinamento, conscientização e reconhecimento dos motoristas.

Também estamos fortalecendo cada vez mais os processos relacionados à governança, tendo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais como principal norte no que tange à privacidade e à segurança dos dados de nossos clientes e colaboradores. Temos como importante apoio o Comitê de Compliance, que atua de forma estratégica na identificação de riscos, análise de conformidade com normas e procedimentos, gerenciamento de controles internos e na garantia de adoção de comportamentos éticos.

“Não há valor que mensure o orgulho que estamos sentindo por esse reconhecimento. A Viação Águia Branca completará, em junho deste ano, 76 anos de história[…]”

O “agora” é muito marcado pelos atributos autenticidade, transformação, inovação e credibilidade. Como eles estão presentes na empresa e como os consumidores podem percebê-los?

Cabe a nós, enquanto empresa, analisar os movimentos do mercado e atender as demandas do passageiro. Isso significa que precisamos estar sempre um passo à frente e, nesse processo, a inovação é ainda mais essencial. O cliente percebe e reconhece isso naturalmente.

Observando o aumento da digitalização da sociedade e percebendo que os clientes procuram cada vez mais as facilidades de se relacionarem com empresas por meios digitais, a Viação Águia Branca foi a primeira empresa do setor a oferecer passagens 100% digitais, investir em seu e-commerce e a aderir aos novos modelos de pagamento, como o Pix e PicPay. Recentemente a empresa lançou também o Zap Passagens, sistema de atendimento por WhatsApp com opção de compra assistida, com apoio de agentes de vendas das 350 agências localizadas por toda área de atuação da empresa.

Investimos em conectividade a bordo com USB e wi-fi para que o passageiro permaneça conectado ao longo da viagem. Além disso, precisamos destacar nossos esforços para unir segurança e tecnologia, visando melhorar essa experiência e agregar valor às viagens. Entre as ações, a empresa permite que o passageiro acompanhe as viagens em tempo real e também conta com uma equipe especializada do Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora 100% da frota por meio de videomonitoramento e possibilita respostas rápidas às necessidades operacionais durante as viagens.

Ações como essas são fruto de um esforço de toda a equipe para perceber quais são as necessidades reais de nossos passageiros. A credibilidade e a confiança são construídas no dia a dia dessa relação entre empresa e cliente.

A quais outras pautas empresariais a empresa está atenta atualmente? Quais comportamentos são necessários para se manter como uma marca ícone, reconhecida e lembrada pelo consumidor?

Segurança é um valor inegociável para nós, sendo um tema que sempre estará em evidência dentro da empresa para pautar as ações e os projetos. Não medimos esforços para investir em segurança em todas as frentes porque temos consciência da nossa responsabilidade ao transportar vidas.

Em uma palavra: o que transforma o agora é…?

O que transforma o agora é a Inovação. A atitude de inovar não está atrelada somente às tecnologias. Quando a inovação está presente no DNA na empresa, queremos dizer que as equipes estão trabalhando atentamente, visualizando as necessidades e demandas dos clientes. Na prática, enxergamos os desafios e procuramos oportunidades de melhorias e soluções constantemente.

HISTÓRIA DA VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA NO MARCAS ÍCONES