Neucimar Fraga (PSD) chegou ao debate do Folha Vitória pronto para confrontar com todas as forças o candidato Max Filho (PSDB) e isolar o atual prefeito Rodney Miranda (DEM). Entretanto, um atraso deixou o tucano de fora. Ficou claro, há pelo um mês, que os candidatos a prefeito deveriam estar na Rede Vitória às 20h30 e até às 20h55 dentro do estúdio.
Entretanto, com a justificativa de que estava em um evento importante, com 10 mil evangélicos, Max Filho chegou à Rede Vitória às 21h10 querendo participar a todo custo do debate, que havia começado pontualmente às 21 horas. Relembrado sobre as regras, o tucano tentou forçar entrada no estúdio onde acontecia a discussão entre Neucimar, Vasco Alves (PPL), Rodney Miranda e Rafael Favatto (PEN), mas foi impedido.
Posteriormente, Max Filho gravou um vídeo para as suas redes sociais dizendo que os participantes o impediram de participar do debate, mas essa condição nunca existiu. Não participou, pois não chegou a tempo. De qualquer forma, colocou sua assessoria à disposição para responder as perguntas dos leitores do Folha Vitória dirigidas à sua candidatura.
Frustrado pela ausência de seu principal alvo, Neucimar preferiu fazer perguntas ao candidato Rafael Favatto, enquanto Rodney Miranda formou duplinha com Vasco Alves. Como não tinha Max para atacar, o candidato do PSD chegou a utilizar o tempo de uma de suas questões para perguntar a Rodney quanto de emenda Max tinha destinado ao município como deputado federal. A resposta foi “nenhuma emenda” e “nenhuma ajuda”.
Mas indisposto a participar do jogo de Neucimar, que tentou convencer a população de Vila Velha de que Max é mais importante em Brasília para destinar recursos federais para a cidade – apesar de supostamente não ter enviado nada – Rodney quebrou as “asas” do concorrente. “Estou estranhando que as perguntas sejam dirigidas a um candidato que não está no debate” ironizou.
Não satisfeito, Neucimar – que sofreu alguns ataques de Rodney nas poucas oportunidades que o demista teve de o confrontar – ainda citou um isolamento que Vila Velha teria sofrido quando Max foi prefeito da cidade, por conta de uma tal rixa com Paulo Hartung (PMDB), e se colocou como aliado do Palácio, falando que estendeu tapete vermelho e tudo para o governador.
Rodney Miranda, para não ficar para trás, também citou o governador do Estado em uma oportunidade, se colocando como um amigo pessoal e parceiro do chefe do Executivo, e também se disse capacitado para fazer interlocuções importantes com o governo federal, sobretudo por conta da amizade que teria com vários ministros. Sem vontade de fazer um debate de ataques pessoais, tanto Rafael Favatto como Vasco Alves preferiram discutir sobre os seus planos de governo.
Ao final do debate, em conversa com a coluna, todos os candidatos lamentaram a ausência de Max Filho, principalmente – como não poderia deixar de ser – Neucimar Fraga e Rodney Miranda. O candidato do PSD disse que alguém que chega atrasado num debate representa o atraso, o que Vila Velha teria sofrido por muitos anos, com falta de articulação com o governo. Já Rodney preferiu salientar que todos os candidatos, com exceção do tucano, seguiram as regras.
Rixa também na Justiça
Neucimar conseguiu uma liminar na Justiça para que Max Filho retire do ar programa em que o ataca pelo Centro Odontológico e a piscina de uma escola no bairro Ilha dos Ayres, em Vila Velha. Fraga teria destruído essas obras, feitas por Max, em pleno funcionamento. A defesa do candidato ainda solicitou direito de resposta no programa do tucano.
Sanção
O candidato a prefeito de Marataízes, Robertino Batista da Silva – o Tininho (PRB) foi multado em R$ 5 mil por transmitir convenção partidária ao vivo pelo Facebook. Na denúncia, feita pela Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) e acolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o evento foi definido como propaganda eleitoral extemporânea.
Sanção II
O prefeito de Baixo Guandu e candidato à reeleição, Neto Barros (PCdoB), também levou multa a pedido da PRE/ES. Ele chamou toda a população para participar da convenção partidária, em vez de convidar apenas os filiados da sigla. De caráter eleitoral, as convenções devem se realizar em conformidade com as normas estatutárias do partido em período determinado pela Justiça.
Livre
O ex-diretor-geral do Detran, Carlos Lopes, foi absolvido pelo TRE-ES da acusação de prática de conduta vedada e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2014 em favor de Paulo Foletto (PSB) e Bruno Lamas (PSB).
Representação
Paulo Hartung (PMDB) participou de um debate no Congresso Brasil Competitivo, no painel “Os Desafios da Gestão Estadual”. Citando a conjuntura econômica adversa, o governador do Espírito Santo enalteceu medidas como a PEC que limita os gastos públicos.
Leia mais sobre o cenário político: