ARTIGO | Ames: há 100 anos, a casa dos médicos do Espírito Santo

Por Leonardo Lessa

Presidente da Associação Médica do Espírito Santo (Ames) 

A missão primordial da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), prestes a celebrar seu centenário, em 2024, é promover a excelência e valorizar a prática médica através da formação, inovação e aprimoramento das técnicas, visando proporcionar cuidados de qualidade superior aos pacientes e comunidades. Para marcar essa ocasião especial, a Ames lançou o livro “Ames 100 anos: trajetória e perspectivas”, escrito pelo respeitado jornalista, professor e pós-doutor em Comunicação José Antonio Martinuzzo.

Ao longo de seus 100 anos de existência, a Ames emergiu como uma das instituições mais influentes na discussão sobre questões médicas no Espírito Santo, especialmente relacionadas à prática médica, saúde pública, cuidados hospitalares e avanços na área da Medicina. Fundada em 10 de janeiro de 1924 pelo médico Archimimo Martins de Mattos, a então conhecida como Sociedade Espírito-Santense de Medicina e Cirurgia tornou-se referência no estado e hoje é a casa dos médicos do Espírito Santo.

Dessa forma, o livro é um marco para reforçar e revitalizar o compromisso da Ames para as próximas décadas. O livro-documento destaca várias iniciativas, sendo duas delas de especial significado, uma de natureza intelectual e outra prática, ambas essenciais para moldar o futuro da associação.

A iniciativa intelectual é o Plano Estratégico Ames +100, elaborado para estabelecer diretrizes de longo prazo que visam fortalecer a identidade da Associação, aumentar sua base de associados e diversificar suas fontes de financiamento. Isso, por sua vez, tem o objetivo de promover a excelência médica, defender os interesses da classe médica e contribuir para o avanço da saúde no estado.

A iniciativa prática envolve a inauguração de uma nova sede para a associação. O novo espaço físico não apenas homenageia a história e missão da Ames, mas também se renova ao refletir as aspirações futuras da instituição, tornando-se um ponto de referência para o fortalecimento e o desenvolvimento da Medicina na região.

Em 2023, a Ames conquistou um novo e moderno espaço para sua sede, com uma área administrativa completa, incluindo recepção, gerência, sala de reuniões, cozinha e depósito. Além disso, destaca-se a inauguração do novo auditório Dr. Luiz Buaiz, com capacidade para 200 pessoas e equipado para a realização de eventos de médio e grande porte, tanto científicos quanto empresariais e culturais, atendendo às necessidades da comunidade médica capixaba.