Cooperativa de saúde investe em novos serviços e parcerias no ES

Uma das novidades da Unimed Vitória para este ano é o estabelecimento de uma nova parceria com um centro de neurodesenvolvimento para crianças e adolescentes, localizado na Serra. 

A Unimed Vitória está focada em garantir a melhoria constante dos serviços oferecidos aos seus beneficiários. Com uma carteira de mais de 400 mil clientes distribuídos em 19 cidades do Espírito Santo, a cooperativa de saúde quer garantir a entrega de novos serviços.

Um dos exemplos é a parceria com a Unin, um centro de neurodesenvolvimento inaugurado este mês no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra. Construída pela holding Unimed – UVXP, a unidade é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes neurodivergentes, com quadros como o autismo. Agora, ela faz parte da rede credenciada da Unimed Vitória.

De acordo com o diretor-presidente, Fabiano Pimentel, o estabelecimento da nova parceria vai ao encontro da necessidade dos usuários, que estão presentes em todo o mundo, já que estudos do Central of Disease Control (CDC) mostram que a prevalência de autismo passou de 1 a cada 160 crianças nascidas em 2004 para 1 a cada 36 em 2023.

“Com essa nova parceria, nós proporcionamos um atendimento qualificado a essas crianças e adolescentes. A Unin conta com 16 salas de atendimento nas especialidades de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia”, explica Pimentel.

Melhorias e ampliações

Em 2023, a Unimed Vitória também já realizou outros investimentos em suas unidades próprias de atendimento. Um exemplo é a abertura do Pronto-Atendimento para crianças. Assim, somente os casos de urgência e emergência passaram a ser direcionados para o Pronto-Socorro Infantil, que também ampliou a capacidade de atender pacientes.

A Unimed Diagnostico, por sua vez, expandiu a agenda. Agora, os exames podem ser realizados durante as madrugadas, além dos fins de semana. Ressonâncias, por exemplo, podem ser marcadas para até as 3 horas de segunda à sexta-feira e até a meia-noite aos sábados e domingos. A unidade, que completou 25 anos este mês, também realiza outros exames, como tomografia computadorizada, mamografia digital, radiologia digital, ultrassonografia e densitometria óssea.

“Nós identificamos que havia essa demanda de pessoas que, em razão de compromissos familiares e de trabalho, não conseguiam fazer exames por não terem horários disponíveis durante o dia. Essa ampliação é uma forma de permitir que todos possam se cuidar melhor. É uma forma de cuidar”, diz a diretora de Recursos Próprios, Adriana Botti.

Telemedicina e humanização

Outro investimento feito pela cooperativa como forma de atender às necessidades dos usuários, especialmente daqueles que moram em regiões distantes ou têm dificuldades de locomoção, é a garantia do serviço de telemedicina. As consultas à distância são oferecidas pelo Centro de Especialidades da Unimed Vitória (Clínica Médica, Pediatria e Anestesiologia), pelo Unimed Personal (Medicina da Família e Pediatria), pela Unimed Oncologia (Nutrição e Psicologia) e pelo Viver Bem (Nutrição, Psicologia e Enfermagem).

“A consulta a distância traz mais agilidade no atendimento e, consequentemente, para o início do tratamento. O cliente ainda evita contato com outros pacientes que possam estar com sintomas gripais, por exemplo, diminuindo o risco de contaminações”, pontua o diretor de Provimento de Saúde, Alexandre Tironi.

Fabiano Pimentel ressalta que seja presencialmente ou à distância, um dos pilares da Unimed Vitória é a oferta de um atendimento mais humano e acolhedor. Ele cita como exemplo a Maternidade Unimed, onde as famílias, especialmente as mães, têm acesso a uma série de ações realizadas em conjunto com o Serviço Social. Entre elas, o Cine Utin, uma sessão de cinema para famílias com bebês internados, e a alta comemorada, um momento em que a saída dos bebês que passam por um longo período de internação é celebrado por familiares e profissionais da saúde.

“Esse é o nosso jeito de cuidar. Enxergando o ser humano como um todo. Queremos ser ainda mais uma referência em plano de saúde e também no cooperativismo em todo o país”, finaliza Pimentel.