Grupo Santa Casa de Vitória reúne filantropia, cuidado e formação em suas unidades

Instituição de saúde mais antiga do estado soma tradição e modernidade para cuidar e formar novos profissionais. 

Imagine uma instituição atravessar cinco séculos de história sem perder sua razão de existir. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, segunda Santa Casa mais antiga do Brasil, chega aos 478 anos de fundação honrando o mesmo compromisso firmado no ato de sua criação, em 1535: amparar os mais necessitados com qualidade e dignidade. Do período colonial até 2023, o mundo evoluiu e a saúde também. Sem perder sua tradição, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória cresceu, se modernizou e se tornou uma das maiores redes de assistência, ensino e pesquisa em saúde do Espírito Santo.

A vocação para a filantropia e o cuidado se estende hoje para as três unidades hospitalares que fazem parte do grupo. Uma delas, o Hospital da Santa Casa, em Vitória, completa 205 anos de existência no mesmo endereço, na Vila Rubim. Lá, assistência, ensino e pesquisa acontecem simultaneamente, no segundo maior centro de especialidades médicas do Espírito Santo.

Pioneirismo e caridade

O hospital, geral e filantrópico, realiza cerca de 250 mil atendimentos por ano, ofertando serviços de saúde qualificados a toda a população capixaba, além de pacientes dos estados vizinhos, que também o procuram em busca de atendimento seguro e de qualidade.

Com a responsabilidade de ser o primeiro hospital da história capixaba, a Santa Casa de Vitória trabalha, dia após dia, o seu compromisso com a saúde. Afinal, foi pioneira em vários momentos da história do Espírito Santo: o primeiro hospital do estado, a primeira enfermaria com pacientes divididos por sexo para maior conforto e segurança, o primeiro serviço funerário capixaba, o primeiro banco de leite humano, entre outros importantes momentos em que a população mais necessitou de auxílio, como nas pandemias da gripe espanhola (1918) e do coronavírus (2020).

Hoje, a Santa Casa de Vitória é referência em diversas especialidades médicas, como os serviços de Ginecologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiovascular, Cirurgia Geral, além de ser o único hospital capixaba habilitado no estado para: Doenças Raras – Angioedema; Atendimento de HIV com cirurgia de lipodistrofia; Cirurgias Eletivas Ortognáticas; e atendimento cirúrgico da deformidade da coluna. É da Santa Casa, também, o maior laboratório de Eletrofisiologia do Espírito Santo, e a instituição é habilitada como referência em alta complexidade cardiovascular desde o ano de 2018.

Sem parar no tempo, a instituição busca, constantemente, se modernizar e trazer o que há de mais adequado em tecnologia e equipamentos médicos, tornando os atendimentos cada vez mais ágeis e precisos, o que possibilita o alcance de resultados muito importantes para a Santa Casa e para a saúde capixaba.

O ano de 2022, por exemplo, foi marcado por recordes históricos para a instituição. A Santa Casa de Vitória realizou, por diversos meses, o maior número de cirurgias de sua história, chegando a realizar procedimentos em até 1.307 pacientes dentro de um único mês.

Novas vidas

De portas abertas para a vida, a Maternidade Pró-Matre é fundamental para a saúde capixaba. Desde sua fundação, em 1939, ela já foi responsável por trazer ao mundo cerca de 70% dos moradores de Vitória. Atualmente, colhendo os resultados da incorporação à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, realizada em 2016, a Pró-Matre está no topo da lista em números de partos SUS no Espírito Santo. Com cerca de 6 mil partos realizados por ano, a maternidade tem o maior volume de partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O segredo? Organização, comprometimento e oferta de serviços de qualidade, tornando a chegada de novas vidas um momento inesquecível para cada família que procura a maternidade da Santa Casa.

“Tudo o que fazemos é em prol da boa assistência. Trabalhamos para mostrar que é possível um SUS que funciona, que acolhe, que resolve e que transforma vidas”, resume a diretora técnica da maternidade, Rosani Caiado.

E se promover saúde já é um grande desafio, retomar os trabalhos após uma pandemia mundial é ainda mais complexo. “Imagine ser uma maternidade de porta aberta e enfrentar a Covid-19. Isso nos ensinou muito. Atravessamos o período com responsabilidade e conquistamos, ainda mais, a confiança do público”, conclui Rosani.

Na unidade, localizada no coração de Vitória, são atendidas mamães dos mais diversos pontos do Espírito Santo, tendo o maior volume de atendimento voltado a pacientes de Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana e Domingos Martins. Além disso, também é comum receber pacientes vindas de estados como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, em busca do padrão Santa Casa de Vitória de atendimento.

Região Serrana

Mais recentemente, em 2022, um novo capítulo começou a ser escrito. O Hospital Dr. Arthur Gerhardt, da cidade de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, foi incorporado à Irmandade da Santa Casa e tornou-se a terceira unidade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Com a incorporação, em agosto de 2022, o grupo passou a contar com três hospitais próprios em nossa rede hospitalar.

Os objetivos para o novo hospital são muitos e desafiadores, como a volta das cirurgias e a ampliação dos atendimentos. Por isso, algumas mudanças e melhorias já começaram a ser vistas nos primeiros meses de gestão da Santa Casa, como o ajuste das escalas de trabalho, a revisão dos contratos e as manutenções estruturais.

Além disso, já estão em funcionamento o novo centro cirúrgico e o novo pronto-socorro do hospital, com uma estrutura moderna e equipada, tanto para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte quanto para os atendimentos de urgência e emergência. O pronto-socorro conta com mais de 700 metros quadrados, divididos em recepção adulto e infantil, consultórios, centro de diagnóstico e também salas de observação infantil e adulto. Já o novo centro cirúrgico do hospital conta com três amplas salas cirúrgicas, farmácia-satélite, vestiários masculino e feminino, além de sala de recuperação pós-anestésica.

E o apoio da população tem feito toda a diferença. Em menos de um ano de gestão, já é possível transformar a realidade do hospital. A população da Região Serrana abraçou o projeto e tem ajudado de diversas formas, doando alimentos, promovendo ações, colaborando com materiais e, o principal, confiando que é possível mudar para melhor. E as melhorias na unidade não param. Além do novo pronto-socorro e do centro cirúrgico, também foram construídos um novo refeitório e uma cozinha hospitalar. O objetivo da instituição é que a instituição esteja preparada da melhor forma para atender a população com respeito, qualidade e dignidade.

Tradição e excelência

Parte do Grupo Santa Casa de Vitória, no segmento da educação, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) é uma instituição de ensino superior privada com 55 anos de experiência no mercado, sempre entregando qualidade e excelência na formação de profissionais de saúde. Ao todo, mais de 6,5 mil médicos foram formados na instituição, além de assistentes sociais (949), fisioterapeutas (869) e enfermeiros (814) e farmacêuticos (727).

A Emescam é reconhecida pela qualidade do ensino e pelo alto índice de aprovação de seus estudantes em exames de certificação profissional e em programas de pós-graduação. Resultados obtidos graças a dois fatores, em específico. Primeiro, a qualidade do corpo docente; segundo, a estrutura oferecida para que os estudantes possam aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Ao longo de 55 anos de existência da nossa escola – comemorados em 2023, juntamente dos 50 anos de formação da primeira turma de medicina –, continuamos nos mantendo inovadores e atualizados. Contamos com amplos laboratórios, biblioteca, clínica-escola e hospital-escola para aprendizado na prática. São diferenciais de extrema importância para quem precisa estar bem preparado para cuidar de vidas”, ressalta o diretor da Emescam, Cláudio Medina da Fonseca.

Além dos cursos de graduação, a Emescam é um importante centro de especialização, com pós-graduação e mestrado em saúde. Tudo para que os profissionais formados sejam altamente capacitados e estejam prontos para atuar no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, seja no Espírito Santo, no Brasil ou no mundo.

Através dos projetos de extensão, a Emescam também influencia a comunidade em seu entorno, ao mesmo tempo em que é influenciada por ela. Afinal, o aprendizado é construído em conjunto, entre estudantes, professores e comunidade, características que fazem com que mais de 100 mil pessoas fossem beneficiadas com os projetos de extensão e atividades de responsabilidade social da Emescam no ano de 2022.