Hospital Santa Rita: tradição oncológica e inovação com novo centro materno-infantil

O Hospital Santa Rita tem uma história de dedicação ao próximo e solidariedade e desempenha importante papel na promoção da saúde da população capixaba. Fruto do empenho e da dedicação de sua mantenedora, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), foi inaugurado em 31 de março de 1970. 

Atualmente, é o complexo hospitalar mais moderno do estado e oferece atendimento geral nas mais diversas especialidades médicas, possuindo Centro de Medicina Robótica e Alta Tecnologia, onde estão o robô Da Vinci Xi (plataforma cirúrgica de última geração); o microscópio neurocirúrgico Zeiss Kinevo 900 (o mais completo do mundo), e o Laser Holmium (HoLEP), instalado em parceria com a empresa Angiosuturi. Além disso, dispõe do software de inteligência artificial, o Rapid, o mais moderno para diagnosticar acidente vascular cerebral.

Foto: Comunicação Hospital Santa Rita.

Em seu complexo hospitalar, o Santa Rita possui um Centro de Diagnóstico Avançado, com modernos equipamentos, como a tomografia com inteligência artificial, e o Centro Cardiológico, Neurológico e Vascular, onde o paciente é avaliado, acompanhado e tratado de forma interdisciplinar e plena em todos os momentos, seja no pronto-socorro, nas UTIs geral e coronária, na hemodinâmica, nos centro cirúrgico, nos apartamentos e nos consultórios. 

Recentemente, o hospital inaugurou as UTIs neonatal e pediátrica, também com equipamentos de última geração e que comporão o Centro Materno-Infantil Santa Rita, previsto para ser inaugurado em setembro deste ano.

Com vocação natural para prestar atendimento oncológico, o Santa Rita manteve sua tradição e hoje é o maior complexo oncológico do Espírito Santo, o único habilitado para realizar transplante de medula óssea, e também o mais moderno serviço de radioterapia do estado. As novas tecnologias adquiridas pelo setor de radioterapia conseguem precisar ainda mais o local do tumor e preservar os órgãos próximos do alvo antes de liberar a radiação.

“Não temos dúvida de ter recebido esse reconhecimento pela eficiência e pela qualidade da prestação dos serviços que oferecemos à sociedade, quer nos atendimentos voltados aos pacientes do SUS, quer nos de convênio e particular. Nosso trabalho é reconhecidamente de excelência e conta com alta tecnologia e equipes profissionais qualificadas, prestando atendimento humanizado”, ressalta a presidente da Afecc – Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla. 

Para ela, o reconhecimento em Excelência em Saúde se deu por a instituição trabalhar com humanização, acolhimento, atenção, comprometimento com o cuidado e resultados, eficiência, alta tecnologia e alta  resolutividade.

“Estamos entregando aos nossos pacientes um serviço de excelência e de alta qualidade, pilares que sempre foram prioridades em nosso hospital. Com esse reconhecimento, temos ainda mais responsabilidade em buscar as melhores e mais assertivas práticas no atendimento médico-hospitalar, para continuar sendo solução em saúde”, destaca o diretor-geral do Hospital Santa Rita, Marcos Dias Ayres.

Centro Materno-Infantil Santa Rita

O Hospital Santa Rita atualmente está em processo de melhoria contínua e ampliação dos serviços. No mês de julho, foi inaugurada uma moderna estrutura de UTI neonatal (Utin) e UTI pediátrica (Utip), com 10 leitos, equipamentos de última geração e acomodações bastante aconchegantes para crianças que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Foto: Comunicação Hospital Santa Rita.

Esse novo espaço comporá o Centro Materno-Infantil Santa Rita, um novo conceito em atendimento que será inaugurado em setembro deste ano. Serão 20 leitos, hotelaria moderna e diferenciada com estrutura de Utin e Utip. O centro também oferecerá às gestantes que optarem pelo parto em banheira de hidromassagem uma suíte específica, com todo conforto necessário para o momento do parto.

“Essa suíte, inclusive, já faz parte da nossa maternidade, sendo a primeira suíte de parto humanizado do Brasil, com o primeiro parto realizado em 1992. Ao longo desse tempo, a suíte foi modernizada e, agora, passa a integrar o Centro Materno-Infantil Santa Rita”, complementa Marilucia.

Com a inauguração do Centro Materno-Infantil Santa Rita, será oferecido ainda atendimento Cardioneurovascular, que vai facilitar e agilizar o atendimento dos casos de cardiopatias congênitas, sendo possível diagnosticar problemas estruturais no coração do bebê ainda dentro do útero materno e realizar procedimentos logo nas primeiras horas após o parto. Assim, esse será o primeiro centro materno-infantil de referência em alta complexidade cardiológica do Espírito Santo.