Hospitalar conta com equipe multidisciplinar para oferecer assistência personalizada

Conforto e satisfação do paciente e sua família são compromissos do hospital de transição, que inaugurou recentemente unidade com 3.500 metros quadrados no Lago Sul, em Brasília/DF. 

O Hospitalar é um hospital especializado no tratamento de pacientes com doenças ou condições que exijam cuidados personalizados, de forma a proporcionar maior qualidade de vida e recuperação mais eficiente. Promove tratamento e reabilitação especializada para pacientes acamados, com doença crônica, em cuidados paliativos ou finitude.

Dessa forma, o Hospitalar foi planejado sob uma ótica moderna e inovadora, com o objetivo de dar continuidade ao tratamento de forma responsável e profissional, sempre prezando pelo conforto e satisfação do paciente e sua família.

O hospital possuir estrutura física e tecnológica suficiente para garantir que 85% dos pacientes que rebaixam assistencialmente não precisem ser transferidos para um hospital geral. Isso se traduz na geração de qualidade de vida aos pacientes e resultados positivos a todo o sistema.

“Por possuir uma estrutura de menor complexidade em relação a um hospital geral, como a ausência de centro cirúrgico, por exemplo, um hospital de transição tem, consequentemente, um custo operacional menor e, com isso, consegue praticar uma precificação igualmente inferior, o que ajuda a desonerar a saúde suplementar. Esse mercado, conforme for se expandindo, inclusive, também pode ser benéfico para os próprios hospitais gerais, no sentido de viabilizar a liberação de leitos para pacientes com maior gravidade”, explica o diretor de relações institucionais do Hospitalar, Geraldo Luzia de Oliveira Junior (Juninho).

Ele lembra ainda que o Hospitalar é destinado não só para seus pacientes, mas também para quem está em casa, com atendimento ou internação domiciliar, construindo, assim, uma nova jornada do paciente crônico, com agravamento ou com alguma sequela.

“O tipo de tratamento disponibilizado por nós desafoga os hospitais gerais, de modo a complementar o atendimento à saúde sem que o paciente precise ser submetido ao ambiente hospitalar tradicional, diminuindo de forma significativa o risco de infecção e contribuindo para o bem-estar geral do paciente. Nosso tratamento é planejado pela equipe multidisciplinar com objetivo principal de reestabelecer uma condição de vida ativa com dependência mínima, respeitando o estado geral de cada paciente e visando a manter a qualidade de vida e a dignidade humana no decorrer da doença, promovendo o alívio da dor e outros sintomas que venham aparecer no dia a dia”, acrescenta Juninho.

A equipe do Hospitalar é multidisciplinar, formada por médicos; enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e dentista. “Priorizamos a eficiência e qualificação da nossa equipe no tratamento de questões físicas, emocionais, sociais e espirituais de cada paciente e de seus familiares. A capacidade de compreensão e carinho de cada profissional em relação aos desejos e particularidades dos pacientes são tão importantes quanto a infraestrutura tecnológica e arquitetônica. Assim, com foco na assistência personalizada e zelosa, possuímos uma equipe interdisciplinar completa e altamente qualificada, que ama o que faz e por isso se dedica e gera excelentes resultados”, ressalta o diretor.

Diferenciais

O Hospitalar cumpre todas as determinações legais exigidas pelos órgãos competentes, com estrutura adequada, equipamentos de suporte à saúde disponíveis e procedimentos operacionais elaborados sob a ótica técnica. Sua equipe multidisciplinar é competente e treinada para atender todas as demandas clínicas inerentes ao serviço oferecido. Um de seus diferenciais é o fato de a equipe ser estimulada a estabelecer vínculos afetivos com os pacientes e familiares, com o entendimento de que aquele paciente é especial para alguém e merece respeito e carinho nesse momento de debilidade.

“Os nossos serviços no ponto de vista técnico são semelhante aos de um hospital – com visitas médicas diárias, aplicação de medicações endovenosas, realização de exames complementares –, mas com a proposta adicional de buscar uma recuperação especializada e humanizada, através de visitas multiprofissionais, fisioterapia respiratória e motora extensiva, atuando de forma mais adequada nos problemas que mais afligem os pacientes crônicos em fase de desospitalização”, diz Juninho.

Um dos principais diferenciais do Hospitalar é o maior envolvimento familiar no tratamento do paciente, com realização de videochamadas e visitas presenciais liberadas 24 horas por dia, além do incentivo à participação das famílias nas atividades conjuntas de cuidados e reabilitação. Isso faz parte do objetivo e responsabilidade do Hospitalar de fazer com que o paciente e sua família se sintam bem, confortáveis e emocionalmente assistidos.

“Para o Hospitalar, ser uma empresa de excelência em saúde confirma que nossa metodologia de trabalho com foco no bem-estar do paciente e sua família cumpre com êxito o propósito para o qual temos nos dedicado. Nossa meta é que o paciente e sua família percebam que seu ente internado recebe o melhor tratamento possível e que, no fim do período de internação, ele saia com a sensação de que a experiência foi satisfatória e inesquecível.”