Odontopediatria: desenvolvimento adequado não só dos dentes, mas da saúde

Atendimento integral e global. Isso é o que as odontopediatras Beatriz Moura Dutra e Mara Tavares oferecem de gestantes a adolescentes em seu espaço em Vitória.

O trabalho das profissionais é proporcionar, da gestante à criança, desenvolvimento adequado, cuidando não somente de seus dentes, mas de sua saúde.

Foto: Dina Carvalho.

Para isso, é importante começar pelo pré-natal odontológico, porque proporcionar à gestante a oportunidade de cuidar não só da sua saúde bucal, mas também de levar saúde para seu bebê. “Há vários problemas bucais, bactérias, por exemplo, que podem ocasionar parto prematuro, pré-eclâmpsia ou o nascimento de um bebê de baixo peso”, conta Beatriz.

Nos dias iniciais do bebê, a atuação das especialistas se dá principalmente no auxílio à amamentação, no sentido de evitar a presença de bicos artificiais, que podem causar desmame precoce. “Durante essas consultas, temos condição de mostrar à gestante o porquê de não utilizar os bicos artificiais e que existem outras alternativas, além da mamadeira. A amamentação e o primeiro aparelho ortopédico funcional dos maxilares”, reforça Mara.

Além disso, as especialistas atuam na avaliação da linguinha do bebê no nascimento. A popular língua presa pode causar dificuldade na amamentação, na fala, na dicção e na mastigação. “Tudo isso pode ser avaliado enquanto o bebe é recém-nascido, e há procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos para corrigir essa questão”, pondera Beatriz.

Foto: Dina Carvalho.

Outro acompanhamento importante de ser feito na primeira infância é o relacionado às oclusopatias ou maloclusões, que são alterações não só na posição e dentes, mas nos ossos e músculos da face e do pescoço, podendo, inclusive, refletir na postura corporal. “O atendimento de ortopedia dos maxilares em tenra idade, até os cinco ou seis anos, é muito benéfico porque quanto mais cedo se faz a intervenção para mudar a direção do crescimento e desenvolvimento, melhor é. Não devemos deixar um bebê crescer com alguma alteração, seja de estrutura óssea, seja de posição dentária, até a troca total dos dentes para tratar”, afirma Mara.

Sobre o reconhecimento em Excelência em Saúde, Beatriz acredita que ele se deve ao fato de já ter ajudado muitas famílias e por seu esforço profissional, já que está sempre em atualização e em busca de oferecer o melhor. “Ter as famílias capixabas referenciando nosso trabalho  é uma conquista. Aqui nos preocupamos com tudo, principalmente com o bem-estar dos pacientes, numa união de esforços para oferecer sempre um trabalho de excelência”, ressalta Beatriz.