Saúde

Como regular o sono das crianças após as férias?

Se não houver tempo hábil para a adaptação, a sugestão é reservar de 20 a 30 minutos da hora do almoço para tirar um cochilo

Foto: Divulgação
Ambiente mais fresco com ar condicionado e ventilador facilita o sono das crianças. 

Festas, praia, sol, piscina... `Às férias são um dos momentos mais esperados do ano e, por isso, é comum querer aproveitar cada segundo delas, o que geralmente resulta em muita diversão e pouco horas dormidas. Porém, quando chega a hora da criançada voltar às aulas a situação complica para os pais, que precisam lidar com a relutância dos filhos em levantar cedo, principalmente aqueles que estudam de manhã.

A médica pneumologista e presidente da Associação Brasileira do Sono Regional do Espírito Santo, Jéssica Polese, conta que disciplina é a palavra-chave quando se fala em dormir bem, por isso, criar uma rotina de sono é muito importante. “O ideal é não sair da rotina, mas caso isso não seja possível, comece a colocar as crianças na cama mais cedo cerca de uma semana antes do fim das férias. É preciso priorizar boas noites de sono para enfrentar as tarefas sem cansaço e desânimo”, explica.

Se não houver tempo hábil para a adaptação, a sugestão da especialista é reservar de 20 a 30 minutos da hora do almoço para tirar um cochilo e recarregar as energias para concluir as atividades do dia. “As crianças que estudam de manhã podem dormir um pouco após o almoço, desde que o descanso não ultrapasse os 30 minutos, pois mais do que isso pode prejudicar o sono noturno”, ressalta a médica.

Outra dica da especialista Jéssica Polese é a preparação do quarto. Em dias de temperaturas muito altas é preciso buscar um ambiente mais fresco com ar condicionado, ventilador ou o que for da preferência da pessoa. “A temperatura mais baixa ajuda a dormir, enquanto a temperatura alta atrapalha e faz sofrer para pegar no sono”, conclui. 

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