Saúde

Dez dicas para manter-se saudável mesmo na correria diária

Alimentação equilibrada associada a atividade física regular melhora, por exemplo, o ritmo de sono, regula o intestino e diminui o acúmulo de gordura abdominal.

Foto: Divulgação
Bons hábitos alimentares são heranças que também podem ser deixada pelos pais. 

Uma alimentação saudável é de extrema importância para a saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, desde 2015, adotou uma data para conscientizar a população sobre o valor de se comer bem: 31 de Março, Dia da Saúde e Nutrição. A data tem o objetivo de alertar pessoas e instituições públicas e privadas sobre os cuidados com os hábitos alimentares.

A campanha defende o consumo da comida feita em casa e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura e o uso cada vez menor de ultraprocessados.

De acordo com a nutricionista do Programa Viver Bem da Unimed Vitória, Dalyla Formagine, uma alimentação equilibrada associada a atividade física regular melhora o ritmo de sono, a função cardíaca, a composição corporal, regula intestino, diminui acúmulo de gordura abdominal, melhora disposição e humor, o que aumenta expectativa de vida.

“O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido e, muitas vezes, elas acabam optando por alimentos práticos e rápidos e deixam o exercício físico de lado. Entretanto, há alternativas fáceis para manter-se saudável mesmo na correria”, garantiu a especialista.

01. Reserve horários para preparar seus alimentos: prepare as refeições com antecedência, higienize legumes e verduras, corte frutas e organize lanches;

02. Faça sua lista de compras: isso garante que seu cronograma de cardápio seja cumprido;

03. Armazene de maneira adequada: opte por potes de vidro, pois conserva melhor os alimentos;

04. Reserve um dia para ir às compras: ajuda a manter a organização;

05. Escolha versões integrais: eles ajudam no bom funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e oferecem mais nutrientes;

06. Respeite sua fome e sua saciedade;

07. Leve sua marmita: saber a origem do que você come, como é preparado e não precisar ficar à mercê de alimentos que come na rua também contribui para uma alimentação saudável;

08. Use temperos naturais: quanto menos produtos industrializados, melhor. Temperos industrializados, além de sódio, têm também grande quantidade de conservantes.

09. Reduza a quantidade de açúcar: se permita sentir o sabor original do alimento.

10. Hidrata-se

Pontos moeda