Saúde

Veja como armazenar alimentos corretamente para preservar os nutrientes

Segundo a especialista, por exemplo, os melhores recipientes para armazenar os alimentos são os de vidro

Foto: Divulgação

É muito comum em casa as pessoas guardarem os alimentos sem os cuidados necessários. Com isso, além de perderem os nutrientes, muitos acabam se estragando com facilidade.

Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Letícia Bolzan Cabral ensina alguns cuidados simples para evitar o desperdício e garantir a qualidade dos alimentos.

A primeira delas é guardar separadamente frutas e verduras. Com isso, é possível garantir suas texturas e propriedades de sabor.

“Além disso, algumas frutas como maçã, pera ou abacate emitem o gás etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Por outro lado, se você quiser acelerá-lo basta colocá-las próximas às frutas verdes”, ensinou.

Outra dica é que muitos alimentos têm suas propriedades melhores conservadas quando são mantidos em temperatura ambiente. “Melão, batata, alho ou banana, por exemplo, devem ficar na fora da geladeira”.

Em relação as folhas, antes de guardá-las é importante retirar a água acumulada nelas após a lavagem. “Orienta-se guardar os folhosos em recipientes secos e colocando entre eles uma folha de papel toalha”.

Alimentos que não forem utilizados a curto prazo devem ser congelados para manter sua durabilidade. “Frutas, por exemplo, devem ser cortadas em pedaços para posteriormente serem consumidas em sucos ou vitaminas”.

Muitos legumes também podem ser congelados. Para isso é usado uma técnica conhecida como “branqueamento”.

“Você pode cozinhá-los até que fique “al dente”. Em seguida mergulhe eles em um recipiente com água e gelo para dar um choque térmico até que fiquem frios. Depois disso, basta guardá-los em potes ou sacos plásticos e congelar”.

A nutricionista recomenda ainda que os melhores recipientes para armazenamento são os de vidro. “São os que garantem as propriedades dos alimentos, mantendo sua textura, cor e sabor”.

Pontos moeda