Selecione uma data
Abr 2020
15
Herminia Azoury a grande defensora da mulher.

Mulheres enfrentando o medo

Por conta da situação atual, com o confinamento em casa, aumentou o número de violência contra a mulher. Em torno disso, fiz uma minientrevista com a Juíza de Direito Herminia Azoury, que é Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica. Sobre o aumento da violência ela falou que cresceu sensivelmente, sem falar na subnotificação, não só no Brasil, mas no mundo. “Acho que o problema é muito maior que a realidade dos processos. Ainda há muita mulher que não consegue denunciar por medo, dependência psicológica ou econômica”.

From Cachoeiro: a aniversariante Tatiana Franklin recebe o carinho especial de sua mãe Marcia Machado.
Roberta Drummond, atuante no mundo décor.

Tribunal em cena

Ainda com Herminia: “O nosso Tribunal de Justiça baixou um ato normativo, no sentido de que Medidas Protetivas, independente da manifestação das vítimas, fossem prorrogadas até o dia 30. Também, o Instituto  de Inovação Win, que na abertura da 16ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, assinou com o Tribunal um termo de cooperação técnica, objetivando as vítimas de violência doméstica para que vencessem as dependências acima referenciadas, auxiliando via Rotary e outros, com cestas básicas as vítimas que se inscreverem para o curso: Mulheres  Enfrentando o Medo”.

A Juíza Herminia disse também

“Estamos dando prioridade a proteção das mulheres, mesmo com trabalho remoto, toda Medida Protetiva é apreciada imediatamente. Elas podem denunciar via 189 e 190, indo a DEAM (Delegacia da Mulher), ou a mais próxima, registrar o fato ou fazê-lo via Boletim online. Disse mais: “Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou um aplicativo muito interessante, onde donos de celulares com sistema operacional Android, já podem baixar na loja Google Play o aplicativo Direitos Humanos BR, para receber denúncias. É a nova plataforma digital”. – Bom dia, doutora Herminia.

Geise e Valdecir Torezani com os filhos Mirela e Miguel no domingo de Páscoa

Arquitetos e Designers

Como forma de atravessar esse momento de incertezas, Roberta Drummond (foto), sempre atuante, lançou uma campanha de solidariedade com arquitetos e designers através do Instagran da sua Innovare. A iniciativa visa cultivar pensamentos positivos e renovar a esperança e fé de que dias melhores virão. Além disso, os profissionais vão compartilhar um pouco do novo dia-a-dia, destacando como o trabalho em equipe pode ser eficaz mesmo no home office. O start foi com a arquiteta Sheila Basílio.

Tocando em frente

Marcelo Lages que é o Gerente de Cultura do Sesi/Findes e tem em seu currículo atuações como Militar e primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vem dando grande impulso ao nosso movimento cultural. Agora mesmo, estreou o projeto “Tocando em Frente”, levando música, esperança e muito carinho às pessoas que tiveram perdas recentes ou que têm familiares internados com Covid-19. No Domingo de Páscoa foi iniciado esse programa, que inclusive poderá ser transformado em uma websérie através do Facebook e Instagram.

A fagotista Ariana Mendonça se apresenta amanhã em concerto online.

FLASHES

Bom dia

Jorge Elias

Meu grande amigo Romulo Penina, ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, ligou para me cumprimentar na Páscoa. Ele disse que está fazendo "um cruzeiro, da sala para o quarto, da cozinha para a varanda". É aquele pração.

Luiza e Aylmer Chieppe, com todas as precauções que o momento requer, regressaram de Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde passaram o final de semana com a filha Kessia e o genro Nelson Saldanha. A casa de Kessia e Nelsinho, é de frente ao mar, com praia e big lancha para pescaria.

No Domingo de Páscoa um almoço bem incrementado reuniu à mesa Elcio Teixeira e Carlos Bernabe. Claro que a pièce de résistance foi a nossa tradicional torta capixaba, mas não faltou a deliciosa sobremesa, a Banoffee de banana com leite em pó e creme de avelã.

No domingo quem ligou do Rio para cumprimentos pascoalinos foi o meu amigo Antonio Rodrigues dos Santos. Detalhe: ele é dono do mais bonito sítio em Anchieta, em frente ao mar.

Rodrigo Rabello Vieira, Marcelo Altoé, Guilherme Machado e Haroldo Santos foram os nomes à frente da live promovida pelo nosso Ibef, com o tema “Novas práticas tributárias, trabalhistas e contáveis para as empresas em dias de quarentena”.

A nossa Faculdade de Música estará oferecendo atividades não presenciais para os alunos dos cursos de Graduação em Música, alternativa para manter a estratégia de isolamento durante a pandemia da Covid-19.

Um detalhe sobre os dias atuais: durante a quarentena e o isolamento social, a audiência de TV apresentou uma alta em todo o país. Dados da Kantar Ibope apontam que o tempo médio que cada pessoa passou assistindo TV diariamente na última semana foi de 7h45.

Desde ontem, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo está se apresentando ao vivo pela sua rede social com a série “Café da Manhã com a Orquestra”. Cada músico se apresenta direto de sua casa, com início a partir das 8h30.

Por falar em nossa Orquestra Sinfônica, fazendo parte do seu projeto “Café da Manhã", amanhã teremos a participação da fagotista Ariana Mendonça, que por sinal também atua no Grupo de Louvor da Igreja Cristã Maranata da Enseada. Um talento. (foto)

O nosso jornal Folha Vitória, líder no mundo online, abriu um espaço esclusivo para publicação de atas, proclamas, editais, avisos e balanços. Evidente, com preços muito especiais.

Perguntar não ofende: como vão ficar as pessoas quando acabarem suas reservas em dinheiro? Como vão ficar os donos de micro e pequenas empresas se tudo continuar como está? Como os desempregados vão sustentar suas famílias?

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas