Selecione uma data
Jun 2021
15

Primeiro restaurante de moqueca

Como a assunto da semana foi em torno da nossa moqueca, inclusive elogiada por Michelle Bolsonaro, primeira dama do país, a Coluna HD aproveita para dar umas dicas sobre o assunto. O primeiro restaurante de Moqueca Capixaba foi criado em 1952, com o nome São Pedro, na Praia do Suá onde reina até hoje. Ele teve como fundador Hercilio Alves da Silva e sua mulher Almerinda. Durante duas décadas, reinou absoluto em Vitória como a principal referência em termos da culinária capixaba.

Os anfitriões de sábado, Carlota e Ricardo Gottardi.
Andreza e Percio Vilela no jantar de Carlota e Ricardo.

Ainda no São Pedro

O restaurante São Pedro, tinha no Hercilio o gerenciamento da empresa, na busca de melhores produtos e no contato com os clientes. Almerinda, filha de imigrantes italianos, comandava a cozinha, já respeitada como uma verdadeira alquimista, com mãos abençoadas para temperos. De acordo com o jornalista Cacau Monjardim, especialista no assunto, a receita da autêntica e tradicional moqueca capixaba saiu da cozinha de dona Almerinda.

Jantar dos Namorados

Carlota e Ricardo Gottardi receberam três casais amigos, noite de sábado, com mesas floridas e aquele capricho que é marca dos anfitriões e que também são gente boa. O mais importante, clima de alegria, harmonia e amizade. O motivo, vocês já sabem, era celebrar o Dia dos Namorados. Com eles, Teresa e José Carlos Lyrio Rocha, Ana Maria e José Luiz Coelho, Andreza e Percio Vilela. (fotos)

Teresa e José Carlos Lyrio Rocha, Ana Maria e José Luiz Coelho, sábado na Ilha do Boi.

Festival em São Mateus

Pela primeira vez em sua história, a cidade de São Mateus sediará o Festival  de Curtas (Ori)gens, voltado para jovens da periferia. O evento é idealizado por Alif Ferreira, deficiente visual, videomaker e produtor. Isso acontecerá de 1º a 6 de julho no canal oficial do festival no YouTube, com exibição de curtas metragens de capixabas, oficinas de audiovisual e por aí.

Recordar é viver...

Um dos lugares mais gostosos da Bahia para se curtir finais de semana ou férias é a Ilha de Itaparica, que fica na Baia de Todos os Santos, onde também está Salvador a capital da Bahia. Além de bela e convidativa, a ilha foi o primeiro lugar no Brasil a receber gado vacum, que veio da Europa. A praia “Mar Grande”, dessa ilha, era frequentada pelo famoso político Antônio Carlos Magalhães, onde tinha casa de lazer. A igreja da ilha foi construída em 1560. Lugar belíssimo.

A primeira dama Michelle Bolsonaro ganhou da vice-governadora Jacqueline Moraes uma panela de barro com a receita da moqueca capixaba, que finalizou com a máxima da cultura do Estado: “Moqueca é capixaba, o resto é peixada!”.

FLASHES

Bom dia

Virgininha Aboudib Sandri

Esta é do veterano jornalista carioca Jeff Thomas: "My next book será lançado no final do ano e você e Lady Dórea são meus convidados especiais".

A capixaba Margareth Dalcolmo, referência no mundo médico, lamentou por conta da pandemia, a morte do florista, "Valdir das Orquídeas", cujo ponto de venda era na Rua Lopes Quintas. "Ele me recebia sempre com enorme afeto, que nunca vou esquecer".

Quem gosta de se aventurar nas alturas do belo "Mestre Álvaro", que também é histórico, sua trilha já foi liberada. As pedras que impediam o trânsito já foram retiradas.

A vitoriosa do BBB-21, Juliette Freire, ficou super emocionada com o sucesso do dueto formado com Gilberto Gil. Disse ela: "Essa é a nossa alma dançando forró".

No novo livro de Mariza Neves Guimaraes "Praia do Canto - A Vida das Ruas", também estarão atuando, Lea Penedo Gonçalves, Lia Leal, Lolita Leal, Maria Heloisa Penedo, Alice Linhares, Maria Idalba Soneghet Barros e por aí...

Francisco de Almeida Gusmão fez recentemente uma cirurgia no Hospital Santa Rita e não para de elogiar a atuação do excelente cirurgião Edson Loureiro, que o deixou em forma.

Já falou-se muito em moqueca capixaba nesses dias e a Coluna HD dá mais uma dica: o suporte de ferro para as panelas de barro, que as sustentam sobre a mesa, foi criado por Hercilio Silva.

O Dia da Moqueca Capixaba acontece em 30 de setembro. Coincidência ou não, essa data é também o aniversário de Cacau Monjardim. Esse dia comemorativo foi criado pela Câmara Municipal, autoria do vereador Zezito Maio.

Paula e Aloizio Faria de Souza Filho, Carol e Leo Cavalcante, Mindla e Paulo Henrique Correa seguem próximo mês para os Lençóis Maranhenses, onde vão passar uma semana.

O Instituto Capixaba de Angiologia, formado pelos médicos Fabio Pereira, Pablo Mendes e Fabricio Rossi, divulgou sua primeira publicação internacional de estudo sobre a utilização do laser de alta intensidade no auxílio a melhora de quadros de Covid.

Personalidades que já degustaram a moqueca capixaba no restaurante São Pedro, do Hercilio Alves da Silva: o presidente Juscelino Kubitschek, governadores Carlos Lacerda (Rio) e Ademar de Barros (SP), o escritor Malba Tahan, a jornalista Elsie Lessa e por aí...

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas