Já posso escovar meus dentes sozinho?

Compartilhe esta notícia

Quando eu era criança costumava enganar meus pais na hora de escovar os dentes, principalmente quando a pasta não tinha gostinho de tuti-fruti. Para falar sobre esse assunto tão importante do dia a dia das crianças vamos contar com a Dra. Mara Tavares, especialista no tema.


  • Realmente é mais fácil e cômodo deixar nossos filhos escovarem os dentes sozinhos, mas a higiene bucal de bebês e crianças até os 06 anos de idade quem deve fazer é um adulto. Mesmo que eles queiram e insistam muito em realizá-la totalmente sozinhos, os pais ou responsáveis precisam assumir o controle, e entender que uma criança pequena não consegue ainda ter uma coordenação motora fina capaz de realizar uma escovação eficiente. O risco de permanecer com os dentes sujos é muito grande. Alem disso, quem deve também colocar a quantidade de pasta COM flúor indicada para a faixa etária é um adulto.
  •  A gente até pode deixá-los escovarem antes ou depois de nós, como forma de incentivo à criação do hábito, de melhorar a coordenação motora fina e de torná-los independentes, o que é excelente e importante, mas quem realmente realiza o “grand finale” é um adulto.
  •  Após os 06 anos de idade, mesmo que eles já façam sozinhos, é necessário ainda SUPERVISIONÁ-LOS, principalmente durante a escovação noturna, até completarem 10 anos de idade, já que muitas vezes, eles omitem certas áreas ou escovam correndo, do tipo “The Flash”⚡, facilitando em muito a chance de gengivite (inflamação da gengiva) e aparecimento de lesões de cárie!
    Filho dá trabalho sim, porém o retorno é garantido.
  • 👀 👀 Supervisione a escovação do seu filho, ele vai se sentir importante e lógico muito amado! 💟

Dra. Mara Tavares (CROES 2560) é Odontopediatra e Ortodontista Infanto-juvenil, atuando também na área de Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Para ela, a Ortodontia complementa a Odontopediatria e não deveriam ser separadas. Ama o que faz e faz porque ama. Diariamente, além de estudar muito, ministrar aulas, ela pratica uma Odontologia Afetiva.

☎3224 3981
Instagram: @crescersorrindo.com.br
Site: www.crescersorrindo.com.br

2 Respostas para “Já posso escovar meus dentes sozinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *