ANTES DE IR À PRAIA, CONFIRA A QUALIDADE DA ÁGUA!

Compartilhe esta notícia

Iniciamos mais um verão e ir à praia é um programa certeiro para a maioria daqueles que residem ou estão visitando o nosso litoral. Antes de mergulharmos de cabeça em nossas belas praias é importante, para não dizer fundamental, verificar a qualidade da água e condições para o seu uso.

Geralmente é medida a balneabilidade e a qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado com a água, seja por meio de um simples banho até práticas esportivas como natação e mergulho, onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, baseados em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não.

O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais¹. E essa contaminação traz prejuízos para nossa saúde e, principalmente, das nossas crianças!

As doenças associadas à água poluída por esgoto é a gastroenterite. Ela ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria², hepatite A³, cólera4 e febre tifoide5. Vamos aos cuidados que devem ser tomados:

  •  Não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias;
  • Evitar o uso das praias que recebem corpos d’água cuja qualidade é desconhecida; principalmente após a ocorrência de chuvas de maior intensidade;
  • Evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças e idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos

Confira, abaixo, os sites que divulgam os pontos favoráveis de balneabilidade na Grande Vitória:

https://www.vitoria.es.gov.br/balneabilidade.php

https://www.qualidade.iema.es.gov.br/scripts/sea0805.asp?municipio=6

https://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/desenvolvimento-sustentavel-praias-e-lagoas-qualidade-das-aguas

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade – [email protected]

*¹ são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.

*² é uma doença do intestino, especialmente do cólon, que resulta fortes dores abdominais, ulceração das mucosas, tenesmo e diarreia, sempre acompanhada de muco e sangue, após estágio inicial de diarreia aquosa.

*³  é uma doença infecciosa aguda do fígado, muitos casos apresentam poucos ou nenhum sintomas, especialmente nos mais jovens.

*4 é uma infeção do intestino delgado. Os sintomas podem variar entre nenhum, moderados ou graves.

* é uma doença infectocontagiosa. Os sintomas são febre alta (40 graus), forte diarreia, mal estar, tosse seca, dor de cabeça, dor de barriga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *