Poupando energia no banho

Compartilhe esta notícia

Já parou pra pensar em quanto de energia gastamos no banho?

não é só com a água que precisamos nos preocupar, e esse tipo de coisa passa despercebido as vezes, mas a nossa parceira Camila Malacarne, preparou um post super interessante pra nós sobre isso….

Em 2015, um estudo de gastos de energia elétrica da população do estado do Espírito Santo foi publicado informando que, por meio de um esforço coletivo, foram economizados 2,7 bilhões de litros de água ao longo dos três primeiros meses deste mesmo ano, volume suficiente para abastecer cidades como Vitória e Vila Velha por um mês. Já pensou se pudéssemos continuar neste empenho para uma economia da mesma quantidade de água, todo mês para o resto da vida? Sim, é possível e ainda economizando energia elétrica.

Se 70,6% de toda energia elétrica gerada no Brasil vem das hidrelétricas, podemos afirmar que economizar energia é a mesma coisa que economizar água. Considerando que para gerar 1 KW.H (quilowatt por hora) de energia elétrica são necessários 3,6 m3 de água (3600 litros) que chegará aos lares brasileiros.

O grande “ladrão” da conta de energia é o chuveiro elétrico. Ele tem representado, de forma geral, o responsável por 30% de despesas com energia. Dessa forma, prestar atenção ao tempo que ficamos no banho pode fazer bem ao meio ambiente e também ao orçamento.

Para um banho de oito minutos, a quantidade de água utilizada na hidrelétrica para gerar esta energia que tornará o seu banho mais morninho e relaxante, referem-se 32 litros de água.

Já que não temos (por enquanto) tecnologias renováveis em abundância como a solar e a eólica à disposição, temos que pensar em formas de uso consciente do recurso disponibilizado pelas hidrelétricas adotando ações simples em nosso banho, tais como:

  • Durante o verão mude a temperatura do chuveiro para morno ou frio, se você mora nas regiões mais quentes do Brasil compre chuveiros com classificação “A” pelo Selo Procel;
  • Diminua a duração do banho em até suficientes 10 minutos. Mais que isso já pode configurar desperdício e uso indevido de energia;
  • Enquanto não utilizar o chuveiro, deixe no frio – as funções stand by consomem entre 15% a 40% de energia, mesmo com os aparelhos desligados;
  • Poupe energia nos horários de pico, entre as 18h e às 21h;

Vamos economizar e prezar pela continuidade deste recurso tão precioso que é a água.

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *