Vou ser mamãe, e agora?

Compartilhe esta notícia

SPECIAL MÊS DAS MÃES

Descobri que estou grávida: e agora?

   Obstetrícia x Ginecologia? Qual a diferença?

Médico obstetra: é o médico que cuida da saúde e bem-estar da mulher e do bebê durante o período gestacional e logo após, no puerpério.

Médico ginecologista: cuida da saúde e das doenças do sistema reprodutor feminino em todas as fases da vida da paciente.

Dica: todo ginecologista tem formação em obstetrícia e ginecologia e pode auxiliar o cuidado da saúde da mulher em todas as fases. Caso seu ginecologista não atue como obstetra ele certamente te dará indicações e te aconselhará a encontrar um profissional adequado para essa fase da vida tão especial

Cuidados da mamãe – o pré-natal

Pré-natal é o acompanhamento médico da mulher, a partir do momento que ela descobre a gravidez.

É um acompanhamento que tem por objetivo preservar o bem-estar materno fetal durante toda a gravidez, investigando doenças que podem aparecer nesse período e persistir ou não após o parto.

Periodicidade: a grávida deve visitar o médico ginecologista, inicialmente, todos os meses. No fim da gravidez, o intervalo de tempo pode reduzir, dependendo de cada caso.

Normalmente, são recomendadas de 7 a 10 consultas durante toda a gravidez.

Exames solicitados durante a gravidez

Os exames que são solicitados às mamães dependem do período gestacional. Exames de sangue, urina e ultrassonografias podem ser pedidos.

A grávida pode e deve fazer o exame papanicolau se não estiver com o exame em dia. Nessa fase também investiga-se sorologias de HIV, sífilis, hepatites, entre outras.

Pediatra

O pediatra é o médico especializado na saúde de crianças e adolescentes. Ele acompanha este desenvolvimento, cuidando da saúde e bem-estar do bebê, a partir do nascimento.

Todas as especialidades e exames estão disponíveis na rede dr.consulta. Para mais informações acesse www.drconsulta.com.br

FONTE: Mayara Musarra Beozzo Dias ginecologista e obstetra da rede de centros médicos dr.consulta

image003

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *