Pequeno Gourmet indica receitas saudáveis para a Festa Junina

Compartilhe esta notícia

Quadrilha, noivos, bandeirinhas, músicas. Afinal, quem não adora as festas juninas?! O Pequeno Gourmet gosta muito e como nossa filosofia é unir diversão e alimentação saudável, preparamos duas receitas típicas para uma celebração em casa. As crianças irão amar – e os adultos também!

É importante lembrar que as comemorações juninas, assim como as festas infantis, podem ser verdadeiras armadilhas para a alimentação das crianças, pois a maioria das receitas típicas é preparada com grande quantidade de açúcar, óleo e até mesmo corantes. Camila Verdeja, fundadora do Pequeno Gourmet e mãe do Santiago, 4 anos, diz que existem outras dicas para os pais conseguirem driblar as opções não saudáveis servidas. “Até o Santiago completar dois anos, dizíamos que os docinhos da mesa eram para decoração. Hoje, costumo dar comida para ele antes de sair de casa ou então, levo uma lancheira com opções saudáveis, caso não tenha na festa. Eu sei que ele vai querer comer doces e tem a vida toda pela frente, mas procuro não incentivar. Prefiro oferecer frutas, legumes, saladas e sanduichinhos”, afirma Camila.

Preparados? É hora de colocar a mão na massa! Confira:

Creminho de Milho

Prep: 15 min

Rendimento: 3 porções

Ingredientes

3 xícaras (chá) de caldo de frango

5 xícaras (chá) de milho

2 xícaras (chá) de leite

1 cebola picada

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sobremesa) de manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o milho no caldo de frango. Escorra e reserve. Numa panela funda, refogue a cebola no azeite com a manteiga. Acrescente o milho já cozido e mexa. Coloque o leite e deixe cozinhar até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Separe uma xícara de milho e o resto bata no liquidificador ou no mixer. Volte tudo para panela e aqueça novamente. Você pode servir o creme de milho de várias maneiras: sozinho, com queijo ralado por cima (se seu filho tiver mais de 1 ano), com molho ao pesto, com molho à bolonhesa ou com pimentão amarelo e vermelho refogados.

 

Mini cuscus do Pequeno Gourmet

Prep: 35 min

Rendimento: 4 unidade

Ingredientes

1 lata de sardinha

1/4 xícara (chá) de azeitona sem caroço

1/2 xícara (chá) de ervilha fresca

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 ovo cozido picado

1 cebola picada

1 dente de alho amassado

1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho amarela em flocos

1/4 xícara (chá) de tomate pelado

2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha

Sal e pimenta do reino a gosto

Ovinhos de codorna para decorar

Forminhas

Modo de Preparo

Numa panela refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque a sardinha, a ervilha e a azeitona. Mexa devagar em fogo baixo para refogar. Agora é a vez de pôr o caldo de legumes. Quando ele estiver aquecido, comece a despejar a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência coloque o ovo picadinho, a salsinha e a cebolinha e misture tudo. Quando começar a desgrudar da panela desligue o fogo. Unte as forminhas com um pouco de azeite e coloque o cuscus pressionando com a ajuda de colher de chá. Espere esfriar e desenforme na hora de servir. Descasque e corte os ovinhos de codorna em rodelas e ponha por cima dos mini cuscuz. Se você não for servir na hora, cubra com plástico filme para não ressecar e deixe na geladeira.

 

Sobre o Pequeno Gourmet

A economista e influenciadora digital Camila Verdeja, 37 anos, foi uma criança com paladar muito seletivo, mas ao ficar grávida de Santiago, hoje com 4 anos, resolveu que o menino não seria como ela e investiu na formação do paladar do filho. Após perceber que suas escolhas estavam dando certo, surgiu a ideia de compartilhar suas dicas e experiências com outros pais. Assim, ela criou o www.pequenogourmet.com.br, um site que apresenta receitas, notícias, estudos e muito mais sobre alimentação infantil saudável e que conta uma média de 63 mil acessos e 36 mil visitantes/mês únicos, tendo 198 mil seguidores no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *