Dicas da Nutri que Corre: tira-dúvidas sobre adoçantes

Busquei produzir esse texto, pois pacientes que procuram o consultório tem muitos questionamentos sobre como adoçar sucos e alimentos. Os adoçantes, ou edulcorantes tornaram-se uma das formas pelas quais conseguimos consumir uma maior variedade de produtos gostosos sem ingerir calorias em excesso. Estão presentes em sucos, refrigerantes, doces, sorvetes, gelatinas e até no cafezinho diário, por opção própria de quem o utiliza.

Os adoçantes são substâncias que tem um poder edulcorante muito potente. Isso significa que uma pequena quantidade já é suficiente para adoçar os alimentos de forma bastante satisfatória. Por isso, é que a quantidade normalmente utilizada de adoçante, para se obter o mesmo sabor doce é muito menor do que a quantidade de açúcar branco.

Estudos demonstram que não aumentam o apetite, nem provocam ganho de peso, apenas adoçam. São produtos químicos, sim, como tantos outros que normalmente consumimos no dia a dia.

Separei as dúvidas mais frequentes e respondo para vocês!

sachet_open_powder-512O adoçante faz mal à saúde? Foram e continuam sendo exaustivamente estudados. Especialistas no assunto de instituições insuspeitas como o FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, do JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e do NCI (National Cancer Institute) dos Estados Unidos chegaram à conclusão de que os edulcorantes não causam câncer ou qualquer outro efeito adverso à saúde. Lembrando que tudo que é consumido em excesso é um risco a saúde. Equilíbrio alimentar é o que faz bem sempre.

sachet_open_powder-512Adoçante deve ser consumido com orientação de um médico ou nutricionista? A regra é clara e está no rótulo: consumir preferencialmente por quem recebeu orientação do nutricionista ou médico, qualquer alimento diferenciado ou que faça alteração na dieta deve ser utilizado sobre orientação nutricional.

sachet_open_powder-512Quem não deve usar adoçante? Gestantes, idosos (sem indicações) e crianças menores de 18 anos não devem consumir.

sachet_open_powder-512Quem não precisa perder peso pode usar o açúcar ou ainda deve usar o adoçante? De acordo com pesquisa realizada em Indiana, na Universidade de Purdue, a sacarina, que é um edulcorante muito utilizado nos produtos diet, pode acarretar em ganho de peso, pois estimula o apetite por doces. Funciona da seguinte forma: na ingestão dessa substância nosso organismo se prepara para receber calorias do açúcar, e diante da ausência do nutriente nosso corpo passa a “solicitar” calorias através da ingestão de alimentos altamente calóricos como sorvetes, chocolates e tortas recheadas.

sachet_open_powder-512Qual tipo de adoçante é mais indicado e por qual motivo? Estévia e Sucralose , geralmente sua extração são de alimentos naturais.

sachet_open_powder-512Quais são as principais diferenças entre os tipos de adoçante?

Adoçantes naturais

Frutose – Extraído de frutas e do mel, é mais doce que o açúcar, contém grande quantidade de calorias e eleva os níveis de açúcar no sangue, não sendo indicado para diabéticos e para dietas;

Estévia – Extraído de uma planta nativa da América do Sul (stevia rebaudiana) tem um sabor próximo ao açúcar, não possui calorias e não altera os níveis de açúcar no sangue;

Sorbitol – É encontrado em algumas frutas, como a maçã e a ameixa, e em algas marinhas. Possui valor calórico e não é recomendado para diabéticos.

Adoçantes artificiais

Aspartame – Tem grande poder adoçante (200 vezes superior ao açúcar). Não contém calorias e seu uso é permitido para diabéticos. Embora algumas pesquisas associem seu uso à ocorrência de câncer.

Sacarina – Criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usado por diabéticos. Por conter sódio, é contraindicado para hipertensos.

Ciclamato de sódio – Provém do ácido ciclo hexano sulfâmico, derivado do petróleo. Assim como a sacarina, não possui calorias e pode ser usado por diabéticos, mas também é contraindicado para hipertensos. É encontrado em refrigerantes zero e adoçantes.

Sucralose – É extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo organismo humano. Tem um sabor similar ao do açúcar, não contém calorias, não causa cáries, não eleva a glicemia, podendo ser consumido por diabéticos, gestantes e hipertensos.

sachet_open_powder-512Tem gente que usa muito. Tem uma quantidade média?

Aspartame: 40 mg x peso corporal
Acesulfame K: 15 mg x peso corporal
Ciclamato: 11 mg x peso corporal
Sacarina: 5 mg x peso corporal
Sucralose: 15 mg x peso corporal

sachet_open_powder-512Não gosto de adoçantes, o que posso substituir?

Xilitol – O xilitol é um álcool obtido da glicose e da frutose. Ele possui propriedade de limitar a proliferação das bactérias causadoras da cárie nos dentes. O álcool xilitol também é eficiente no combate à bactéria causadora de sinusites e infecções do ouvido. Não possui calorias e seu sabor adocicado da qualidade a bebida.

Mel –  Constituído por frutose e glicose, é um bom substituto ao açúcar refinado, por ser fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais, além de possuir ação antifúngica e bactericida. Mas não deve ser consumido por diabéticos, porque eleva a glicemia e, em grande quantidade, aumenta o valor calórico. Quando aquecido sofre perdas nutricionais significativas.

Melado de cana- É um produto natural extraído da cana, que preserva maior quantidade de nutrientes como cálcio, fósforo e ferro. Porém, possui o mesmo teor de calorias que o açúcar refinado e, por alterar a glicemia, não é uma opção para indivíduos diabéticos.

Néctar de agave– Extraído através de um cacto comum no México, é um adoçante natural com coloração amarela clara, odor agradável e textura semelhante ao mel. Por ser rico em frutose e com poder adoçante maior que o açúcar, pode ser utilizado pelos diabéticos. É um bom substituto do açúcar refinado também para indivíduos saudáveis, pois alguns estudos apontam melhora na flora intestinal após sua utilização regular, além de possuir melhor valor nutricional.

Açúcar mascavo– Obtido através das primeiras extrações da cana, possui menor valor calórico e preserva alguns minerais, como cálcio, magnésio e potássio. Também não deve ser utilizado por diabéticos. Se for cultivado e processado sem o acréscimo de produtos químicos, mantém valor nutricional melhor.

Açúcar de coco – Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminuem.

A razão é simples: quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar. Como não tem para onde ir, ele é estocado em forma de gorduras nada bem-vindas. Ou seja, acaba sendo muito mais saudável. Porém não esquecer que as substituições acabam tendo calorias.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *