Dicas da Nutri que Corre: benefícios de chás e cafés para os corredores

Hoje vamos falar da influência do café e do chá para os praticantes de atividades físicas. Existem substâncias no café e no chá que podem melhorar o desempenho dos atletas, sabia disso?

O café está presente na cultura do brasileiro e é difícil você encontrar uma família que não tenha pelo menos uma pessoa que beba café diariamente. A maioria das pessoas gosta destas bebidas por prazer, mas existem aquelas que estão de olho em suas propriedades.

O poder antioxidante do café ajuda na redução do risco de doenças como a diabetes. Também foi comprovado que a cafeína está associada à diminuição das dores musculares pós-treino e no aumento do metabolismo. Mas o café nosso de cada dia, já sabemos que traz muitos estímulos aos corredores, pelo uso da cafeína… ok! 

Mas, e quanto aos chás? Se você recebe o cardápio da nutri e torce o nariz quando encontra indicação de chás, saiba o quanto eles podem ser importantes e saborosos para seu treino. Separei os mais estimulantes e mais saborosos para fazer uso sem medo:

Existem chás para todos os tipos de problemas, que agem como medicamentos naturais muito eficazes no tratamento de diversas doenças. Existem também alguns chás que ajudam a aumentar a energia, principalmente quando consumidos durante a manhã. Porém, eles também podem ser consumidos sem medo durante o dia.

Gengibre: Conhecido por ser uma raiz de propriedades antinflamatórias, o gengibre caiu no gosto dos corredores que buscam melhorar o metabolismo e por ser capaz de amenizar as dores musculares após o treino e eliminar os radicais livres formados durante o exercício. Por conter o princípio ativo chamado gengirol, o alimento também é essencial para ajudar o fortalecimento do sistema imunológico. Sob orientação, também pode contribuir para o emagrecimento e, claro, dar um “up” em seus sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Também é indicado para problemas estomacais, uma vez que auxilia no combate de enjoos, indigestão e gases e no combate a proliferação de vírus e bactérias no organismo.

Chá preto: com cafeína, esse chá pode ajudar a substituir o café para aqueles que não gostam da bebida, pois fornece a substância em quantidades ideais para ajudar a manter a mente mais atenta e manter o cansaço afastado.

Chá de mostarda, erva doce e canela: com as propriedades dos três ingredientes desse chá, é possível conseguir mais energia para encarar as atividades diárias, ajudando inclusive a tratar dores musculares de atletas, geradas por um grande esforço físico.

Guaraná: o guaraná é um energético natural, agindo como estimulante e trazendo mais disposição para a sua vida. Você pode, com ele, preparar um suco associado ao abacaxi, mamão e água de coco, consumindo um sabor delicioso e muitos benefícios presentes em todas essas frutas.

Chá de malva: a malva é uma planta que possui nutrientes responsáveis por aliviar dores e sensação de fraqueza corporal e, portanto, ajuda a tratar a falta de energia física e mental.

Chá verde: importantíssimo coadjuvante da saúde, de todos seus benefícios, o que mais se destaca é na prevenção do câncer, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e auxiliar no tratamento de perda de peso. Os flavonoides do chá verde possuem potente efeito antioxidante, que equilibra o excesso de radicais livres que são produzidos em dias de longas corridas. A quantidade necessária para que os efeitos do chá verde se manifestem, é de 4 a 5 xícaras ao dia, mas apenas uma xícara diária já produz benefícios. Para suavizar o sabor, pode ser preparado com especiarias como a erva doce, a camomila ou até mesmo para os dias quentes, ser acrescido de limão.

Chá de hortelã: Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum (Mentha spicata) e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta (Mentha piperita). A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar à seguir às refeições porque ajuda na digestão.

Receira de chá energético para pré-treino:

Ingredientes:
– canela em pau
– lascas de gengibre
– folhas de hortelã
– gotas de limão
– mel para adoçar
** canela em pó para polvilhar a gosto 

Coloque em uma panela a água e todos os outros ingredientes, menos o mel. Quando levantar fervura, desligue o fogo e aguarde amornar. Coe e, se preferir, pode adoçar com mel a seu gosto. Pode ser bebida uma xícara desse chá de oito em oito horas.

Bons treinos!!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

One Reply to “Dicas da Nutri que Corre: benefícios de chás e cafés para os corredores”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *