A desunião dos cristãos é uma ameaça à igreja

2006_wdacl_together

Artigo:

A unidade espiritual da igreja é uma obra exclusiva de Deus. Não podemos produzir unidade; apenas mantê-la. Todos aqueles que nasceram de novo fazem parte da igreja e seus membros devem demonstrar aos olhos do mundo, de forma visível essa unidade interna. A desunião dos crentes, portanto, é uma ameaça à igreja e um escândalo diante do mundo. Essa atitude desonra a Cristo e a própria igreja.

Quando Paulo escreve sua carta aos Filipenses faz uma transição dos inimigos externos (Fp 1.28), para os perigos internos (Fp 2.1-4). Paulo está deixando a ameaça de um mundo hostil, para tratar de um problema igualmente ameaçador, o da comunidade dividida. Paulo alerta para o fato de que uma igreja dividida é uma presa fácil no caso de um ataque frontal da sociedade externa. Assim, não basta apenas ficar firme contra os perigos que vêm de fora; é preciso acautelar-se contra o perigo de esboroar-se por causa das divisões internas. Para o apóstolo Paulo “uma santa e una igreja” não era apenas um artigo de fé.

Antes de exortar a igreja de Filipos sobre a questão da unidade cristã, Paulo dá a base doutrinária. Há quatro pilares que sustentam a unidade cristã. Esses pilares não são criados pela igreja; são dádivas de Deus à igreja. Paulo coloca esses fundamentos em forma de cláusulas condicionais, mas ele assume em cada uma que a condição é verdadeira. Esses pilares já existem e eles precisam ser o alicerce da unidade. Podemos ver a obra da própria Trindade na construção da unidade da igreja. Os crentes estão em Cristo, experimentando a realidade do amor de Deus, pela ação do Espírito Santo. Quais são esses pilares da unidade?

Em primeiro lugar, exortação em Cristo (Fp 2.1). A palavra grega paraklesis sugere que há uma obrigação colocada sobre os filipenses, oriunda diretamente de sua vida comum “em Cristo”, para trabalharem juntos e em harmonia. Paulo está convidando os filipenses a lembrar-se de seu status de comunidade amada por Cristo. Todo crente tem recebido encorajamento, exortação e conforto de Cristo. Essa comum experiência deveria unir os crentes. Ninguém pode caminhar desunido com seu semelhante e ao mesmo tempo estar unido a Cristo. Ninguém pode viver a atmosfera de Cristo e viver ao mesmo tempo odiando a seus irmãos.

Em segundo lugar, consolação de amor (Fp 2.1). Aqui, é o amor de Cristo pela igreja que Paulo tem em vista. Ao conclamar os crentes para que vivam juntos em harmonia, Paulo apela para os mais altos motivos: o amor que o Senhor da Igreja nutre por seu povo deve impeli-los a viver dignamente. O amor de Cristo nos leva a amar como Cristo nos amou (1Jo 3.16). O amor nos leva a suportar uns aos outros. O amor nos leva a perdoar uns aos outros.

Em terceiro lugar, comunhão do Espírito (Fp 2.1). A participação comum no Espírito, pela qual os crentes são batizados em um só corpo, deveria determinar a morte de toda desavença e espírito de partidarismo dentro da igreja. O Espírito Santo trouxe os cristãos de à comunhão uns com os outros. Aquele que os uniu em Cristo, também os uniu uns aos outros. É o Espírito Santo que produz a nossa comunhão com Deus e a nossa comunhão com os irmãos. É o Espírito que nos une a Deus e aos irmãos de tal maneira que todo aquele que vive em desunião com seus irmãos dá provas de não possuir o dom do Espírito.

Em quarto lugar, entranhados afetos e misericórdia (Fp 2.1). A palavra grega splanchna “afetos” significa literalmente “as entranhas humanas”, consideradas como a sede da vida emocional (Fp 1.8). Enquanto no primeiro capítulo a palavra está se referindo ao amor de Paulo pelos filipenses, aqui ela se refere ao amor de Cristo por eles e através deles.WAmVE97e-300x300

Já a palavra grega oiktirmoi “misericórdias” é a palavra que descreve a emoção humana da piedade terna. A irmandade em uma igreja não se limita a “sentimentos” nem se resume em atividades de ajuda e frias ações. Certamente nossas “entranhas” precisam ser movidas, e as aflições do irmão precisam despertar em nós uma viva compaixão.

 

Hernandes Dias Lopes é pastor, escritor e conferencista

 

24 Respostas para “A desunião dos cristãos é uma ameaça à igreja

  1. A desunião começou no terceiro século com a institucionalização da igreja.
    Depois as várias divisões, reforma, contra reforma e as dezenas de denominações protestantes que nós conhecemos, a Babel religiosa.
    Não venha cobrar por algo que vocês (líderes religiosos) são os maiores responsáveis.
    Onde estava a unidade quando o senhor é o Augustus Nicodemus fizeram uma embromação para falar a respeito do fenômeno chamado de forma pejorativa de “desigrejados” ao invés de falar a verdade é assumir que o prédio que vocês se reúnem não é a Igreja (corpo de Cristo) pelo contrário, colocaram a culpa do êxodo denominacional nas mazelas do neo pentecostalismo. Sabichões, existem heresias para que os sinceros se manifestem e continuarão a ser desmascarados !

    1. Muito raso suas afirmações Ricardo da Silva Rosini, se você ler a bíblia vai ver que o apostolo Paulo combatia esses problemas nas igrejas, e que existiam comunidades com seus problemas, então hoje continuam as comunidades com seus problemas e diferenças, mais levando o reino de Deus adiante, lógico que as igrejas são as pessoas que carregam em si o testemunho de vida como espelho para o mundo. E que os prédios são lugares onde a igreja que são as pessoas se reúnem para apredenderem juntas o evangelho de Cristo e o anunciar aos pecadores.

  2. A igreja vive uma real fragmentação ideologica, onde e cada um no seu quadrado , realmente os líderes de hoje estão tapando os olhos enquanto vidas morrem, sofrendo e líderes a cada dia se parecem com políticos até na forma de se vestir , a igreja hoje não tem comparação com a verdadeira igreja que fui fundada por cristo e continuada pelos apóstolos que deram o próprio sangue, me perdoe os líderes protestantes mas vão prestar conta pois são como fariseus e hipócritas que não entram e nem deixam o povo entrar , mas devemos olhar pra jesus e buscar em oração e ensino bíblico a verdade ,pois nos dias de hoje não se pode mas confiar em denominações. Oremos e busquemos não confie em denominações.

    1. Siga a bíblia e peça orientação a Deus, frenquente uma igreja evangélica mais próxima de sua casa, e ajude essa igreja com o seu líder a fazer diferenca!!!!

    2. Me desculpe irmão não generalize pois ainda têm muitas igrejas sérias sendo dirigida na ordem e decência.Difícil está quem quer seguir essa ordem e decência como ovelha.mais concordo q muitos líderes estão deixando a desejar.CEIC Maricá Bispo Marcelo Dutra um abç na paz de Cristo.ezequiel 35/16,20

  3. Meus queridos , Paz a todos…
    Eu olho , e penso, se não estivéssemos na era da Graça que grande desgraça seria …
    Deus não mudou, e seus ensinamentos também não…
    Muitos querem se desabafar, uns falam bem , outros falam mal , numa época de ideologia democrática o que importa é falar…, Quanto mais falar melhor, um verdadeiro desabafo emocional…
    Cristo é Vida, quem vier a Ele encontrará a Vida , quem não se achegar à ele já está morto…
    Precisamos nos ater à coisas primárias da fé…
    O ataque nunca resolveu coisa alguma , mas a análise do certo e errado sim, e isso não necessariamente se dá com afrontas…, Difícil fazer o outro refletir quando os atacamos…
    Cristo disse que “aqueles que se achegaram a ele , de maneira nenhuma lançaria-os fora…”
    Mas veja, ele diz venha como está, mas não diz em lugar nenhum a frase “fique como veio” , por isso precisamos buscar qual seria vontade do Senhor …
    Uns dizem que certo é ser Tradicional, outros dizem que certo é ser Reformado, outro diz que certo é ser Pentecostal e por aí vai …
    O certo é apegar-se à Soteriologia… (Parte teológica que esclarece e se atém à Salvação) …
    Parem de se degladear por coisas secundárias…
    Cristo veio ao mundo para que este fosse novamente reconciliado com Deus, e todo aquele que Aceita a Cristo como único e suficiente Salvador, reconhecendo-o como filho de Deus por ter sido gerado carnal mente por ele, mas não Criado , pois já existia em forma Espírital desde a eternidade por isso Deus e Senhor, como o único mediador entre o homem e o Pai, aquele que morreu e ressuscitou dos mortos e que por seu sangue nos comprou e nos resgatou da morte trazendo-nos para a vida, sabendo que Ele nunca pecou e mesmo assim se entregou por nós, pois a Bíblia nos revela que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus para nós é a vida eterna e isso é um dom (uma dádiva) imerecida nos fornecendo a vida eterna por amor já que, se o salário do pecado é a morte , e se Cristo não pecou, isso nos mostra que a morte não tinha poder sobre Ele, o que nos mostra que ele mesmo se entregou , pois a morte não podia tocar-lhe…, e este(a) a qual o recebe por Senhor e Salvador tem a salvação, a expiação do pecado, a purificação, a santificação, e isso é ser salvo, devemos manter-se perseverante nos ensinamentos de Cristo , vivendo como a Bíblia nos pede para que vivamos…, Ser santo é ser separado da imundícia do mundo e do pecado, é negar-se a si mesmo para viver para Deus, é renunciar suas próprias vontades e seguir a vontade de Deus, é abster-se da concupiscência da carne e voltar-se para as coisas espirituais, ser santo é diferente de ser santarrão e julgador…, Ser justo é diferente de ser justiceiro, pois o justo age com justiça , mas o justiceiro age com vingança…, E o que é ser justo?? Justiça nada mais é que a verdade imperando em absoluto …, E a Bíblia já diz quando se refere a Cristo que Ele é o Caminho, a verdade e a vida …, Ora o que isso quer dizer?? Quer dizer que Cristo é o Caminho da Verdade e quem se achegar à Ele tem a Vida… Vida Eterna!!!
    Atenham-se a isso… , Se alguém fêz o que eu ou vc não tenha gostado ou aprovado, volte-se às escrituras, peça a Deus orientação, ore pela pessoa para que Deus abra seu entendimento , e , veja , isso é uma espada de dois gumes, pois pode ser que Deus é o seu entendimento ao invés do do outro …
    Que Deus abençoe a todos!!!

    1. Perfeito!
      Todos nós compareceremos perante o tribunal de Cristo para sermos julgados conforme as nossas obras. Deus olhou pra terra e não viu um justo sequer. Temos opiniões e pensamentos diferentes, isso é salutar, mas temos que caminhar na unidade, pois Cristo não está dividido. Ele enviou seu Filho para todo aquele que cresce fosse salvo. Devemos evitar as discussões insensatas que só causa divisões, e um reino dividido não subsiste para sempre.

  4. Parabéns… A divisão começa quando nos achamos demasiadamente sábios ou tolos…precisamos nos mater no limite, guardando nossa fé em humildade

    1. A paz irmão
      Vou te dizer uma coisa como irmão.
      Adorei sei que eh uma forma de expressão mundialmente usada quando se gosta de algo, porém o seu significado a luz das escrituras deve ser dirigido apenas para a Divindade.

  5. Gostei da explanação do Irmão Paulo C.Fereira, tem conteúdos que edificam que nos levam a União, a viver no mandamento do nosso Senhor Jesus Cristo ” Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12)
    Deus te abençoe.

  6. A paz meus irmãos otimo assunto a ser abordado, sabemos q a divisão vem pelas questões doutrinárias introduzidas desde a era do Vaticano pois foi nessa epoca que mais se entroduziu heresias na igreja e até hj isso parece uma guerra, evitar é muito dificil pois a quantos estao nessa batalha. Vemos que as igrejas da Ásia tinha todas algum problema exceto uma se nao me falha a memória, entao isso é quase inevitável…devemos ao mínimo. Alerta las de seus erros como fez joao..
    E no mais irmao adore a Deus somente

  7. Irmãos cm seria bom voltar a viver aquela comunhão de qnd aceitamos a cristo a 25 anos atrás… ninguém se achava melhir que ninguém e o amor era tão puro, o espírito santo operava e ñ tinha impedimento. Hj é tanta dificuldade q se estivermos vigilantes, ficamos o povo se mágoa facilmente até pra perdoar dar trabalho vai e volta dos cultos cm raiva dos irmão. Ñ dá para entender só Deus pra nós ajudar

  8. Graça e paz a todos, não se esqueçam que o Senhor Jesus, arriou a lenha nos escribas e fariseus, que pareciam ser correto, mas não eram. Salomão dizia que não há nada novo debaixo do céu, é apenas diferente. A classe alta da religião evangélica, a pompa comete seus erros, depois esfregam na cara na do arrebentado (as ovelhas), como se os erros fossem das ovelhas. Eu creio que foi isso que o Ricardo quis passar.

  9. Diz isso ao padre marti Lutero viu muita injustiça na igreja católica que a própria matou o padre por expor uma verdade então não julgue …dessa forma também posso te julgar …

  10. Quando estudo a Bíblia vejo o grande esforço de Cristo, profetas, apóstolos, pastores, líderes, crentes etc., para manter a comunidade dos filhos de Deus em união, em harmonia, em comunhão, em fidelidade, em família, em santidade, em um só Senhor, em um só Espírito e em um só DEUS, há só uma verdade e contra ela ninguém pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *