Líder em Laboratório de Análises Clínicas

Henrique Tommasi
TOMMASI LABORATÓRIO

Henrique Tommasi Neto é presidente e fundador do Tommasi Laboratório. Farmacêutico Químico por formação, acredita que sua liderança veio pela transparência, pela forma ética com que sempre trabalhou, pelo grau de responsabilidade que sempre teve e pela forma como sempre tratou seus funcionários, que acabaram sendo seus liderados.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
É ser uma pessoa simples e humilde. É tratar o seu funcionário e o seu semelhante como se estivesse tratando você mesmo, de forma ética, amiga, se envolvendo profundamente com o trabalho deles. Para se tornar um líder, você precisa basicamente ser uma pessoa que se preocupa sinceramente com o outro.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
A importância de um líder para a organização é ter o poder de convencer sua equipe de seus propósitos e objetivos. Quando você faz isso de forma sincera e consistente, você consegue seguidores. Eles acreditam em você, aceitam sua ética e se identificam com você.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
O que torna um líder melhor é acreditar nele mesmo e naquilo que ele está propondo. Buscar de qualquer jeito a realização do seu objetivo.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Pela forma ética que sempre trabalhei, pelo modo de tratar todos, do mais humilde ao mais importante. Isso vem da minha infância, quando aprendi a sentar na mesa de um pobre da mesma forma que sento na mesa de um rei. Não me sinto diferente nem de um, nem de outro em momento algum.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Meu estilo de liderança é muito simples. Está baseado na busca de meus sonhos. Eu sonho e saio atrás desse sonho tentando realizá-lo. Quando não consigo realizar, acredito que ainda posso realizá-lo um dia e, quando atinjo a realização de um sonho, já busco logo outro para sonhar. Acabo contagiando as pessoas e eles resolvem me seguir também.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O que me move é uma vontade de avançar sempre, o que me motiva são meus sonhos e o que me indigna é a falta de responsabilidade de alguns, que hoje em dia se tornaram corruptos na teoria da “lei do Gerson”, querendo levar vantagem em tudo. O seu crescimento não pode nunca ser baseado na destruição do outro. Nunca passou na minha cabeça destruir nenhum concorrente, muito menos massacrar nenhum funcionário meu. Sempre cumpri com todos os meus deveres. E isso não deveria ser exceção!

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Eu sempre vivi em um país de crise e me tornei um especialista em crise. Então, eu esqueço a crise e busco meus objetivos, deixando-a totalmente de lado. Nós não precisamos de direção de ninguém, nós somos independentes, temos que esquecer esse pessoal que quer escravizar a gente. Todos nós sabemos o que queremos, não precisamos de ninguém nos dizendo o que devemos ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *