Líder em Empresa Mais Admirada para Trabalhar

2017-07-24. Brasil, Serra – ES. Benjamin M. Baptista Filho – CEO, Aços Planos América do Sul, ArcelorMittal Tubarão – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Benjamin Baptista Filho
ARCELORMITTAL TUBARÃO

Benjamin Baptista Filho é CEO da ArcelorMittal Aços Planos na América do Sul. Engenheiro metalúrgico formado pela PUC-RJ, está na companhia desde 1983. Ocupou anteriormente os cargos de gerente de exportação, gerente-geral de vendas, diretor de desenvolvimento e comercial e vice-presidente comercial. É ainda membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e diretor da Associação Latino-americana do Aço (Alacero).

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
O líder é quem conduz um grupo de pessoas de qualquer natureza para atingir um determinado objetivo. A maioria dos líderes tem uma qualidade instintiva, natural, uma maneira mais holística de entender os processos, o negócio. Mas, no fundo, o líder é aquele que é reconhecido como tal pelo grupo; ele não se impõe, não se autocria. Líder é aquele que tem a capacidade de motivar, mover, de convencer, de guiar. O conceito de liderança é guiar gente, guiar grupos. Qualquer que seja o fim. Tem fins que são bons e fins que não são tão bons. 

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Tem que ter a capacidade de entender o que está acontecendo lá fora e ver como pode melhor se integrar nesse processo. Mas, sobretudo, tem que trabalhar em equipe, tem que motivar e engajá-la. Deve reconhecer o esforço que está sendo feito e ter muita tranquilidade. É saber manter a calma e ter a influência em manter todo o ambiente em um clima zen. Tem que tomar decisões com muita cautela, saber diferenciar o timing de reposta para cada tipo de desafio apresentado a sua equipe e empresa.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
O líder é o treinador do time, o maestro da orquestra. É quem deve ter uma visão mais ampla de todos os cenários. Obviamente deve conhecer o negócio, mas com certeza tem que ter uma visão do todo. Tem que ser a pessoa que mostra os caminhos, ou pelo menos tenha a visão de mais médio e longo prazos para orientar. E, principalmente, que saiba motivar as pessoas pelo seu exemplo e de forma voluntária, não imposta. É muito mais pelo exemplo do que pelo comando. 

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Nunca ambicionei conquistar as posições que eu tive e tenho hoje. Acredito que tudo foi fruto do meu trabalho, estudo, dedicação. Foi acontecendo naturalmente. Eu não planejei. Eu sempre trabalhei em equipe, na minha vida inteira nunca trabalhei sozinho. Iniciei minha carreira muito jovem e já assumi um papel gerencial aos 26 anos. 

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Sou uma pessoa que em toda sua trajetória teve o aço como companheiro, comecei muito cedo a trabalhar no ramo e tive em meu pai o maior exemplo de liderança. Desde minha infância convivi com a siderurgia e adotei alguns exemplos ao longo da minha vida para estabelecer o meu papel como líder atualmente.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
O líder deve inspirar e se fazer escutado. Quando não há uma conexão entre o líder e seus colaboradores, o trabalho se torna mais difícil, e esse papel deixa de ser executado de forma satisfatória. O papel da liderança em uma empresa é importante para a sua continuidade, mas quem o exerce também deve entender que precisa de toda sua equipe para traçar os caminhos necessários no sucesso de uma companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *