Líder em Infraestrutura

Pablo Ferraço Andreão
CESAN

Pablo Ferraço Andreão é diretor-presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) desde setembro de 2015. Trabalha com saneamento desde 2001 e é engenheiro civil graduado pela Ufes, pós-graduado e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e com pós-MBA em Inteligência Empresarial também pela FGV. É representante da Cesan na Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento, integrante do Comitê Hídrico do Governo do Estado e membro do Conselho de Administração da Cesan.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Todo processo de liderança tem uma grande influência do ambiente em que você está, do cenário que você vive e do estágio em que se encontram as pessoas e a empresa. O líder precisa identificar as oportunidades e as ameaças e conseguir desenvolver, sempre junto com a equipe, as estratégias para alcançar os objetivos que a empresa almeja.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O líder precisa, obviamente, exercer o seu papel de liderança com liberdade e responsabilidade. Se você não conseguir construir uma equipe de alto desempenho, nem der liberdade para as pessoas trabalharem, os objetivos não serão alcançados. O papel do líder é prover essa liberdade, para as pessoas também exercitarem a liderança, ousarem e inovarem, mas com responsabilidade. O líder deve apontar os rumos e, ao mesmo tempo, se influenciar por sua equipe e reconhecer que, muitas vezes, sua opinião e escolha não são as melhores.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Ele precisa aprender muito com os erros e acertos. É natural que ocorram escolhas e decisões que não são as melhores, mas, ao fazê-las, o líder precisa refletir, aprender, trocar experiências com a equipe, estar aberto ao feedback e promover o constante aprendizado.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
A primeira coisa que um líder precisa ter é alinhamento e convergência entre a forma como ele se posiciona e o que ele pratica, entre o que fala e o que faz. E o principal nesse aspecto é possuir valores éticos e morais que disciplinem a relação com o cliente, a sociedade e a equipe. É isso o que faz você ser reconhecido.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Gosto de dar liberdade para as pessoas criarem, mas com reponsabilidade. Com isso, a vida empresarial fica dinâmica, em ebulição e constante evolução.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O que me move são os desafios. O que me impulsiona para os desafios são os meus valores. O que me indigna é as pessoas pensarem muito mais no individual do que no coletivo.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Mostrar que os objetivos pessoais serão alcançados através do alcance dos objetivos coletivos. Precisamos escolher e construir o futuro juntos, porque se olharmos somente para nós mesmos, não vamos sair dessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *